controle de absenteísmo

Controle de absenteísmo: 5 dicas para fazer [testado]

Um dos problemas organizacionais enfrentados por diversas empresas são as faltas e atrasos dos funcionários. Para entender os motivos e contornar essa situação, é preciso fazer o controle de absenteísmo, de forma que isso não acabe afetando a empresa em grandes níveis.

Com as ferramentas e o conhecimento necessários para evitar e controlar essa situação, o departamento de recursos humanos consegue prever e ajudar, tanto a empresa como o funcionário, para esse índice de absenteísmo diminuir. 

Continue a leitura e veja as soluções que trouxemos para você para o controle de absenteísmo.

O que é controle de absenteísmo?

Primeiro é importante esclarecer que o absenteísmo significa a ausência de uma pessoa na empresa. Isso acontece através de atrasos, faltas justificadas ou não e até mesmo saídas antecipadas.

Já o controle de absenteísmo é uma estratégia que mensura o número de absenteísmos com a intenção de identificar seus níveis e buscar soluções para diminuir o problema.

Quais são as consequências do absenteísmo?

As consequências do absenteísmo não são vistas imediatamente, mas a longo prazo, por isso, ao identificar um aumento nas taxas, é importante que seja feito o devido tratamento, de forma a evitar as suas consequências. São elas:

Rotatividade

O aumento da taxa de rotatividade é uma das consequências das faltas e atrasos. A empresa acaba perdendo ou eliminando bons talentos e tudo isso gera grandes custos em novas contratações.

Acúmulo de trabalho

Quando um funcionário falta, com certeza impacta no serviço dos outros funcionários, isso porque será preciso rever suas tarefas para que alguns colegas façam o que o funcionário faltante deveria fazer. 

Assim, o trabalho fica acumulado, pois a “engrenagem” da empresa não está trabalhando corretamente e alguém sempre vai sair mais prejudicado.

Como todas as partes do trabalho ficam acumuladas, essa consequência leva a outros problemas como perda de prazos, reclamações de clientes, além do prejuízo financeiro que tudo isso incorre.

Dentro do prejuízo financeiro está a possibilidade de oneração de folha de pagamentos, já que algum funcionário poderá fazer hora extra para dar conta de todo o trabalho.

5 dicas para fazer o controle de absenteísmo 

1. Fazer uma pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional pode ser uma das formas de fazer o controle do absenteísmo e entender o porquê das faltas e atrasos do pessoal.

Para isso, elabore perguntas sobre saúde física e mental e sobre o clima entre colegas e gestores. Aborde temas como motivação e produtividade. Com os resultados em mãos, verifique principalmente as respostas daquelas pessoas que mais faltam e marque uma conversa para entender o que está acontecendo.

A pesquisa de clima pode mostrar várias falhas que os gestores não observam, mas que os funcionários consideram pontos importantes e que são fatores essenciais para se manter na empresa ou buscar outro serviço.

2. Realizar programas de assiduidade

Os programas de assiduidade são como uma recompensa para os empregados. Dessa maneira, o funcionário tem uma meta a ser atingida em horas trabalhadas ou um número limitado para conseguir ganhar a premiação.

Essa é uma forma muito utilizada por várias organizações, trazendo resultados em pouco tempo, já que funciona como um incentivo de retenção de talentos.

Essa solução auxilia no controle de absenteísmo e no engajamento de todos os funcionários que passam a se empenhar mais por conta da premiação.

O prêmio pode ser variado, desde um dia de folga ou remuneração extra como um plus salarial ou vale presente.

3. Flexibilizar a jornada de trabalho

Entender o funcionário através de uma conversa franca e aberta é uma parte essencial do trabalho da área de recursos humanos.

Nessa conversa, é possível entender alguns motivadores dos empregados e até mesmo o motivo das suas faltas e atrasos, como problemas familiares ou pessoais.

Assim, através de uma negociação, faz-se um reajuste da jornada de trabalho, de forma que o funcionário possa resolver seus problemas fora da empresa, mas que consiga cumprir com as suas responsabilidades do serviço em horários que sejam mais tranquilos para ele.

4. Melhorar a comunicação

A comunicação interna de um setor e entre setores da empresa precisa estar alinhada de forma que possibilite o crescimento. Além disso, o clima da empresa fica melhor, onde todos se ajudam e chegam a um mesmo objetivo.

Invista em melhorias na comunicação, como aplicativos corporativos de troca de mensagens instantânea. Nesse momento, a tecnologia é a sua maior e melhor aliada, pois promove interação entre todos os ambientes. Isso evita faltas e atrasos causados pela desmotivação.

5. Utilizar um bom controle de ponto

Outra forma de controle de absenteísmo é utilizar um bom controle de ponto. É através dele que a empresa consegue gerenciar horários e observar todas as horas trabalhadas dos funcionários, incluindo seu período de férias e de faltas justificadas. 

É possível também fazer um acompanhamento em tempo real e marcar o ponto de diversas formas. Tudo isso traz melhorias tanto no trabalho da equipe do departamento pessoal, como para o próprio funcionário que saberá que seus dados são seguros e reais.

O sistema do Ponto Icarus apresenta todas essas soluções que vão auxiliar sua empresa no controle de absenteísmo, evitando os grandes prejuízos causados por faltas e atrasos. 

O que diz a legislação sobre o absenteísmo?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos mostra que é considerado absenteísmo:

  • as faltas sem justificativa;
  • os atrasos e saídas antecipadas;
  • as suspensões disciplinares; 
  • os atestados médicos parciais ou integrais (tanto do empregado como de acompanhante)

Percebe-se que há muito a ser acompanhado nos horários dos funcionários, por isso investir em uma tecnologia de ponta que auxilie a todos os profissionais na gestão do ponto é o ideal para controlar o absenteísmo.

A Ponto Icarus permite o acompanhamento em tempo real. Isso possibilita resolver o problema o quanto antes para que não atinja um grau elevado, gerando consequências cada vez piores para toda a organização.

Agora que você já conhece mais sobre o absenteísmo e qual a melhor estratégia para seu controle, saiba mais sobre o Ponto Icarus, essa plataforma que vai te auxiliar na gestão do ponto. 
Aproveite o período de testes gratuitos e faça já o seu.

Inscreva-se e receba o nosso melhor conteúdo!

Conteúdos incríveis sobre produtividade, atualizações e ferramentas!

Deixe um comentário

Pressione ESC para fechar