A Gestão de Equipes é parte fundamental para empresas que buscam estruturar o trabalho, compartilhar conhecimento, incentivar a criatividade e aumentar a produtividade.
Por isso, as empresas mais competitivas do mercado são aquelas que organizam o trabalho em equipes, permitindo que elas se mantenham modernas e inovadoras, buscando sempre a reorganização interna e o aprimoramento.
Desse modo, observa-se que o comportamento das equipes está diretamente relacionado com os resultados da empresa, já que o sucesso organizacional depende da capacidade das equipes de trabalhar cooperativamente na solução dos problemas.
Outra constatação é a de que quanto mais coesa, mais produtiva a empresa tende a ser. Logo, não é sem motivo que o trabalho dos gestores de RH tem ganhado tanta importância.
O que é uma Equipe de Trabalho?
As equipes de trabalho têm sido analisadas no decorrer do tempo e os estudos apresentam conceitos diversos e dinâmicos que precisam de constantes atualizações.
Por certo, isso gera uma grande dificuldade para os gestores desenvolverem boas práticas.
Esse desafio foi apontado, por exemplo, no trabalho “Gestão de Equipes de Alto Desempenho: Abordagens e Discussões Recentes”, das doutoras Karla Rocha Liboreiro e Renata Simões Guimarães e Borges, de 2018.
Nessa linha, vamos aplicar aqui um dos conceitos mais recentes: “Equipe é um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los de forma compartilhada. A comunicação entre os membros é verdadeira e a confiança é grande. As habilidades dos membros são complementares e possibilitam alcançar resultados”. Moscovici (2007).
De modo geral, as definições tratam de relacionamento entre pessoas, objetivo comum, comunicação, confiança, responsabilidade, interdependência, troca de conhecimentos e competências.
Gestão de Equipes é transformar um grupo de pessoas em um time
O primeiro passo para ter uma boa Gestão de Equipes está no recrutamento. O objetivo é evitar “profissionais tóxicos” e realizar uma seleção qualificada, a partir das características que a empresa deseja ter.
É importante considerar não apenas formação, cursos de aperfeiçoamento e experiências, mas também aspectos psicológicos e comportamentais.
O papel do gestor é crucial. Mais que uma figura de comando, é ele quem dá sustentação ao grupo. Em outras palavras, o sucesso de todos passa por ele que tem a missão de identificar e aproveitar o melhor de cada um.
Nesse sentido, o gestor assume o desenvolvimento dos membros do grupo, apresentando o trabalho de forma estruturada e com objetivos operacionais bem definidos.
A partir desse momento, pessoas se tornam uma equipe, passando a ter um objetivo comum e assumindo a responsabilidade mútua pelo trabalho.
É função do gestor motivar e cobrar, identificando gargalos e potencializando os pontos fortes da equipe.
Sempre que necessário, ele deve promover as mudanças para melhorar as condições de trabalho e superar as expectativas
Da mesma forma que o Gestor de Equipes atua em prol dos resultados da empresa, ele também deve zelar pelos colaboradores que são seu principal ativo.
O que mudou na Gestão de Equipes e quais são as boas práticas?
As novas tendências tecnológicas e mercadológicas estão sacudindo as organizações. O que nossos pais e avós contavam sobre o trabalho nas empresas, hoje não se verifica mais.
Estamos todos aprendendo a lidar com os diferentes comportamentos trazidos pelas novas gerações. Atualmente, o colaborador valoriza muito mais o seu tempo e a sua vida pessoal.
Os profissionais também estão adotando uma voz mais ativa nesse processo. Eles escolhem trabalhar nas empresas que se encaixam em sua visão de mundo.
Ainda mais, eles buscam organizações que possam oferecer mais oportunidades de realização profissional e pessoal.
Assim sendo, separamos 7 dicas de boas práticas na Gestão de Equipes para ajudar você nessa tarefa. Vamos a elas:
- Comece Escolhendo o Melhor Líder
Assim como no caso do recrutamento, essa decisão deve ser tomada com calma e todo cuidado. O líder deve estar preparado para lidar com erros e acertos, pontos fortes e fracos, além de ajudar o time sempre que for necessário. Ele precisa fortalecer a confiança e legitimar os valores da equipe, além de usar suas habilidades pessoais para melhorar o clima entre os colaboradores.
- Coloque a Pessoa Certa no Lugar Certo
Analisar o perfil de cada integrante da equipe é primordial para definir qual colaborador é o mais indicado para cada função. Só assim é possível reconhecer os reais talentos individuais que fortalecem o grupo, assim como também manter o time coeso, conciso e equilibrado. Mesmo porque, de nada adianta ter uma boa liderança se os profissionais não desempenharem bem as suas funções.
- Melhore os Processos Constantemente
Os treinamentos são os mais importantes aliados no processo de melhoria contínua, visando equipes de alto desempenho. Os líderes devem incentivar a participação dos funcionários e mostrar que todos ganham. Primeiro, porque é um benefício para o profissional, com impacto positivo em sua carreira. Por outro lado, com as novas habilidades, o colaborador dá o retorno esperado pela empresa.
- Faça uma Gestão de Equipes Motivadora
O gestor deve ser capaz de distinguir as diferentes necessidades, qualidades e desejos dos integrantes da equipe para determinar o gatilho motivador de cada um. Estimular a conquista de objetivos e metas traz mais resultado do que aumentar a pressão e deixar o clima pesado. Para isso, deve acompanhar de perto o dia a dia no trabalho e em ambientes descontraídos, como happy hours, por exemplo.
- Fortaleça o Relacionamento Interno
Comete um grave equívoco a empresa que só se preocupa com os públicos externos. Os colaboradores são, inegavelmente, seu maior recurso, porque deles depende o sucesso dos negócios. Nesse sentido, o Endomarketing é essencial para fortalecer o relacionamento da empresa com o público interno, melhorar a comunicação com os funcionários e adequar o discurso aos objetivos empresariais.
- Incentive a Colaboração Mútua
Atuar de forma colaborativa é um dos fatores que separam um grupo de pessoas da equipe de trabalho. Para isso, deixe todos cientes dos projetos em andamento e certifique-se de que as distintas qualidades dos colaboradores estejam sendo bem aproveitadas. Desse modo, os integrantes de diferentes projetos poderão colaborar sempre que entenderem que a ajuda poderá agregar valor para o trabalho coletivo.
- Adote Ferramentas Qualificadas
Toda tecnologia que melhora a gestão da empresa é importante, principalmente as que aprimoram a Gestão de Equipes. É o caso do Ponto Icarus. Ele é uma solução completa de ponto eletrônico que vai além do controle da jornada, seja ela presencial ou remota. Ele integra com a folha de pagamento ou com a contabilidade, além de criar um canal de comunicação direta com as equipes, facilitando a gestão de Recursos Humanos.
Conclusão
Como você deve ter percebido, a essência da Gestão de Equipes está no bom relacionamento da empresa com seus colaboradores e deles entre si, buscando sempre a melhor performance.
Para que os profissionais de Recursos Humanos possam empregar estas boas práticas de forma efetiva, é indispensável dispor de uma plataforma que concentre todas as atividades realmente importantes para as equipes e para a empresa.
Disso depende a boa estruturação do trabalho, o compartilhamento de conhecimentos e o incentivo à criatividade para acontecer o aumento da produtividade.
Sem uma ferramenta qualificada fica muito difícil alinhar as expectativas dos colaboradores aos objetivos da empresa, com foco em análise de desempenho e resultados concretos.
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Aguardamos você!