Pressione ESC para fechar


1

App de ponto eletrônico: saiba como controlar as suas horas de trabalho

Atualmente você pode controlar as horas de trabalho na palma da mão por meio de ponto eletrônico. Sistemas antigos de ponto ficaram para trás e deram lugar à praticidade e modernidade do app de ponto eletrônico inteligente.

Saiba, por meio deste artigo, como você pode controlar suas horas de trabalho de uma maneira rápida, segura e muito prática.

Conheça o app de ponto eletrônico

O app de ponto eletrônico funciona por meio de tecnologias de reconhecimento facial e geolocalização para que os horários de ponto sejam registrados com autenticidade e precisão, o que permite que seja um dos sistemas mais seguros para esse tipo de finalidade.

O aplicativo pode ser instalado diretamente no smartphone dos colaboradores da empresa, o que gera economia, pois não é necessário instalação de equipamentos na para o funcionamento do ponto eletrônico. No entanto, se a empresa preferir, pode haver um tablet posicionado em local estratégico para que os colaboradores utilizem em vez de utilizarem seus próprios telefones.

De uma forma ou de outra, o app funciona da mesma maneira. Inicialmente, você baixa o app na loja correspondente ao sistema operacional do seu telefone, seja Android ou iOS.

Depois do download, um cadastro é feito para configurar o sistema conforme suas características e dados da empresa e funcionários. Assim, o funcionamento é personalizado e inteligente, pois após essa primeira configuração, diversas tarefas são feitas automatizadas, como emissão de relatórios e gráficos.

Com o cadastro feito, basta que os colaboradores registrem o ponto eletronicamente no início, no final e nos intervalos da jornada de trabalho, que tudo fica armazenado com segurança no sistema online.

Ademais, para garantir a total funcionalidade, mesmo em situações de emergência em que não tenha internet, o registro pode ser feito da mesma forma, pois o app funciona tanto online quanto off-line.

Para o registro correto é que os recursos de reconhecimento facial e geolocalização entram em funcionamento. O colaborador posiciona o celular em frente ao rosto e o app consegue confirmar a identidade para que o registro do ponto seja totalmente confiável.

Além disso, a geolocalização permite precisão em relação ao local da execução da jornada de trabalho. Com a localização obtida no momento do registro do ponto você consegue confirmar se realmente o colaborador está nas dependências da empresa ou onde for o ambiente de cumprimento da jornada.

Esse recurso permite a utilização do app até mesmo em situações de teletrabalho, o que é um enorme diferencial, pois essa modalidade de trabalho está cada vez mais em alto e a tendência é que seja implementada cada vez mais por ser econômica e funcional às empresas, bem como prático aos colaboradores que não gastam boa parte do dia com transporte.

Ademais, outro ponto a ser levantado é a conformidade que o app possui em relação à Lei de Proteção de dados. Essa lei é recente e fez com que muitas empresas necessitassem alterar a forma de registro eletrônico de ponto.

Porém, com o app Icarus você tem a segurança de que todas as informações colhidas no app estão de acordo com a legislação e as portarias 373 e 1510 que foram publicadas pelo Ministério do Trabalho.

Assim, o sistema consegue oferecer alto padrão de qualidade, com recursos de amplo controle e eficiência, sem descuidar da parte legal que é tão crucial para o desenvolvimento da empresa e para o trabalho dos colaboradores.

Como é feito o controle de horas?

O controle de horas é feito de forma muito mais fácil do que com sistemas antigos de registro de ponto. Isso porque, como o registro é feito online, os dados são transmitidos em tempo real para serem armazenados.

Depois de armazenados você pode realizar o controle e verificação das horas a partir de poucos cliques, independentemente de onde você estiver. O sistema pode ser acessado tanto dentro da empresa nos setores responsáveis pelo registro de ponto, quanto de locais de fora, facilitando a integração entre setores e o controle das horas.

Além disso, o sistema permite acesso a relatórios de frequência com possibilidade de exibição de gráficos. Com isso, você consegue ter maior controle sobre as horas de trabalho, intervalos e muito mais.

Outra forma de realizar o controle do ponto é com o fechamento de ponto e a distribuição automática dos holerites que o app realiza sem que seja necessário ter uma equipe para desenvolver a atividade. Ademais, os colaboradores conseguem fazer o controle de suas próprias jornadas através do app, o que facilita o acompanhamento de horas extras e de outras informações sobre o ponto.

Para eles também fica disponível a opção de emissão de relatórios para que a jornada de trabalho seja bem detalhada e com registros definidos e de fácil acesso a todos os interessados.

Porém, as vantagens não param por aí, pois tudo isso que foi mencionado até aqui é oriundo de um sistema extremamente seguro e preciso que consegue evitar uma série de fraudes no registro de ponto que são comuns em sistemas antigos.

Assim, se torna uma grande segurança jurídica para a empresa e para os colaboradores, já que o registro eficiente de ponto é algo crucial para o pagamento ser realizado conforme as normas e legislações trabalhistas brasileiras.

Com esse tipo de controle, a empresa adquire economia não apenas quanto a não ser preciso instalações de equipamentos de registro de ponto, mas também ao pagamento de horas extras.

É sabido que sistemas menos eficientes podem ser suscetíveis a erros no controle de horas extras, o que ocasiona prejuízo financeiro à empresa. Por isso, o app não permite inclusão manual de registros e garante a lisura de todos os registros coletados.

Dessa forma, com o uso do app de ponto eletrônico o nível de confiança e segurança no controle de registro de ponto é elevado, pois sistemas com esse nível de tecnologia são criados justamente para diminuir e até mesmo eliminar qualquer questão de fraude e erro que possa acontecer no registro de ponto.

Com poucos cliques você consegue ter total noção sobre as horas de trabalho de todos os colaboradores, intervalos, horas extras e informações pertinentes e necessárias para setores como contabilidade, RH e outros que atuem no controle de horas.

Gostou de saber sobre o app de ponto eletrônico? Pois então experimente grátis por 14 dias e conheça na prática como ele funciona e como pode fazer diferença no controle de ponto de sua empresa!

Michel Orth

Diretor de Sistemas e Aplicações da Ponto Icarus

Um comentário

  1. Saiba quais são as principais obrigatoriedades da folha de ponto - Controle de Ponto Online | Icarus em 4 de maio de 2021

    […] caso, o ponto eletrônico seria utilizado para registrar horas extras, férias, folgas, atrasos, e outras exceções à rotina de trabalho […]

Comentários encerrados.