Controle de ponto para bares e empresas de eventos: como garantir eficiência?

Para manter-se em dia com a legislação, bares e empresas de eventos precisam registrar formalmente a jornada de trabalho da sua equipe. Porém, essa nem sempre é uma tarefa fácil, já que há muitas particularidades nestes tipos de estabelecimentos, como escalas, folgas durante a semana e deslocamento físico no caso dos eventos.

Nesse sentido, um sistema de ponto eletrônico que permita atualizações em tempo real é o mais indicado para garantir conformidade com a lei, ao mesmo tempo em que facilita a gestão do Departamento Pessoal.

Vamos entender melhor os aspectos relacionados a controle de ponto para bares e empresas de eventos a seguir. Acompanhe!

O que a legislação diz sobre a jornada de trabalho em bares e empresas de eventos?

Segundo o artigo 74 da CLT, toda empresa com mais de 20 colaboradores tem por obrigatoriedade o controle de ponto, e isso vale também para bares e empresas de eventos.

“Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.”

Caso haja uma fiscalização e seja constatado que o estabelecimento não cumpre esta normativa, está sujeito a uma penalidade em forma de multa que pode chegar a R$4.025,33, caso não possua relatórios que comprovem o controle de entrada e saída dos colaboradores.

Quais os principais desafios do controle de ponto em bares e empresas de eventos?

Embora a CLT seja bem clara em relação à obrigatoriedade do controle de ponto, setores como de bares, restaurantes e empresas de eventos muitas vezes acabam não cumprindo a legislação por conta da burocracia e dificuldade em controlar o ponto diante de tantas variedades típicas destes segmentos.

Normalmente, as equipes trabalham em turnos variados e a gestão manual das horas trabalhadas pode ser muito complexa para o gestor responsável pela tarefa. Quanto maior o quadro de funcionários, mais difícil fica manter o controle de quem trabalhou em quais dias da semana, quantas folgas foram concedidas e em quais turnos cada profissional cumpriu sua jornada. Com isso, muitas vezes o mais fácil é manter o controle de turnos de maneira informal e ir avaliando se as equipes estão completas. 

No caso de empresas de eventos, há ainda um desafio adicional: os trabalhos normalmente acontecem em diferentes locais, de modo que os colaboradores nem sempre estão na sede da empresa para bater o ponto.

Quais os benefícios do controle de ponto nesses estabelecimentos e empresas?

Apesar de parecer desafiador, um sistema de ponto eletrônico na verdade pode simplificar a gestão dos colaboradores, evitando que as jornadas de trabalho das equipes fiquem sem a formalização necessária. Veja como o controle de ponto ajuda bares e empresas de eventos.

Escalas e folgas

Já pensou em como acabar com as dúvidas ou mal entendidos nas escalas e folgas? Um sistema de controle de ponto digital pode ajudar!

A partir dele, o gestor tem mais facilidade para definir as escalas da equipe e controlar quem está de folga em cada dia da semana, já que nesses segmentos as folgas costumam acontecer em dias alternados e, normalmente, durante a semana, já que os finais de semana são mais movimentados.

Ao final do mês, fica mais fácil controlar as horas trabalhadas, evitando dúvidas em relação ao cumprimento da carga horária estabelecida por lei.

Trocas de turnos

Muitas vezes, as trocas de turno entre os colaboradores são feitas de forma informal, o que pode gerar confusão para o fechamento da folha de pagamento.

A partir do controle de ponto eletrônico, as trocas passam a ser registradas e autorizadas, permitindo que o estabelecimento se adapte rapidamente às mudanças sem gerar maiores burocracias com isso.

Cálculos de horas extras

Além de garantir eficiência na gestão e conformidade com a legislação, ter um sistema de ponto eletrônico garante também maior controle financeiro para bares e empresas de eventos, já que o cálculo de horas extras ou banco de horas é feito de forma automatizada, evitando erros e inconsistências que prejudicam o negócio.

Rescisões de contrato

Como a rotatividade nesses segmentos normalmente é alta e há muitas contratações sazonais, os cálculos ao final do contrato de trabalho precisam ser feitos com agilidade e precisão. 

Há uma significativa economia de esforços quando o ponto é registrado corretamente durante o período de trabalho de cada colaborador, permitindo que em poucos cliques, um relatório preciso mostre o balanço dos dias e horários trabalhados, evitando dúvidas e maiores contratempos no momento das rescisões.

Como o controle de ponto pode ser feito em bares e empresas de eventos?

Com suas particularidades e características típicas, controlar entradas e saídas de colaboradores tanto em bares quanto em empresas de eventos pode ser um desafio com os sistemas de ponto tradicionais, como aqueles que ficam na parede do estabelecimento.

No caso de bares, pode gerar filas no início e final de turno e ser até passível de erros. Isso sem falar no caso de empresas de eventos externos em que os colaboradores trabalham em locais diferentes a cada turno. 

Para isso, o controle de ponto eletrônico é a solução! Por meio de um aplicativo instalado no celular, é possível marcar o ponto em poucos instantes, com toda a segurança e precisão por meio da biometria facial.

Além disso, o sistema também funciona com geolocalização através do GPS do celular, comprovando que o colaborador esteve no local designado para o trabalho durante o turno.

Para os gestores, é uma forma de controlar as equipes em escala em tempo real, garantindo segurança no controle de pessoal e precisão nos cálculos das horas trabalhadas ao final do mês! 

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