Pressione ESC para fechar


0

Automação de processos: 7 motivos para deixar sua empresa mais ágil

Fazer mais com menos. Este é o desafio permanente das empresas, em função do momento econômico e da crescente concorrência no mercado. Elas precisam ser ágeis e efetivas, reduzir custos e desperdícios, investir em inovação, além de aumentar a produtividade, sem perder qualidade. E isso explica porque a automatização de processos é hoje uma tendência mundial. 

Não se trata mais de uma perspectiva futura, mas de uma exigência do presente. 

Se sua empresa não está preparada para este cenário, certamente enfrentará dificuldades cada vez maiores para se adequar. Posto que, quanto mais parada no tempo, maior fica a distância a ser percorrida para se colocar em pé de igualdade com as concorrentes. 

Além disso, empresas que não se modernizam sofrem com processos lentos, confusos e complexos, que levam à sobrecarga de funcionários e baixa produtividade. 

O resultado disso é o alto custo operacional, obrigando a empresa a praticar preços acima da média e, por consequência, perder participação de mercado, podendo comprometer a viabilidade do negócio. 

O que é automatização de processos? 

Em suma, automatizar é tornar operacional um processo que antes era executado manualmente, utilizando tecnologia e integração de sistemas e dados.

No meio corporativo, é uma estratégia indispensável para gerenciar melhor a produtividade de uma empresa. A otimização contínua se dá por meio de um ciclo de modelagem, execução e medição de desempenho. 

Ela atua principalmente nos processos burocráticos e repetitivos, com a utilização de soluções tecnológicas. Como resultado, assegura o cumprimento de prazos e mais qualidade na entrega de produtos e serviços.

Qual a diferença para a automação de processos?

Ela é sutil, mas muito relevante. 

Na automatização, os mecanismos precisam da ação humana para definir seus parâmetros. Ao passo que na automação, os sistemas são autorreguláveis. 

Isto é, executam correções e melhorias sem interferência humana – ou quase sem. 

Os automóveis são um bom exemplo: o câmbio automático providencia sozinho a troca das marchas, de acordo com a velocidade. Já no câmbio automatizado, o mecanismo é o mesmo do câmbio manual, com a adição de um sistema que auxilia na troca das marchas.

Investir na automatização de processos significa sobreviver

Automação de processos: 7 motivos para deixar sua empresa mais ágil

A automatização nas empresas vem se acelerando nos últimos anos. Uma pesquisa encomendada pela Dell Technologies reforça a percepção de que ela representa uma importante preocupação em todo o mundo. 

O estudo entrevistou 3.800 gestores em 17 países, inclusive o Brasil, para saber como eles veem a automatização na próxima década

Os dados revelam que para 88% dos líderes de empresas brasileiras e 82% dos líderes empresariais estrangeiros, trabalhadores e máquinas vão estar completamente integrados em equipes colaborativas já nos próximos anos. 

Este levantamento foi divulgado antes da pandemia. Portanto, é de se esperar que esta evolução tenha ganhado ainda mais força. E foi exatamente o que aconteceu: 

um aumento de 300% na América Latina. 

Os dados do estudo “A Jornada para a Organização Híbrida”, realizado em parceria com a revista MIT Technology Review, mostram que 70% das empresas latino-americanas já estão investindo nesta área. 

Os números comprovam a importância e a urgência com que este tema está sendo tratado pelas empresas, visto que estamos vivendo uma época de mudanças sem precedentes, cuja principal característica é o uso intensivo de novas tecnologias, com consequências diretas para os modelos de negócios em todo o mundo. 

Logo, adotar a automatização de processos na empresa não é gasto, mas sim investimento na sobrevivência. 

7 argumentos para você começar a fazer a automatização de processos agora

Além desta necessidade premente, a automatização de processos reverte em benefícios concretos e imediatos para a empresa. 

Ela desencadeia uma série de ações que levam à simplificação do negócio como um todo, deixando-o mais eficiente e rápido. Veja agora as principais vantagens deste investimento:

  1. Economia de tempo

Atividades manuais demandam tempo e, não raro, são realizadas por pessoas que cometem erros. Por sua vez, isso provoca retrabalho e pode comprometer o nível de qualidade. 

