A expressão “Bater o ponto” é quase literal, quando pensamos nos antigos sistemas utilizados para acompanhar as jornadas de trabalho, já que elas envolviam cartões, livros e equipamentos conhecidos como relógios de ponto. Hoje, as coisas estão diferentes, as máquinas de ponto deram lugar ao Ponto Eletrônico Inteligente, um aplicativo que traz uma série de benefícios para as empresas.
Para fazer o cálculo correto do salário dos funcionários é preciso saber quantas horas foram trabalhadas no mês. Existem diversas formas para acompanhar a entrada e saída dos colaboradores, desde as manuais, como os cartões e livros de ponto, até as mais modernas, que utilizam impressões digitais ou leitura de identificações.
Nesse sentido, a modernização das formas de acompanhar a frequência dos funcionários surgiu como uma maneira de diminuir os erros ocorridos no momento de lançar as horas trabalhadas e fazer as contas do salário a ser pago aos colaboradores.
Eletrônico Inteligente
Entre as soluções mais modernas, está o ponto eletrônico inteligente. Essa categoria de aplicativo pode ser instalada diretamente no celular do colaborador em um tablet para acesso coletivo.
Além de substituir o equipamento de ponto, ele fornece uma série de outras informações. Com alguns cliques é possível ter acesso aos holerites dos funcionários, aos relatórios de jornada e aos índices de eficiência.
Também é possível compartilhar essas informações com o setor de contabilidade e RH, dessa forma, agilizando o processo de elaboração da folha de pagamento.
Não podemos nos esquecer de que esse novo sistema é extremamente seguro, afinal, ele segue as normas impostas pela nova lei de Proteção de Dados. Assim, tanto funcionários como empresas podem utilizar esse modelo de aplicativo com tranquilidade.
Benefícios do Ponto Eletrônico Inteligente
A utilização de um ponto eletrônico inteligente traz vários benefícios para o empresário e, também, para o pessoal do RH. Entre eles, podemos citar:
1 — Praticidade
O ponto eletrônico inteligente é um equipamento que não exige supervisão humana para ser utilizado, além disso, esse sistema evita a ocorrência de falhas no acompanhamento dos pontos.
Dessa forma, percebemos que a aplicação desse sistema de ponto provocou uma agilidade nos processos da empresa, isso acontece porque uma quantidade menor de tempo é gasta com correções das falhas desse sistema.
2 — Segurança
O sistema de ponto eletrônico inteligente funciona em rede, sendo assim, confere muito mais segurança para os envolvidos, isso porque os registros são lançados no próprio sistema.
Dessa forma, todas as informações geradas, como os horários de entrada e saída, horas extras e ausência de ponto, podem ser acompanhadas em tempo real pelos empresários e também pelos funcionários.
Isso evita que acorram discrepâncias, como pontos que não foram registrados ou horas extras concedidas de forma errônea.
3- Dentro das Normas
O sistema do ponto eletrônico inteligente está de acordo com as normas reguladoras, as portarias 373 e 1510 do Ministério do Trabalho.
A Portaria 373 fala sobre as normas que devem ser seguidas pelos sistemas alternativos para o acompanhamento da jornada de trabalho. De acordo com ela, esses sistemas:
— Só podem ser adotados pela empresa depois de um acordo feito com o sindicato representante dos funcionários.
— Não podem impedir a marcação de ponto, como bloquear o acesso dos funcionários após determinado horário.
— As informações registradas precisam ser armazenadas.
Já a Portaria 1510 fala exclusivamente sobre as regras para a adesão ao Ponto eletrônico. Nesse sentido, esses sistemas precisam:
— De uma capacidade de memória para registrar os pontos.
— Gerar comprovante de ponto.
— Acesso a controle de ponto on-line.
4 — Relatórios
Como o sistema é inteiramente automatizado, ele permite a geração de relatórios de acompanhamento específicos de cada um dos funcionários. Dessa forma, a gestão da jornada de trabalho é muito mais rápida e eficiente.
Além disso, os relatórios podem ser apresentados no formato de gráficos ou tabulações, o que facilita a interpretação das informações recolhidas pelo sistema. Também são produzidos indicadores de desempenho diário de cada um dos funcionários.
5 — Custo-benefício
O sistema de ponto eletrônico inteligente não exige um grande aparato para sua instalação, já que não é necessária a compra de nenhuma aparelhagem específica. Isso porque o sistema funciona por meio de um aplicativo que pode ser instalado em qualquer smartphone ou tablet.
Além disso, as informações geradas ficam armazenadas em rede, dispensando o uso da memória de um computador, por exemplo. Também podemos ressaltar a economia de tempo e espaço gerada pela utilização desse sistema.
Os funcionários podem “bater o ponto” direto dos seus smartphones ou de um tablet da empresa. O processo é mais ágil e não ocupa espaço algum.
6 — Gestão facilitada
O sistema de ponto eletrônico inteligente tem como característica facilitar o processo de verificação das horas trabalhadas e das ausências de cada funcionário, já que isso pode ser feito com um clique, por meio de relatórios atualizados em tempo real.
Além disso, caso apareçam discrepâncias nas verificações, é possível fazer uma comparação com os próprios comprovantes emitidos pelo sistema para o funcionário todas as vezes que ele utiliza o aplicativo.
7 — Folha de Pagamento
A principal utilidade de um acompanhamento de ponto é calcular corretamente o pagamento dos funcionários. O ponto eletrônico inteligente permite que os dados produzidos por seu sistema sejam utilizados para fazer a folha de pagamentos mensal.
Isso porque é possível fazer a integração entre o sistema de ponto eletrônico e o sistema responsável pela elaboração da folha de pagamento. Assim, o segundo sistema tem acesso às informações produzidas pelo primeiro.
Caso não seja possível fazer esse tipo de integração, ainda existe a opção de exportar todos os dados de pontos e depois inseri-los no programa de folhas de pagamento. Não importa a forma, o resultado é uma maior rapidez desse processo.
8 — Otimização
Como os setores de gestão e RH não precisam mais gastar tanto tempo com o acompanhamento e conferindo os dados de pontos, eles podem focar seus esforços em outras atividades, como a contratação de novos talentos e a elaboração de novas estratégias de crescimento.
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