O clima organizacional de um negócio tornou-se um dos fatores mais preponderantes para aumentar a produtividade e reter talentos, contudo, é preciso encontrar mecanismos e dar excelência a esses processos. Felizmente, melhorar o clima organizacional da sua empresa é possível com a adoção de medidas simples e diretas.
Esse termo se refere a tudo que envolve as práticas internas de qualquer empreendimento: políticas adotadas pela diretoria, ambiente de trabalho, colaboração entre setores, infraestrutura disposta aos funcionários, investimento em capacitação, além de uma série de outros fatores.
Percebeu como isso é importante? Pois é disto que iremos tratar no artigo, apontando 5 dicas para melhorar o clima organizacional da sua empresa.
1 – Priorize a sua equipe
O primeiro e mais assertivo passo é priorizar a sua equipe. Isto pode ser feito de várias formas:
– Ambiente propício para o desenvolvimento de atividades com local limpo e arejado;
– Infraestrutura tecnológica e de equipamentos para melhorar a produtividade;
– Acessórios indispensáveis à rotina, como cadeiras que garantam o conforto, entre outras melhorias;
– Ofereça benefícios, como planos de saúde e odontológico, mostrando que o principal motor do seu negócio é a equipe;
– Além de ações pontuais que valorizem a criatividade e a autonomia de cada um.
2 – Torne a capacitação uma rotina
Quem não se sente engajado em aprender no ambiente de trabalho, além de executar as suas funções? A capacitação contínua é uma das melhores formas de melhorar o clima organizacional da sua empresa em dois aspectos:
– O primeiro é pela capacidade de as pessoas encontrarem soluções quanto mais aprendem sobre a maneira que atuam;
– O segundo é através do alto rendimento e produtividade, estreitando a relação de setores e formando um time qualificado em todas as pontas.
3 – Flexibilização de horários
Com a pandemia do novo Coronavírus, o Home Office virou uma solução e isto veio para ficar, além de ser um aspecto muito positivo para o clima organizacional da empresa. Quanto mais os colaboradores tiverem horários flexíveis, mais eles tendem a se engajar e produzir.
Já se provou mais eficaz diminuir a ociosidade dentro de um escritório, ampliando as opções para trabalhar em casa ou para dedicar mais tempo para um determinado projeto.
4 – Busque o feedback
Pesquisas e formulários, baseados em metodologias voltadas ao clima organizacional, ajudam a empresa a compreender como está o ambiente interno. Isto é indispensável para dar ainda mais excelência às rotinas produtivas.
Isto porque é possível identificar lacunas que as lideranças podem não enxergar, bem como entender as possibilidades de cada que podem somar valor em favor da empresa e para o crescimento de todos. Receber o feedback de todos envolvidos no processo organizacional só agrega ao seu planejamento.
5 – Seja um líder
Motivação, engajamento, elogios e atuação conjunta: um líder é sinônimo de condutor que eleva e melhora o clima organizacional de uma empresa. As pessoas costumam se inspirar e ir atrás de quem está no topo, não por simples hierarquia, mas por respeito e reconhecimento.
Desta forma, todas as dicas que trouxemos até aqui irão redundar na ideia de alguém que guie a empresa, de maneira interna, para o sucesso. A consequência? Melhores resultados, inclusive financeiros, e de benefícios comuns.
Comece desde já a oferecer a melhor experiência organizacional no seu negócio: conheça o Icarus – Ponto Eletrônico Inteligente e saiba como propiciar essa e outras vantagens à sua equipe.