Pressione ESC para fechar


0

3 dicas para melhorar o controle no sistema de ponto da sua empresa

O Controle de ponto eficientemente, resultante de um ótimo sistema de ponto eletrônico de sua empresa é fundamental por diversos motivos. O primeiro entre eles é que se trata de um dever da empresa registrar e arquivar as informações relacionadas à assiduidade de seus funcionários no que tange ao seu horário de trabalho. É uma informação que pode tanto assegurar à empresa como aos seus funcionários.

Ciente disso, elaboramos este conteúdo para apresentar três dicas sobre como melhorar o controle no sistema de ponto de seu negócio. Confira!

1. Contrate um profissional para cuidar do controle de ponto

Uma boa forma de melhorar o controle de sistema de pontos da sua empresa é contratar um profissional de recursos humanos para ficar responsável por essa área, dedicando-se a ela integralmente. É uma recomendação ainda mais importante quando a empresa tem muitos profissionais contratados.

É uma recomendação que pode garantir que o controle do sistema de pontos de sua empresa se torne mais eficiente e produtivo. Além disso, pode evitar situações desnecessárias, as quais podem comprometer o financeiro de seu negócio, como multas por não respeitar a legislação vigente sobre o assunto.

2. Respeite as legislações específicas

Não menos importante do que contratar um profissional para cuidar do sistema de controle de pontos é observar e respeitar as legislações vigentes acerca do assunto. Como exemplo, podemos destacar que desde 1998, com a criação e promulgação da Lei 9.601, o banco de horas se tornou um instrumento de compensação de horas extras, sendo, portanto, um direito do trabalhador.

Todavia, para que uma empresa possa adotar o banco de horas, é preciso que haja, primeiro, acordo ou convenção de trabalho que aprove tal medida.

O banco de horas, nesse sentido, é uma boa opção para que a empresa administre melhor seus recursos humanos conforme suas necessidades, sem que com isso sua folha de pagamento seja afetada.

3. Invista em uma tecnologia de gestão de pontos de empresa

Por fim, como última dica, invista em uma tecnologia de gestão que dê a você a total capacidade de gerir eficientemente o sistema de ponto eletrônico de sua empresa. Uma tecnologia de gestão de pontos de empresa pode garantir a você diversos benefícios, por exemplo:

– Automatização de determinados processos que envolvem a gestão do sistema de controle de pontos, como envio de holerite para os funcionários, conforme o seu registro de ponto;
– Emissão de relatórios que apresentem informações importantes sobre o registro de pontos de cada profissional, o que assegura a empresa em determinados casos, como em processos judiciais;
– Facilidades na realização de tarefas, por exemplo, identificar o profissional mais assíduo da empresa, algo que levaria um bom tempo, caso se tratasse de uma gestão física.

Agora que sabe que a tecnologia de gestão de um sistema de pontos eletrônico é uma boa opção para sua empresa, não deixe de adotá-la. Combinado?

Saiba que dispomos de uma tecnologia de gestão que pode otimizar a sua gestão do sistema de controle de pontos. Para conhecê-la melhor, não deixe de acessar nosso site e avaliar app gratuitamente por 14 dias!

Michel Orth

Diretor de Sistemas e Aplicações da Ponto Icarus