A gestão de ponto é uma área da administração que lida com o controle do tempo trabalhado pelos funcionários e um dos avanços tecnológicos mais significativos nessa área é a informação em tempo real.
Ela é um recurso importante para as empresas, pois ajuda a garantir que os funcionários estejam cumprindo seus horários e também auxilia no controle da produtividade com precisão e rapidez.
Com ela, é possível ter um controle efetivo do tempo trabalhado, além de permitir o gerenciamento das férias e licenças dos funcionários, o que facilita a organização do trabalho na empresa.
Neste artigo, vamos abordar as vantagens da informação em tempo real para a gestão de ponto, para o Departamento de Relações Humanas e para a empresa, como um todo.
O que significa informação em tempo real?
A informação em tempo real significa receber as informações quando elas acontecem.
Isso já ocorre no nosso dia a dia o tempo todo, principalmente pelas redes sociais e aplicativos de celular.
Só para exemplificar, recebemos alertas no celular no momento exato de uma compra, o que torna a nossa gestão financeira mais ágil e segura.
Portanto, se as informações em tempo real melhoram a nossa rotina pessoal, por que não aplicá-las em nossa vida profissional?
Nos últimos tempos, o RH também vem passando pelo processo de transformação digital, abandonando os modelos obsoletos, engessados, sem acesso fácil às informações e dependente de pastas e planilhas.
A cada dia os processos manuais se tornam mais ultrapassados, dando lugar a ferramentas que promovem uma gestão mais eficiente, com base em informação em tempo real.
A importância da informação em tempo real para a gestão de ponto
As vantagens da informação em tempo real para a gestão de ponto são inúmeras.
Primeiramente, ela auxilia nas tomadas de decisões mais acertadas e assertivas pelos gestores, uma vez que todos os dados relevantes estão disponíveis de forma imediata.
Além disso, a informação em tempo real também evita problemas relacionados à falta de controle sobre o ponto dos funcionários, já que todas as entradas e saídas são registradas e ficam disponíveis para análise, automaticamente.
Outra vantagem é que a gestão de ponto se torna mais eficiente, uma vez que o sistema permite o gerenciamento centralizado das informações.
Dessa forma, é possível ter um maior controle sobre o ponto dos funcionários e garantir que todos estejam cumprindo com seus compromissos.
Na prática, quais são os benefícios?
Vamos ver estas vantagens mais de perto, utilizando exemplos e situações concretas:
- Remanejar rapidamente a sua equipe para cobrir uma falta, caso algum colaborador não apareça para trabalhar.
- Controlar de forma inteligente dos períodos de folga de cada funcionário, para que a frente de trabalho não fique descoberta;
- Fiscalizar os colaboradores que faltam muito ou não cumprem o horário de trabalho;
- Aumentar a efetividade no acompanhamento de horas extras, identificando a necessidade de ações para equilibrar o volume de trabalho para cada colaborador;
- Avaliar melhor os gastos com folha de pagamento;
- Identificar se a equipe de trabalho está completa e no local correto;
- Ter informação estruturada, confiável e passível de auditoria, o que é um antídoto para reclamações trabalhistas;
- Prevenir contra possíveis fraudes no registro;
- Emitir automaticamente relatórios atualizados;
- Disparar alertas de sistema quando algo foge do padrão;
- Avaliar instantaneamente as taxas de turnover;
- Monitorar as taxas de absenteísmo;
- Realizar uma gestão eficiente com base em dados concretos.
Qual o impacto dos sistemas de informação em tempo real para o RH?
Ao contrário do sistema baseado em papel, o sistema de gestão de ponto em tempo real oferece muitas outras vantagens para o Departamento de Recursos Humanos, assim como para a empresa como um todo.
Ao digitalizar o processo de registro e controle de ponto, a ferramenta facilita a coleta e análise dos dados, o que auxilia na tomada de decisões estratégicas e operacionais.
Com o sistema de gestão de ponto em tempo real, as informações são registradas e armazenadas em um banco de dados central, permitindo que os gerentes acessem as informações sempre que precisarem.
Além disso, com a ferramenta é possível fazer a integração com outros sistemas da empresa, como ERPs e a contabilidade, por exemplo.
Dessa forma, todas as informações ficam armazenadas em um único lugar e podem ser facilmente compartilhadas entre os diferentes setores da organização.
E no caso do home office?
Este é um dos maiores benefícios, porque confere flexibilidade para a empresa adotar vários modelos de jornada de trabalho, principalmente o home office, que tem crescido muito.
Com a ferramenta, os funcionários podem registrar seus pontos utilizando qualquer dispositivo conectado à Internet, inclusive seus smartphones.
Isso facilita muito a vida dos colaboradores que precisam se deslocar para outras cidades ou até mesmo para outros países.
Além disso, com o sistema é possível realizar o controle por meio da biometria, garantindo maior segurança no registro dos pontos.
Com o reconhecimento facial, podemos evitar fraudes no registro dos horários de entrada e saída dos funcionários.
Conclusão
A informação em tempo real é de extrema importância para a gestão de ponto.
Ela permite que as empresas tenham um controle máximo sobre a força de trabalho, o que impacta diretamente na produtividade e na qualidade dos serviços prestados.
Além disso, a informação em tempo real possibilita um melhor planejamento, reduzindo custos com horas extras e outros benefícios.
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