cbo aux administrativo

CBO auxiliar administrativo e outras atribuições: confira todas

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) identifica as profissões reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Dentre elas, há o CBO auxiliar administrativo, que identifica a profissão, cargos semelhantes e também descreve as atribuições desses.

Vamos conhecer mais sobre o que é CBO e qual o CBO auxiliar administrativo neste artigo.  Boa leitura!

O que é CBO?

CBO é a sigla para Classificação Brasileira de Ocupações. Foi criada em 2002 pelo MTE, e tem como objetivo identificar e reconhecer as profissões no mercado de trabalho, sejam elas públicas ou privadas.

As profissões são organizadas por famílias, que correspondem a uma numeração específica. Depois, há o subgrupo de cada categoria principal. Além disso, há a descrição, que informa as atribuições da função.

O CBO está presente na carteira de trabalho, e, apesar de muitas pessoas não o conhecerem, essa numeração contribui com o governo para alimentar as bases estatísticas de trabalho e formulações de políticas públicas de emprego.

Vale dizer que os direitos trabalhistas e benefícios de seguridade social também são disponíveis através dessa numeração.

Qual o CBO de auxiliar administrativo?

A família do CBO do auxiliar administrativo corresponde ao código 4110. Já o sinônimo de auxiliar administrativo ou assistente administrativo é o 4110-10.

O CBO auxiliar administrativo 4110 é subdividido nas seguintes categorias:

  • 4110-05 – Auxiliar de escritório
  • 4110-10 – Assistente administrativo
  • 4110-15 – Atendente de judiciário
  • 4110-20 – Auxiliar de judiciário
  • 4110-25 – Auxiliar de cartório
  • 4110-30 – Auxiliar de pessoal
  • 4110-35 – Auxiliar de estatística
  • 4110-40 – Auxiliar de seguros
  • 4110-45 – Auxiliar de serviços de importação e exportação
  • 4110-50 – Agente de microcrédito
  • 4110-55 – Captador de recursos

Outros CBOs mais comuns 

Para encontrar os CBOs de todos os cargos disponíveis, é preciso entrar no site da Classificação Brasileira de Ocupações disponível pelo Ministério do Trabalho e procurar por uma palavra-chave.

Abaixo, listamos alguns dos CBOs mais comuns do mercado de trabalho brasileiro, e suas respectivas funções:

5211 – Operadores do comércio em lojas e mercados

Nesta família de CBO, encaixa-se o vendedor de comércio atacadista ou varejista, promotor de vendas, repositor, frentista, balconista de farmácia, atendente de lojas e mercados e demonstrador de mercadorias.

2312 – Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Aqui entram tanto o professor de suplência como o de séries iniciais.

2142 – Engenheiros civis e afins

Nessa categoria entram todas as especializações da engenharia civil como rodovias, saneamento, edificações, entre outros. O tecnólogo em construção civil também faz parte dessa família.

2251 – Médicos clínicos

Todos os profissionais que realizam atendimentos médicos estão nessa categoria, incluindo suas especializações (que são os subgrupos), como geriatra, médico do trabalho, dermatologista, entre outros.

2410 – Advogados

Os advogados também têm uma categoria única, subdivididos de acordo com suas especializações como por exemplo direito penal ou direito do trabalho. O consultor jurídico também se enquadra nessa família.

5172 – Policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito

Os profissionais que mantêm a ordem, controle e segurança das pessoas estão nessa família de CBO. 

1421 – Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins

Nesta categoria inclui-se os gerentes administrativos, de risco e financeiros, além do analista de compliance e oficial de proteção de dados pessoais.

Se você é auxiliar administrativo e presta serviços para a área de recursos humanos da sua empresa, o conteúdo do blog do Ponto Icarus pode ajudar você nas dúvidas que surgem no dia a dia. Incluindo o cálculo do Seguro Desemprego.

Por isso, desenvolvemos uma calculadora exclusiva que calcula o valor mensal e as parcelas a serem recebidas. Para usá-la, basta clicar aqui

Perguntas frequentes

Quais são as atribuições do CBO de auxiliar administrativo? 

Os auxiliares administrativos são aqueles que realizam tarefas administrativas e de rotina. Dessa forma, fornecem suporte de alto nível para o escritório ou para os principais executivos de uma organização.

Os seus serviços compreendem as áreas de recursos humanos, administração, finanças e logísticas. Por isso, atendem tanto fornecedores como clientes, de maneira a receber e transmitir informações sobre produtos e serviços.

O CBO auxiliar administrativo trata de documentos variados, e cumpre todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Dessa forma, trabalham com softwares de edição, planilhas, apresentações e elaboração de relatórios.

Além disso, são aptos a atender e repassar telefonemas como também marcar reuniões e implementar estratégias que auxiliem toda a equipe.

Inscreva-se e receba o nosso melhor conteúdo!

Conteúdos incríveis sobre produtividade, atualizações e ferramentas!

Deixe um comentário

Pressione ESC para fechar