Ponto Icarus: 9 perguntas sobre nossa plataforma de ponto eletrônico

Na Ponto Icarus trabalhamos para economizar seu tempo. No nosso dia a dia, estamos do lado de nossos parceiros, conversando sobre os desafios da gestão de pessoas e como nossa plataforma de ponto eletrônico pode ajudar ainda mais.

Nessas conversas, detectamos algumas dúvidas recorrentes e resolvemos respondê-las neste post. 

São 9 as perguntas mais frequentes e esperamos que elas ajudem você a escolher o melhor sistema de ponto eletrônico online para sua empresa. 

Mas, antes, vamos dar uma olhada nos diferenciais da Ponto Icarus

Melhoria constante – Além de ser uma plataforma de ponto eletrônico, a Ponto Icarus também promove melhorias nos processos da empresa, sobretudo nas áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. 

Sistema Multiplataforma – Você pode acessar a Ponto Icarus por diversos dispositivos e em qualquer hora e lugar. Pelo navegador, acesse sua área de gestão através do desktop.. Pelo celular, com uma interface intuitiva e amigável para os colaboradores. Pelo tablet, fixado na parede para facilitar a batida do ponto. Além de outros dispositivos e integrações. 

Processos automatizados – Envios de notificações e alertas. Distribuição de documentos em PDF e coleta de assinatura eletronicamente. Reconhecimento facial e geolocalização. Dashboards e relatórios inteligentes para tomadas de decisões em tempo real. 

O que mais você precisa saber sobre nossa plataforma de ponto eletrônico?

  1. O sistema de ponto eletrônico é legal?

Sim. Com o avanço da tecnologia também a legislação trabalhista vem se atualizando. Hoje já é possível adotar legalmente formas alternativas de registro, como computadores e celulares, por exemplo. 

Atualmente, tudo está regulamentado pela Portaria 671, de novembro de 2021, conhecida como “A Lei do Ponto Eletrônico”. Ela substituiu as portarias anteriores: 1510 e 373. Além de estabelecer normas para o uso do ponto eletrônico pelas empresas, ela também indica parâmetros para os desenvolvedores desses sistemas. 

  1. O ponto eletrônico registra a localização?

Sim. Esta é uma das novas funcionalidades que a tecnologia permite e está regulamentada. O funcionário baixa o aplicativo de ponto eletrônico e registra os horários de onde estiver, dentro da área delimitada pela empresa. Dessa forma, o gestor vai saber onde ele bateu o ponto. 

Este recurso é ideal para o teletrabalho ou para colaboradores que exercem suas funções externamente, como motoristas e vendedores. A geolocalização ganhou ainda mais importância com a pandemia do novo coronavírus, que ampliou a flexibilização da jornada de trabalho e o home office.  

  1. E se o funcionário bater o ponto da cama dele, ao invés de bater aqui no escritório?

Neste caso, vale lembrar que a empresa pode delimitar a área em que o ponto pode ser registrado. Isto pode ser feito informando um local, um endereço ou coordenadas de GPS. E ainda é possível determinar o raio, por exemplo, 20 metros.

Dessa maneira, o gestor saberá com segurança que ele está no endereço estabelecido e dentro do perímetro configurado pela empresa. 

  1. Existem maneiras de burlar o sistema?

Não. O ponto eletrônico usa o reconhecimento para validar o ponto. Caso o funcionário tente burlar sua localização, o aplicativo identifica e, enquanto ele estiver tentando, o sistema irá alertá-lo para o procedimento correto no registro.  

Você pode ainda elaborar um documento com as regras de marcação de ponto, deixando claros os procedimentos de registro e definindo as ações que podem ser tomadas em caso de tentativa de fraude. Facilite o acesso a este documento.

  1. O sistema funciona offline?

Sim. Mesmo sem internet, o sistema armazena todas as informações em seu banco de dados. Quando a conexão volta, os apontamentos são transmitidos automaticamente para o servidor. Assim, as marcações podem ser consultadas a qualquer momento.

Nesse ínterim, não há como alterar ou excluir os dados registrados pelo funcionário, o que torna o sistema imune a fraudes. Caso ocorra algum erro, ele mostra e aponta o porquê. 

  1. Eu tenho que pagar pelo suporte?

Não. A Ponto Icarus não é apenas um “controle de ponto eletrônico”. Nosso propósito é apoiar integralmente as estratégias de RH, descomplicar os processos e otimizar o tempo. Por isso, dispomos de um suporte rápido e eficiente, sem nenhum custo adicional.

  1. Se precisar, posso cancelar a qualquer momento?

Sim. Como nosso objetivo maior é melhorar a gestão de recursos humanos, temos a convicção de que a Ponto Icarus vai desempenhar um papel essencial na sua empresa e, especialmente, no seu departamento de RH.

Isso para nós é tão verdadeiro que não nos preocupamos com a possibilidade de você cancelar conosco. Agora, caso sua empresa precise, não se aflija. Nós não vamos cobrar multa por isso. 

  1. Eu tenho várias lojas, vocês cobram por loja/CNPJ?

Não. A Ponto Icarus cobra pela quantidade de funcionários. E isso é mais um benefício, principalmente para quem trabalha com rede de lojas. 

Como as atividades são muito descentralizadas, torna-se difícil gerenciar o ponto de todos os times. Além do que, o envio de malotes com a folha ou livro de ponto pode atrasar o fechamento e gerar multas. Nesse sentido, o ponto eletrônico é peça fundamental para a gestão do RH, independentemente do local ou da distância entre as lojas.

  1. Vi que vocês têm vários módulos. Tenho que pagar a mais por eles?

Não. Ao pagar a mensalidade, você tem direito de usar todos os módulos e funcionalidades da plataforma, sem taxa extra. E vale destacar que a Ponto Icarus é a solução mais completa do mercado. 

Você pode fazer a gestão do ponto por celular, tablet ou computador, além de integrar com o seu atual relógio de ponto tradicional. Somando-se a isso, o sistema administra e distribui as informações da jornada de trabalho de maneira inteligente, contribuindo para a gestão eficiente do ponto, tanto no trabalho presencial quanto no remoto. 

Por fim

Ficamos felizes em saber que você se interessou em aprender mais sobre a plataforma de ponto eletrônico da Ponto Icarus. 

E você pode ver muito mais, fazendo uma avaliação gratuita de 14 dias. Compare e comprove. Esperamos você:  https://pontoicarus.com.br/#cadastroTrial

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