Quando estas atividades são automatizadas a empresa economiza tempo e, acima de tudo, pode direcioná-lo para ações que agreguem mais valor ao negócio. Isso deve incluir qualificação profissional, programas motivacionais e projetos de inovação, por exemplo. 

A automatização dos processos possibilita à empresa fazer mais coisas no mesmo período de tempo e, principalmente, fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, elevando a produtividade.

  1. Diminuição das tarefas repetitivas

Inegavelmente, as tarefas mecanizadas e recorrentes são muito mais bem realizadas pelas máquinas. 

A rotina de trabalho das empresas é repleta de esforço repetitivo, que causa fadiga e estresse, sobrecarrega o colaborador, reduz a motivação e pode até provocar acidentes de trabalho. 

Do mesmo modo, a empresa pode aproveitar melhor essa força-tarefa para impulsionar seus resultados, promovendo ações mais estratégicas. 

  1. Encurtamento do tempo de resposta

Para que a empresa seja leve e ágil, ela precisa ter procedimentos internos com estas mesmas características. 

A automatização dos processos simplifica o desenho do negócio, elimina operações desnecessárias, azeita o fluxo de informações, otimiza as etapas e multiplica os resultados.

Com isso, a empresa reage mais prontamente às demandas do mercado e também leva menos tempo para responder às mudanças necessárias para se manter enxuta e eficiente.

  1. Controle das metas

Para manter alto nível de competitividade, a empresa também precisa monitorar constantemente seu desempenho, para imprimir as melhorias exigidas pelo mercado.

Este monitoramento, por outro lado, depende do registro e da avaliação de métricas chaves, que disponibilizam informações cruciais para visualização dos avanços ou retrocessos do negócio. 

A automatização de processos abastece a empresa com relatórios confiáveis e em tempo real, criando condições para tomadas de decisão efetivas. 

  1. Alto padrão de qualidade

Produtos e serviços exclusivos em geral são artesanais ou de luxo, para os quais há o mercado de nicho. Para os demais, o que vale mesmo é padrão de qualidade. 

A automatização de processos se diferencia exatamente por assegurar que todas as ações sejam realizadas de maneira padronizada, garantindo resultados confiáveis não só no setor de produção, como também nas áreas burocráticas.

Menos falhas, mais qualidade, no menor tempo possível e de forma consistente.

  1. Integração de setores

Quando sua empresa decide pela automatização de processos, fica muito mais fácil verificar sobreposições e redundâncias dentro da organização. Ainda mais, ela identifica pontos de integração de setores que dinamizam o negócio. 

A plataforma da Ponto Icarus é um bom exemplo disso. 

Além de ser um completo sistema eletrônico de registro de ponto, ela também integra a folha de pagamento com a contabilidade. Além de distribuir documentos,  colher assinaturas eletronicamente, enviar notificações e alertas para todos os colaboradores, independentemente do setor. 

Isso significa que ela interliga e alinha os processos, articulando todo o ciclo de produção. 

  1. Redução de custos

Sempre que se fala de investimento em tecnologia é comum ouvir o argumento de que os valores são altos. Mas, quando se compara com a quantidade de despesas que deixam de ser realizadas, o saldo fica incrivelmente positivo.

Basta imaginar o tamanho da economia gerada com a extinção de tarefas repetidas, padronização de procedimentos, integração de departamentos e o consequente aumento da produtividade. 

Em resumo, no médio e longo prazo, os custos vão encolhendo, formando caixa para novos investimentos em tecnologia, promovendo a transformação digital da empresa. 


Adote a automatização de processos e dê o primeiro passo com a Ponto Icarus, para fazer mais com menos. Comece agora a avaliação de 14 dias gratuitos https://pontoicarus.com.br/#cadastroTrial

Fabiano Abreu

Chief Operating Officer | Ponto Icarus

Deixe um comentário