Pressione ESC para fechar


0

Feriados Prolongados 2023: Veja os 9 e como o RH pode se preparar

O ano de 2023 terá nove feriados prolongados para alegria de muitos brasileiros. Mas, para o setor de Recursos Humanos, isso pode significar um desafio na hora de gerir as férias e folgas dos colaboradores.

Por isso, é importante estar preparado e se antecipar para evitar imprevistos. Neste artigo, vamos apresentar os feriados prolongados de 2023 e como o RH pode se preparar para eles.

DataFeriadoDia da Semana
28 de fevCarnaval (ponto facultativo)terça-feira
14 de abrPaixão de Cristosexta-feira
21 de abrTiradentessexta-feira
1º de maiDia do Trabalhosegunda-feira
15 de junCorpus Christiquinta-feira
7 de setIndependência do Brasilquinta-feira
12 de outNossa Senhora Aparecida (Dia das Crianças)quinta-feira
2 de novFinadosquinta-feira
25 de dezNatalsegunda-feira

Entenda mais sobre os feriados 2023

Ano Novo – 1º de janeiro, domingo

O primeiro feriado prolongado do ano será o Ano Novo. Por ser um domingo, muitas empresas podem emendar a segunda-feira, permitindo que os colaboradores aproveitem a folga.

Carnaval – 28 de fevereiro, terça-feira

O Carnaval é um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros e cai em uma terça-feira. Muitas empresas podem emendar a segunda e a quarta-feira, criando um feriadão de quatro dias.

Paixão de Cristo – 7 de abril, sexta-feira

A Sexta-feira Santa é um feriado nacional e cai em uma sexta-feira. As empresas devem se preparar para a ausência dos colaboradores neste dia.

Tiradentes – 21 de abril, sexta-feira

O feriado de Tiradentes é uma oportunidade para um feriadão prolongado. Algumas empresas podem emendar a quinta-feira, permitindo que os colaboradores aproveitem uma folga de quatro dias.

Dia do Trabalhador – 1º de maio, segunda-feira

O Dia do Trabalhador é um feriado nacional e cai em uma segunda-feira. As empresas devem estar preparadas para a ausência dos colaboradores neste dia.

Corpus Christi – 15 de junho, quinta-feira

O feriado de Corpus Christi é um feriado religioso e cai em uma quinta-feira. Algumas empresas podem emendar a sexta-feira, criando um feriadão de quatro dias.

Independência do Brasil – 07 de setembro, quinta-feira

O feriado da Independência do Brasil será comemorado no dia 7 de setembro. Por ser uma quinta-feira é possível que algumas empresas emendem também a sexta-feira.

Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro, quinta-feira

O feriado de Nossa Senhora Aparecida será comemorado no dia 12 de outubro. Para o RH, é importante se antecipar e planejar a escala de trabalho nesse período, evitando possíveis problemas de falta de funcionários.

Finados – 02 de novembro, quinta-feira

O feriado de Finados será comemorado no dia 2 de novembro. Como é numa quinta-feira, é possível que algumas empresas possam emendar no final de semana seguinte.

Natal – 25 de dezembro, segunda-feira

O Natal é um feriado bastante aguardado pelos funcionários e será comemorado no dia

25 de dezembro. Assim, os funcionários podem ter tempo para curtir as festividades com suas famílias desde o final de semana.

Além de planejar a escala de trabalho, o RH também pode tomar algumas medidas para garantir que os feriados prolongados sejam aproveitados da melhor forma pelos funcionários. 

É importante se certificar de que todos os funcionários estejam cientes das datas dos feriados e das políticas de férias da empresa.

Os feriados prolongados de 2023 são uma oportunidade para que os funcionários possam descansar e curtir momentos com suas famílias, mas também exigem atenção por parte do RH para garantir que a empresa continue funcionando normalmente.

Planejar a escala de trabalho com antecedência, incentivar férias em períodos diferentes e contar com ferramentas de gestão de equipe são algumas medidas que podem ajudar o RH a se preparar para os feriados prolongados de 2023.

Compartilhe este artigo com a sua equipe do RH para conseguirem realizar uma boa organização durante os feriados.

Deixe um comentário