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Diferenças entre Cartão de Ponto, Ponto Eletrônico e Aplicativo de Ponto Eletrônico

O cartão de ponto, o ponto eletrônico eletrônico convencional e os aplicativos de ponto eletrônico são opções para controlar a carga horária da equipe de colaboradores de uma empresa. Visto que ajudam manter a regularidade de acordo com as normas da CLT, além de evitar o surgimento de processos trabalhistas.

Isso porque há uma carga horária limite que, segundo os parâmetros da lei, quando ultrapassada merecem hora extra. Quanto mais organizada a empresa for, melhor na hora de fazer sua folha de pagamento. Veja, então, as diferenças entre esses recursos.

Entenda o que é o cartão de ponto

O cartão de ponto começou em folhas de papel, antes de termos outras tecnologias para essa prática, a ideia era anotar os horários de entrada e saída dos colaboradores. O grande problema era a facilidade em burlar esse sistema, já que poderiam ser anotados horários incorretos nessas folhas.

O cartão de ponto surge, então, como uma alternativa mais moderna para isso, trazendo um cartão, como qualquer outro de crédito, vale-transporte ou outro, passado em uma máquina de controle de ponto. O cartão deve ser passado então na entrada, saída para intervalo, retorno do intervalo e saída no fim do expediente.

O ponto eletrônico e aplicativo de ponto de eletrônico, suas diferenças e vantagens

O ponto eletrônico é a evolução dos métodos que citamos antes, podemos dizer assim, já que traz ainda mais tecnologia para a prática do relógio de ponto. Ele está conectado ao sistema da empresa através de um equipamento e softwares que ajudam manter todas essas informações importantes para a geração da folha de pagamento.

O manuseio por parte dos funcionários pode ser com cartões, senhas e até com biometria, onde a digital do colaborador é usada para “bater o ponto”. São aparelhos que mostram a hora exata digitalmente, podem ter entrada USB para coletar dados e emitem comprovantes do registro de ponto. 

Porém a maioria dos relógios de ponto eletrônico convencionais apenas realiza registros, dependem de equipamentos, bobinas de papel e manutenções periódicas, além disso não oferecem soluções inteligentes como distribuição automática de holerites, relatórios de assiduidade, avisos programáveis, localização do colaborador ou reconhecimento facial.

Atualmente os aplicativos de ponto eletrônico, além de registrar a jornada como um relógio convencional contribuem consideravelmente para a gestão, comunicação e controle na empresa, sendo uma alternativa que ajuda a diminuir as chances de fraudes na hora de controlar os registros da equipe durante o expediente e manter todos os dados de comunicação com o colaborador.

Isso traz segurança jurídica não apenas para a empresa, como também para todos os colaboradores. É com certeza uma alternativa interessante em que a tecnologia atua possibilitando mais organização na rotina, além de desafogar o setor de recursos humanos com informações ou dados solicitados de última hora ou em fechamentos mensais .

Imagine diminuir as chances de fraudes e margens de erros que resultam em processos trabalhistas. Claro que isso pode acontecer se a sua empresa opta pelos recursos mais confiáveis do mercado na hora de controlar a rotina e os dados da equipe.

Agora você consegue entender as diferenças entre cartão de ponto, ponto eletrônico convencional e aplicativos de ponto eletrônico, principalmente por meio do caminho que essas práticas traçaram até aqui, utilizando a tecnologia como suporte para evolução.

Sem dúvidas o aplicativo de ponto eletrônico pode trazer a segurança e praticidade que sua empresa precisa com inteligência e economia, acesse o nosso site e conheça todas as funcionalidade do nosso aplicativo.

Fabiano Abreu

Chief Operating Officer | Ponto Icarus