Pressione ESC para fechar


0

Ponto Eletrônico Inteligente: modernidade e agilidade para a sua empresa

O controle de ponto dos funcionários é uma atividade essencial para empresas de todos os portes e segmentos. Ele garante o cumprimento das jornadas de trabalho estipuladas e auxilia a prover segurança jurídica para a organização, bem como para seus colaboradores. No entanto, essa tarefa ainda representa um desafio para muitas organizações.

Dentro deste contexto, empregar soluções que tornem mais prático e custo-eficiente o processo de registro e controle de ponto configura-se como um verdadeiro investimento para negócios de todos os portes e setores. Neste artigo, vamos apresentar um sistema exclusivo e inovador, elaborado para suprir as necessidades de empresas com as mais variadas características e expectativas.

Continue conosco na leitura deste post para conhecer o Ponto Eletrônico Inteligente Icarus e descobrir como ele agrega modernidade e agilidade à sua empresa!

Os desafios na gestão do controle de ponto

Antes de tudo, vale a pena revisitar o cenário atual do controle de ponto e o que essa tarefa implica para cada tipo de organização.

O controle da jornada de trabalho dos colaboradores é um processo fundamental para o sucesso do negócio. Não apenas por auxiliar na promoção de produtividade, mas também porque ajuda as empresas a se manterem em conformidade com a legislação trabalhista, que é bastante rigorosa neste tema e que pode apresentar restrições e exigências específicas para determinados tipos de trabalho e formatos de jornada.

Neste âmbito, períodos de repouso, jornadas noturnas e outras especificidades da rotina de determinados negócios fazem do controle de ponto um procedimento ainda mais complexo e importante. Por isso, dispor de sistemas que permitam otimizar este trabalho configura-se como uma necessidade para todo tipo de organização.

Enquanto pequenas empresas têm acesso limitado a recursos mais eficientes e se tornam dependentes de sistemas manuais e imprecisos, negócios de maior porte encontram dificuldades para gerir de modo eficaz toda a sua força de trabalho, principalmente quando ela está espalhada por diversos pontos geográficos.

Além disso, organizações que dependem do trabalho em campo de seus colaboradores também enfrentam dificuldades na otimização do registro de ponto diário.

E se a rotina normal das empresas já impunha dificuldades suficientes na realização de registro e controle de ponto das equipes, o novo paradigma digital e pós-pandêmico traz consigo obstáculos inéditos.

O trabalho remoto se tornou mais comum, demonstrando-se até mesmo conveniente e econômico tanto para as organizações quanto para seus funcionários, no entanto, representando também um novo desafio no que tange ao registro e controle de ponto e jornada de trabalho.

A diferença entre o Ponto Eletrônico Inteligente e os pontos eletrônicos convencionais

Os sistemas de ponto eletrônico já são velhos conhecidos das equipes de recursos humanos e gestão das empresas. No entanto, apesar de reduzirem os erros típicos dos formatos manuais de registro de ponto, possuem ainda diversas limitações e não oferecem flexibilidade para adequarem-se às características específicas de cada negócio, de modo que agregam pouco valor na rotina das organizações. Assim, configuram-se como gastos que oferecem em retorno um baixo custo-benefício.

O Ponto Eletrônico Inteligente, por sua vez, é uma solução projetada tendo em vista as necessidades globais de gestão dos negócios, muito além do mero controle de jornada de trabalho. Ele oferece uma ampla gama de funções analíticas para fazer do controle de jornada uma ferramenta para o crescimento do negócio.

Além disso, as funções oferecidas pelo Ponto Eletrônico Inteligente garantem flexibilidade na implementação do sistema e segurança, caso ocorram processos trabalhistas. Desta forma, empresas com diferentes configurações de formato de trabalho e quadro de pessoal conseguem extrair o máximo dos recursos do sistema, desfrutando de um excelente custo-benefício.

Conheça a seguir as principais funcionalidades do Ponto Eletrônico Inteligente:

Eliminação ou suplementação do relógio de ponto

O aplicativo de ponto eletrônico do sistema dispensa a necessidade de utilização de um relógio de ponto, pois o sistema digital do Ponto Eletrônico Inteligente permite que o funcionário registre sua entrada e saída de múltiplas formas, tais como:

• Totem instalado na empresa;

• Pelo navegador da Internet via usuário e senha;

• Por meio do aplicativo instalado no celular do próprio colaborador.

A variedade de meios de registro do ponto oferece flexibilidade para que o seu negócio trabalhe no formato mais adequado para sua realidade, bem como redundância que garante o funcionamento do sistema mesmo frente a intercorrências diversas. Além disso, o sistema é totalmente seguro, pois o registro assegura a identidade do colaborador por meio de identificação de IP e reconhecimento facial.

E para negócios que desejam manter seus relógios de ponto, a solução é 100% integrável com o dispositivo em uso.

Aumento da produtividade pela emissão automática de holerites

O Ponto Eletrônico Inteligente coleta os dados do período trabalhado de cada colaborador e emite relatórios que permitem à gestão acompanhar de perto a performance das equipes. Além disso, estes mesmos dados são utilizados na criação automatizada de holerites a cada mês.

Assim, reduz-se o tempo dispensado nesta atividade e é possível garantir que as informações sobre horas contabilizadas estejam corretas.

Controle de jornada eficaz e envio de mensagens automatizadas

O aplicativo do Ponto Eletrônico Inteligente emite alertas e mensagens diversas que são enviadas diretamente para os dispositivos dos colaboradores, facilitando o controle da jornada.

Esta função ainda contribui para a segurança jurídica da empresa, uma vez que o sistema envia sinal de conformação de leitura, que atesta o conhecimento do funcionário acerca da informação.

Esta funcionalidade ainda pode ser configurada para envio de outras mensagens diversas, como felicitações em datas comemorativas e avisos gerais.

Controle da equipe, onde estiver

O sistema do Ponto Eletrônico Inteligente conta com geolocalização que indica exatamente onde o funcionário fez registro de seu ponto. Esta funcionalidade é de grande valia para negócios com múltiplas instalações ou para aqueles em que os funcionários realizam trabalho externo.

Além disso, o registro de ponto também pode ser limitado a uma localização geográfica, garantindo que o funcionário apenas registre seu ponto dentro das instalações da empresa. Em combinação com os recursos de confirmação de identidade, esta função elimina fraudes no registro de jornada.

Maior controle e produtividade no home office

O Ponto Eletrônico Inteligente garante maior acuidade e controle sobre a jornada de colaboradores atuando em home office. Assim, a empresa pode acompanhar o desempenho de seu time, aprimorar processos e garantir que as atividades estejam ocorrendo dentro dos parâmetros legais e das especificações de cada cargo.

Está pronto para dar o próximo passo em direção a uma gestão mais moderna, prática e eficaz? Então conheça aqui todas as funcionalidades do Ponto Eletrônico Inteligente!

Michel Orth

Diretor de Sistemas e Aplicações da Ponto Icarus