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8 Benefícios de um Ponto Eletrônico Online e Offline

O modelo tradicional de relógio de ponto está cada vez mais em desuso, isso se deve ao fato de que as rotinas de trabalho estão cada vez mais flexíveis e muitos desses funcionários precisam prestar serviço fora do escritório.

Com a pandemia da Covid-19, o regime de teletrabalho também surgiu como um desafio para esse modelo de registro de ponto, levando empresários e gestores a procurarem alternativas mais viáveis para validar a presença do colaborador mesmo trabalhando remotamente.

Graças à tecnologia, muitas empresas passaram a se beneficiar com o ponto eletrônico online e offline, dispensando a necessidade de uma rede de internet ativa para sua marcação. Confira aqui x benefícios que esse novo modelo de ponto pode trazer para o seu negócio.

Como funciona um sistema de ponto eletrônico?

A chegada do século XXI trouxe para as empresas algumas facilidades de serem implementadas durante sua rotina, algumas delas são amplamente defendidas e aplicadas para melhorar a produtividade das equipes e implementar os resultados positivos dessas corporações. Com a entrada da indústria 4.0, muitas demandas passaram a existir também online, como é o caso a marcação do ponto.

Fator presente desde o início da Revolução Industrial, o registro de ponto serve como um importante guia para que gestores saibam precisamente as horas extras trabalhadas, faltas e demais causas que influenciam no fechamento do contracheque e na arrecadação dos benefícios posteriormente.

No entanto, o modelo físico passa a ficar obsoleto uma vez que o mundo investe na globalização e diversos desses colaboradores não estão presentes diariamente nas empresas, tendo que prestar seus serviços longe do escritório tradicional. Dessa maneira, surge a possibilidade de se adequar ao sistema de ponto eletrônico.

Esse sistema consegue funcionar através de um armazenamento na nuvem em qualquer dispositivo móvel, ou seja, ele pode ser instalado em smartphones, tablets ou laptops, enviando os dados diretamente ao setor de RH e podendo também, posteriormente, ser consultado pelo próprio funcionário.

Uma das grandes vantagens em se utilizar o ponto eletrônico é a diminuição de fraudes ou adulterações nos registros realizados pelos colaboradores, garantindo assim uma maior transparência e diminuindo o retrabalho do setor de RH em juntar as informações ao final de todo mês.

8 benefícios de um ponto eletrônico online e offline

Muito além de otimizar a rotina de trabalho do RH, adquirir um sistema de ponto eletrônico online e offline também traz uma série de benefícios para as empresas e seus funcionários. Confira as 8 vantagens mais importantes.

1. Mobilidade

Uma das maiores facilidades do registro de ponto online e offline, é a possibilidade da marcação em qualquer lugar, mesmo que o funcionário fique sem internet. Essa vantagem é ideal principalmente para empresas que mantém um alto fluxo de colaboradores atuando fora do escritório. Esse recurso também conta com um monitoramento de GPS, sendo útil para o acompanhamento e gerenciamento de rotas ou ainda verificar se o profissional está, de fato, acompanhando o trabalho externo da empresa, como, por exemplo, analisando uma obra da construção civil.

2. Gestão em tempo real

O aplicativo de ponto eletrônico registra as informações do funcionário em tempo real, permitindo que o gestor de RH tenha acesso automaticamente e possa corrigir ou controlar os atrasos e outras pendências durante o mês, facilitando o seu trabalho.

3. Cálculos mais precisos

O sistema também oferece o benefício de automatizar os cálculos das horas trabalhadas, intervalos da jornada e do banco de horas, sendo um ótimo artifício para a equipe de RH, evitando erros e possíveis esquecimentos, dando mais autonomia de trabalho também.

4. Lembretes

É comum que a facilidade do ponto eletrônico faça com que os funcionários se esqueçam de validar sua presença, no entanto, para evitar que esse tipo de falha prejudique o profissional no futuro, o aplicativo também conta com lembretes para que a equipe não saia prejudicada no fim do mês.

5. Possibilidade maior de trabalho remoto

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma nova realidade para as empresas: o trabalho home office. Apesar de ter sido algo desafiador no princípio, a possibilidade de continuar atuando mesmo à distância, fez com que muitos empreendimentos estudassem a possibilidade de manter alguns funcionários nesse regime de trabalho, inclusive realizando contratações de profissionais que não precisam estar na mesma cidade que a empresa.

Esse recurso também diminui os custos fixos da empresa, podendo investir em melhorias no sistema de ponto eletrônico e melhorando os benefícios para os funcionários já contratados.

6. Reconhecimento facial.

Outro artifício presente em alguns sistemas do ponto eletrônico online e offline é contar com a tecnologia do reconhecimento facial. Além de ser um recurso ainda mais rápido para o colaborador, essa tecnologia evita que fraudes sejam feitas no sistema, além de garantir a proteção de dados do profissional, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

7. Redução de custos de implementação

Com a adesão ao sistema de ponto eletrônico, a empresa consegue reduzir os custos com a instalação e manutenção do aparelho que antes fazia parte da rotina da organização.

Além disso, a empresa consegue economizar com recursos para o funcionamento das máquinas, como cartucho e papel, passando os comprovantes a operarem no envio por e-mail.

O empreendimento também consegue fazer um controle de acesso ao sistema, ou seja, é possível que o gestor responsável pelo aplicativo proíba o mesmo de ser utilizado por mais de uma pessoa, evitando também a possibilidade de fraudes nas informações enviadas.

8. Aplicativo legalizado

Com todos esses benefícios, é importante saber se é vantagem adquirir esse sistema do ponto de vista legal, e a resposta é sim. O ponto eletrônico foi regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a partir da Portaria 373, ainda em 2011. O objetivo da medida foi justamente encontrar alternativas mais eficientes no controle de pessoal.

Saiba como a sua empresa pode se beneficiar também com o ponto eletrônico online e offline. Conheça mais dessa nova tecnologia e as funcionalidades do aplicativo através do nosso site e consulte um especialista para tirar as dúvidas mais pontuais da sua implementação.

Romero Alcantara

CEO | Ponto Icarus

Um comentário

  1. Inovação: hora da sua empresa abandonar o cartão de ponto manual - Aplicativo de Ponto Eletrônico | Ponto Icarus em 7 de junho de 2021

    […] O sistema, de maneira prática, funciona sem a necessidade de acompanhamento direto do gestor ou do … com isto eles podem dar atenção para outras partes do negócio, enquanto o sistema de ponto eletrônico opera sem intervenção direta. […]

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