controle de ponto eletrônico

Controle de ponto eletrônico: qual é a melhor opção [2023]

O controle de ponto eletrônico é um mecanismo muito utilizado em empresas para coletar informações relacionadas a jornada de trabalho dos funcionários, tais como: faltas, atrasos e horas extras. Os  dados que ele fornece são base direta para a folha de pagamento, seja para o próprio pagamento, abonos, descontos, entre outros. 

A legislação trabalhista determina que será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico em estabelecimentos com 20 ou mais colaboradores.

Entende-se que o controle de ponto tem como finalidade colaborar para a garantia dos direitos do funcionário e também do empregador, sendo, inclusive, uma regra constante na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

A utilização de um controle de ponto além de ser uma forma efetiva de organizar a empresa, colabora para o seu bom funcionamento.

Continue a leitura e compreenda aspectos importantes para escolher o melhor sistema de controle de ponto! 

Por que a empresa precisa de um controle de ponto eletrônico?

Fazer uso do controle de ponto eletrônico pelas empresas possibilita a eliminação de ferramentas desatualizadas e suscetíveis a erros, gerando informações com segurança e veracidade quanto à jornada de trabalho dos colaboradores. 

Por isso, separamos alguns exemplos de benefícios advindos pela utilização deste sistema tecnológico e que justificam a necessidade de sua adoção pelas empresas:

  • Como o próprio nome diz, há um controle sobre o cumprimento ou não de horários pelos funcionários. Além de permitir mais facilidade ao seu acompanhamento, já que há menos intervenção humana e redução na existência de falhas próprias de assinatura manual;
  • Mais segurança aos colaboradores e à empresa, se o registro ocorre de forma eletrônica, há maior precisão quanto ao cumprimento ou não dos horários de trabalho;
  • Praticidade ao setor de RH na contabilização de horários, diminuindo a morosidade com possíveis planilhas ou sistemas de pontos, os quais são substituídos por relatórios dos registros dos funcionários;
  • Um melhor custo-benefício no que se refere ao papel utilizado no registro de ponto tradicional, especialmente em empresas com muitos colaboradores. Além de evitar ações trabalhistas, já que é necessária a manutenção dos registros de ponto por alguns anos, tarefa que é facilitada de forma mais segura pela tecnologia.

Logo, é possível perceber que o controle de ponto eletrônico trata-se de um mecanismo indispensável para uma organização mais eficiente da jornada de trabalho em empresas. Ao mesmo tempo em que oferece vantagens aos que o utilizam, há o atendimento das normas determinadas em Lei quanto ao assunto.

Como escolher um bom sistema de controle de ponto eletrônico? Veja 3 dicas

  1. Atendimento

Todos buscamos bons atendimentos na hora de adquirir produtos ou serviços e neste caso, não será apenas na hora de adquirir o registro de ponto eletrônico, mas sim constantemente. 

Desta forma, analise o suporte que a empresa oferece nas diversas situações do dia a dia, principalmente no setor de RH, a fim de que haja facilitação do trabalho e otimização de procedimentos.

  1. Funcionalidades

Neste ponto não se trata apenas de optar por uma empresa que apresente mais funcionalidades, mas sim, de escolher aquela que mais se ajusta às necessidades de sua empresa. 

Exemplo disso são questões como:

  • Há fácil acesso a relatórios gerenciais?
  • O sistema permite o registro de ponto por reconhecimento facial e geolocalização?
  • Existe mais de uma maneira de realizar o registro de ponto, inclusive offline?
  1. Segurança

O sistema de registro de ponto eletrônico precisa estar de acordo com a legislação brasileira, trazendo proteção jurídica para a empresa.

Ele também precisa proteger os dados pessoais dos colaboradores e evitar eventuais possibilidades de fraudes.

Logo, se atente aos requisitos acima indicados, que envolvem a sua empresa e a empresa contratada, e que contribuirão para que sua experiência seja satisfatória.

Como é feito o controle de ponto eletrônico?

A tecnologia proporcionou a chegada do ponto eletrônico, que trouxe consigo mais segurança e mais rapidez nos registros. Funcionando de forma prática, ele registra todos os horários da jornada de trabalho de um funcionário.

Ao chegar na empresa o colaborador registra o horário de entrada. No horário de almoço ele registra o início e o fim do intervalo. E por fim, registra o término de sua jornada.

Esses registros poderão ser realizados mediante navegador, celular, tablet ou por intermédio do Relógio de Ponto tradicional. Com tais opções de um software de qualidade, as chances de um funcionário registrar o horário de outro funcionário e a possibilidade de registro errado das horas são reduzidas.

As informações são integradas automaticamente ao software. Assim, ele realiza os cálculos e formula relatórios automaticamente, o que de fato, diminui erros nos cálculos e no tempo utilizado para fechamento da folha de pagamento.

Qual é a melhor opção de controle de ponto eletrônico?

É importante dizer, que o sistema de ponto eletrônico digital é considerado mais vantajoso para os estabelecimentos.

Por meio dele, o funcionário consegue registrar o seu ponto via aparelho eletrônico diretamente no navegador, celular, tablet ou através do registro tradicional, offline.

Com o Ponto Icarus, o seu sistema é automatizado, de modo que os cálculos  das horas trabalhadas são realizados de forma automática. Ademais, o sistema possibilita o registro de ponto com a captura da localização do funcionário quando estiver prestando serviços externos (reconhecimento facial e geolocalização).

O sistema de ponto eletrônico inteligente Icarus é bem simples de ser utilizado e auxilia bastante o setor de RH no fechamento da folha de ponto com o cálculo automático das horas trabalhadas, tornando mais prática, inclusive, a produção de relatórios.

Com ele a gestão de ponto de sua empresa se torna simplificada e otimizada e você ainda consegue:

  • Acompanhar a jornada de trabalho em tempo real;
  • Permitir o registro de ponto via celular, computador ou tablet;
  • Contar com a segurança do reconhecimento facial e geolocalização;
  • Ter um suporte humanizado e sem custos adicionais;
  • Permitir que seu RH tenha tempo para cuidar do que mais importa, as pessoas.

Vale destacar que o nosso suporte realmente funciona! Você conta um atendimento super atencioso por meio de ticket, e-mail, chat e até por WhatsApp.

A era das novas tecnologias tem proporcionado novos mecanismos que agilizam e facilitam a gestão em empresas, como o controle de ponto eletrônico que auxilia na otimização dos procedimentos do setor de RH e DP.

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