Pressione ESC para fechar


0

O crescimento no uso de aplicativos de ponto eletrônico nos dias atuais

Sistemas antigos de registro de ponto estão cada vez mais em desuso. Isso porque o surgimento de aplicativos de ponto eletrônico fez com que a tarefa se tornasse muito mais eficiente, segura e prática. E justamente por serem tão benéficos, o uso de aplicativos de ponto está em constante crescimento.

Veja, neste artigo, alguns dos principais motivos que fazem com que o uso desse sistema esteja em crescimento e conheça um pouco mais do funcionamento para ficar por dentro do assunto.

Entenda como funcionam os aplicativos de ponto eletrônico

Até algum tempo atrás, era muito comum encontrar relógios ponto ou sistemas de ponto instalados nas sedes das empresas, onde os colaboradores registravam as jornadas de trabalho em cartões ou até mesmo em livros.

No entanto, esses sistemas não eram seguros e eficientes, pois deixavam muita margem para erros e fraudes.

Com a necessidade de reinventar a forma de registrar o ponto e com o avanço da tecnologia, os aplicativos de ponto eletrônico foram desenvolvidos com a finalidade de tornar esse processo muito mais transparente, eficiente e seguro.

Dessa forma, os aplicativos são instalados em qualquer tipo de smartphone e funcionam com a utilização de ferramentas que permitem a comprovação da identidade do usuário que está realizando cada registro de ponto, bem como a localização.

Isso acontece através de reconhecimento facial e de geolocalização, dois mecanismos que permitem o alto nível de confiabilidade dos aplicativos de ponto.

Com isso, para que o ponto do funcionário seja registrado, ele abre o app no celular, posiciona em frente ao rosto e a identidade é confirmada. Depois, juntamente com o armazenamento do registro de ponto, ocorre o armazenamento da informação da localização do aparelho celular no momento exato do registro.

Os colaboradores podem realizar o registro de entrada, saída e intervalos, sempre com armazenamento em tempo real. Inclusive, não é preciso que o aplicativo esteja sempre conectado à internet para que o registro possa ser efetivado.

Com isso, mesmo que ocorram falhas de conexão, o registro do ponto não será prejudicado, o que sempre é uma preocupação válida quando se trata de algum tipo de tecnologia.

Assim, sempre que for preciso as empresas podem realizar conferências para constatar assiduidade e muitas outras questões, graças aos mecanismos tecnológicos do app. Além disso, os próprios colaboradores podem acessar os dados para conferência, de modo que a segurança existe para ambas as partes.

Crescimento do uso de aplicativos de ponto nas empresas

Agora que você já sabe mais a fundo como funciona a base dos aplicativos de ponto eletrônico, pode entender um dos principais motivos do crescimento do uso dessa tecnologia, que é a confiabilidade.

A partir do momento em que a empresa tem a confiança de que o registro do ponto será feito de forma pessoal pelo colaborador e que será possível verificar se o registro foi feito, de fato, nas dependências do local estabelecido em contrato de trabalho para o desenvolvimento das atividades, isso é uma enorme vantagem.

Não ter problemas de registros feitos de forma equivocada ou por outro colaborador, faz com que esse sistema seja tão procurado por empresas.

Ademais, essa confiabilidade vem junto a toda praticidade e economia que esse tipo de sistema proporciona, pois a empresa não precisa instalar equipamentos especializados, basta que cada funcionário use o app em seu celular pessoal.

A configuração inicial é prática e os aplicativos são intuitivos, porém a empresa pode passar por treinamentos para que todos os funcionários estejam familiarizados com o novo sistema e consigam fazer os registros corretamente.

No entanto, pode haver a possibilidade de um tablet coletivo ser colocado à disposição na empresa para que os profissionais tenham essa opção de uso ao invés de utilizarem seus próprios aparelhos. De uma forma ou de outro, o registro é realizado da mesma maneira.

Além disso, o crescimento do uso de apps de ponto está cada vez mais em alta por as empresas estão vivenciando a economia que o sistema proporciona.

Primeiramente, diversos gastos são excluídos, como gastos com bobinas, instalação de equipamentos, manutenção, tinta e supervisão do local.

Outra questão em relação à economia diz respeito à segurança que já foi mencionada acima. Ora, se o registro de ponto é muito mais confiável e as chances de erros são muito remotas, significa que o banco de horas dos colaboradores é mantido sempre atualizado e de acordo com a realidade fática.

Além disso, as horas extras são contabilizadas de forma eficiente e condizente com o trabalhado, sem riscos de não haver contabilização ou contagem superior ao número de horas trabalhadas.

Com isso, a empresa tem menores chances de sofrer ações judiciais por falta de pagamento de direitos trabalhistas, uma vez que todo o sistema é online e de registro confiável.

Ademais, o crescimento no uso está ocorrendo também pelo fato dos aplicativos oferecerem funcionalidades extras, com recursos inteligentes que conseguem proporcionar maior praticidade no controle de ponto.

Um exemplo disso é a possibilidade de emitir relatórios através do próprio aplicativo de ponto, sem necessidade de utilizar um sistema adicional. Esse recurso faz com que a empresa tenha total gestão sobre a jornada de trabalho de cada funcionário, com economia de tempo e de mão de obra.

Com apenas alguns cliques o relatório dos registros é emitido e, inclusive, pode ser visualizado em gráficos comparativos, o que garante ainda mais vantagem no momento de controlar e verificar a assiduidade dos colaboradores.

Essas vantagens, seja em uma empresa de porte pequeno, médio ou grande, permite que a rotina de controle seja feita com mais tranquilidade e rapidez, principalmente quando a empresa possui número maior de funcionários.

Dessa forma, cada vez mais as empresas estão aprimorando seus registros de ponto para o uso de aplicativos em que ocorra maior automação e otimização no controle.

A segurança jurídica é algo essencial para qualquer empresa, pois erros na contabilização, processamento e pagamento de horas pode ser algo gerador de enormes gastos.

Portanto, poder contar com um sistema que reduz consideravelmente esse tipo de risco, é um grande benefício e mais um motivo que contribui diariamente para o aumento do uso de ponto eletrônico por aplicativo.

Gostou de saber sobre como o uso dos aplicativos de ponto está em crescimento? Pois então não fique por fora dessa inovação tecnológica e experimente. Acesse nosso site hoje mesmo e baixe nosso aplicativo para fazer um teste grátis de 14 dias. Aproveite essa oportunidade e renove o sistema de ponto de sua empresa!