Quando se fala em gestão de pontos, todo cuidado é necessário. Primeiramente, porque há uma exigência legal e, em segundo lugar, é a questão que mais motiva atritos e processos trabalhistas.
Como determina o artigo 74 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho: “para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico…”
Apesar de ter ocorrido significativa evolução tecnológica, as marcações de ponto manuais (anotação em livro) e mecânicas (em cartões de papel) são as mais utilizadas ainda hoje.
Entretanto, os dois sistemas deixam muitas brechas para erros e fraudes.
Em outras palavras, resolvem a primeira parte do problema, que é a exigência legal, mas não a segunda, que se refere à segurança jurídica e fiscal para a empresa.
Quais os principais riscos do controle de ponto manual?
Esta forma de marcação de ponto permite inúmeras falhas no próprio registro e consequentes rasuras.
Isso acontece porque, muitas vezes, o colaborador está distraído e acaba por assinar no lugar errado, trocar os horários, errar e tentar corrigir, deixando a anotação indecifrável, ou simplesmente esquecer de fazer a marcação.
Ademais, não se pode descartar o risco de fraude, em que horários incorretos podem ser anotados intencionalmente ou quando um empregado registra o ponto por outro funcionário, por exemplo.
O processo manual é frágil também porque o livro ou ficha de ponto podem ser danificados por conta do manuseio. Coisas triviais acontecem como deixar cair água ou café no papel, ocasionando a perda dos registros.
E a perda destas informações pode provocar o cálculo incorreto da folha de pagamento. Assim sendo, um erro leva a outro, em uma castata de prejuízos. No final, a empresa poderá pagar a mais ou, muito pior, pagar a menos, o que pode levar a ações trabalhistas.
Nesse meio tempo, a empresa ainda pode enfrentar outro problema: por conta dos erros relatados acima, ela pode não ter os registros bem armazenados, dificultando sua defesa em caso de processo, por não dispor das provas em contrário.
Por fim, o registro manual leva à baixa produtividade do RH, porque exige muitas horas de trabalho na conferência e na soma das horas de cada funcionário. Isso compromete as demais tarefas do departamento, como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamento, marketing interno e outras.

Sim, a gestão de ponto tem solução: o sistema eletrônico
Diante do avanço tecnológico, não há mais motivo para sua empresa passar por todos estes problemas. A gestão de pontos pode e deve ser menos complicada e estressante.
Sem dúvida, ela deve fazer parte do esforço de melhoria constante dos processos e desempenhar um papel importante na transformação digital da sua empresa.
Integrando com outros setores, como a contabilidade, com menos custos, redução de riscos e aumento da produtividade, a tendência é de melhora no resultado geral e crescimento da empresa.
Você vai ver agora, com mais detalhes, os sete principais motivos para investir nesta solução:
- Redução de despesas indesejáveis
Com o sistema de ponto eletrônico, a empresa deixa de gastar com papel. Os dados registrados são integrados, permitindo a organização e o controle por parte do administrador da empresa a partir de poucos cliques.
O monitoramento online é rápido e efetivo. Os dados são acessados de qualquer computador ou celular, podendo fazer a conferência e validação das marcações de forma fácil e acessível.
- Plena segurança jurídica
A plataforma da Ponto Icarus, por exemplo, é validada pela Portaria 671, que “regulamenta disposições relativas à legislação trabalhista, à inspeção do trabalho, às políticas públicas e às relações de trabalho”.
Os modelos homologados pelo Ministério do Trabalho e Emprego são mais confiáveis e seguros, reduzindo o risco de demandas judiciais.
- Maior correção nos registros
Por ser eletrônico, o registro dos horários é mais confiável, eliminando possíveis erros de marcação, assim como também o perigo de fraude. Este aspecto é relevante também para o funcionário, que passa a ter mais exatidão na verificação dos seus dados.
Da parte da empresa, o sistema auxilia o gestor responsável a fazer os cálculos trabalhistas, além de detectar com facilidade atrasos, faltas, intervalos de almoço e repouso, de acordo com as regras acordadas.
- Flexibilidade nas jornadas de trabalho
As modalidades de jornadas de trabalho mais flexíveis foram regulamentadas pela Reforma Trabalhista, podendo o empregador distribuir as 44 horas semanais de diversas formas. Independentemente da escala escolhida, o controle não foi dispensado.
Nesse sentido, ter um sistema digital de ponto torna-se ainda mais necessário, porque permite a marcação à distância, pelo celular, por exemplo. O que também favorece o controle das jornadas em home office.
- Análise de desempenho
Além de garantir a correta marcação do ponto, o sistema eletrônico ajuda no tratamento das informações e emite relatórios em tempo real. Com estes recursos, os gestores podem fazer avaliações mais realistas do desempenho de cada funcionário e da produtividade da empresa como um todo.
Dessa forma, a empresa pode saber se as atividades estão sendo desenvolvidas a contento e, em caso contrário, promover ações visando correções e aprimoramentos.
- Maturidade digital
A transformação digital nas empresas é um caminho sem volta. Em todas as áreas, a solução de problemas deve ocorrer de maneira rápida e efetiva. Desse modo, implantar o sistema de ponto eletrônico na gestão de pontos favorece o fortalecimento da cultura digital na empresa.
Adotar tecnologias de ponta não é somente um diferencial significativo no mercado, mas uma condição indispensável para a sobrevivência de qualquer negócio no ambiente digital.
- Modernização da Gestão de Pessoas
Como você já percebeu, pela grande diversidade de funcionalidades, uma plataforma de ponto eletrônico, como da Ponto Icarus, torna-se também uma ferramenta estratégica para a gestão de pessoas.
O sistema inteligente otimiza o relacionamento entre os envolvidos na rotina da empresa, colabora para a adoção de boas práticas, qualifica o trabalho e produz resultados mensuráveis.
Em resumo
Não há porque as empresas permanecerem com métodos ultrapassados de gestão de pontos, fechando os olhos para o futuro.
Implementar o sistema eletrônico, além de dar tranquilidade jurídica e modernizar a empresa, cria um novo patamar no relacionamento com os colaboradores.
Ele aumenta a transparência nas relações de trabalho, aperfeiçoa o gerenciamento dos recursos humanos, eleva o nível de satisfação do time e impacta positivamente na produtividade.