Pressione ESC para fechar


1

Horas Extras Como Economizar com um Aplicativo de Ponto inteligente?

Aplicativos se tornaram cada vez mais comuns na sociedade nos últimos tempos e, como não poderia ser diferente, chegou aos ambientes profissionais, com empresas de diferentes segmentos apostando em serviços do tipo para uma série de atividades.

Este tipo de sistema pode ser extremamente útil para a gestão de qualquer negócio, em vários departamentos. Por exemplo, na área de registro de ponto e controle do tempo de trabalho dos colaboradores. Um app de registro eletrônico de ponto pode trazer diversas facilidades para os gestores, melhorando a organização e gerando maior segurança a todos da equipe.

A seguir, falaremos exatamente sobre este tema: de que forma um aplicativo de ponto inteligente atua para que a empresa consiga ser justa e, ao mesmo tempo, economize no pagamento de horas extras para seus colaboradores, evitando quaisquer problemas, as diferenças de versões sobre valores a serem pagos etc.

A importância de um aplicativo de ponto inteligente

Automatizar os mais variados serviços é uma tendência irreversível para as empresas. Não há mais espaço, em negócios profissionais e que buscam a excelência no atendimento e na organização interna, para trabalhos manuais.

Com a marcação de ponto, não é diferente. Não existe mais a possibilidade de uma marcação feita em um caderno ou mesmo em computadores, mas sem tecnologia avançada e que facilite todo o trabalho.

Portanto, já parte daí a importância do aplicativo de ponto inteligente, já que ele automatiza e acelera a marcação, além de garantir a precisão em relação aos horários citados. Ninguém fica refém de um relógio que pode estar adiantado ou atrasado, tudo é feito sob bases tecnológicas.

Isso sem falar que, com o processo mais simples, tudo é feito de forma mais rápida, sem que os colaboradores percam tempo, que poderia ser usado para realização de trabalhos importantes, para organizar o cartão de ponto, recuperar marcações anteriores etc.

Controle das horas extras

E a partir disso entramos precisamente na questão das horas extras. Já imaginou a confusão que fica no momento em que a marcação não é feita de forma centralizada e precisa em um aplicativo de ponto?

Se não há o controle completo sobre o horário de entrada, com diferentes relógios usados como base, qualquer discussão sobre a quantidade de horas extras se perde em interpretações e guerras de palavra contra palavra.

Quando há um aplicativo centralizador, os gestores da empresa e os colaboradores partem do mesmo padrão, o que tira qualquer subjetividade. O sistema guarda todos os horários e garante a conta precisa no momento de analisar se o colaborador trabalhou além das horas previstas por lei e, portanto, teria direito a receber um valor referente a este período.

De maneira geral, a empresa ganha controle sobre as horas trabalhadas por todos os colaboradores, podendo criar estratégias também para economizar com as horas extras. E aqui não estamos falando de prejudicar os colaboradores, de forma alguma.

Porém, com este maior controle, além de evitar o pagamento equivocado por uma marcação feita de maneira manual e, portanto, mais propensa a erros, os gestores também conseguem guardar estes dados e entender os motivos pelos quais os colaboradores estão ficando além do tempo.

Isso permite que se criem estratégias para que o horário de trabalho seja cumprido, o que além de tudo é positivo para os colaboradores, que conseguem se organizar melhor para também terem seus momentos de descanso, sem ficarem exauridos por longos períodos de trabalho.

A gestão da carga horária fica mais completa. Afinal, se vários colaboradores estão além do tempo, o que acontece? Há sobrecarga de trabalho? Qual é a questão? Fica mais fácil entender com um aplicativo, que mostrará a evolução do tempo de trabalho de cada um.

E, claro, isso também se torna uma segurança jurídica. Com todas as informações guardadas em ambiente seguro e digital, tanto empresa quanto colaborador não precisa correr atrás de anotações ou outras evidências sobre o tempo trabalhado. Está tudo lá dentro do sistema, disponível para acesso.

Se o caso, por algum motivo, for contestado judicialmente, a decisão final se torna muito mais confiável e baseada em fatos, já que o tempo de trabalho diário está registrado de forma apurada no aplicativo inteligente.

Para completar, este tipo de ferramenta ainda é capaz de gerar outras possibilidades, como envios de alerta para os colaboradores sobre as horas trabalhadas, assim como identificar atrasos e possíveis faltas. Tudo fica mais organizado e a empresa não corre nenhum risco de se prejudicar, além de manter controle sobre a presença de seus colaboradores.

Ainda há a possibilidade de criar um sistema de mensagens, nas quais os colaboradores recebem comentários e lembretes, o que também pode auxiliar no cumprimento das horas certas de trabalho, diminuindo os exageros e garantindo o cumprimento das leis, evitando a necessidade de grandes pagamentos de horas extras, a menos que seja absolutamente necessário para os projetos da empresa.

Ou seja, o aplicativo inteligente de ponto age em várias frentes para garantir economia e pagamento justo de horas extras, sem que haja qualquer prejuízo aos colaboradores.

O que acontece é o controle ideal das horas trabalhadas, além da possibilidade de criação de estratégias e entendimento dos motivos que estão levando os colaboradores a ficarem além do horário previsto. Isso, além de tudo, melhora o rendimento geral, já que os trabalhadores têm suas horas de descanso também respeitadas.

Para completar, cria-se a segurança de um acompanhamento preciso do tempo de trabalho, já que o app automatizado cria o padrão de horário para entrada e saída, garantindo uma representação real da permanência no ambiente profissional.

Mas, acima de tudo, é essencial que o sistema seja de qualidade, feito por uma empresa especializada no assunto e capaz de garantir a melhor solução. É o caso de nosso aplicativo, o Icarus.

Garantimos atendimento personalizado para a necessidade de qualquer cliente, com treinamento para uso correto.

Não perca tempo, acesse o site que disponibilizamos e conheça a nossa tecnologia. Lá, você conhece as funcionalidades do aplicativo e entende como ele pode ser a solução para a sua gestão da marcação de ponto, gerando eficiência e economia, além das estratégias certas para que a empresa, e seus colaboradores, garantam uma relação justa e saudável.

Marcio Lima

Relacionamento com Clientes | Relações Institucionais - Ponto Icarus

Um comentário

  1. Inovação: hora da sua empresa abandonar o cartão de ponto manual - Controle de Ponto Online | Icarus em 27 de abril de 2021

    […] o cálculo também tende a gastar muito tempo. É preciso considerar horas trabalhadas, faltas, horas extras e saldos. Por isto, muitas empresas contam com mais de uma pessoa para poder fazer o fechamento da […]

Comentários encerrados.