Pressione ESC para fechar


0

Entenda Porque Houve um Aumento do Uso no Controle de Ponto pelo Celular na Pandemia

Com a crise da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), percebemos o fechamento do comércio devido às normas de isolamento social impostas pelos governos.

Apesar de tudo, as empresas que ainda exercem atividades no mercado, precisam se adaptar às novas mudanças, de forma que a segurança dos colaboradores esteja em primeiro lugar, tanto para evitar infecções, quanto para diminuir a propagação da doença.

Nesse quesito, podemos observar a eficiência do controle de ponto através do celular, que além da segurança contra a covid-19, oferece inúmeras vantagens às empresas. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas.

Controle de ponto pelo celular: o que é?

Antes de tudo, o controle de ponto pelo celular nada mais é do que uma nova forma dos colaboradores realizarem o controle de ponto, seja na chegada, nos intervalos e na saída das atividades laborais. Entretanto, o controle de ponto pelo próprio celular é apenas um caminho a mais para realizar a marcação dos horários de entradas e saídas.

Um sistema completo de controle de ponto tem a capacidade de oferecer outras funcionalidades, fazendo com que todos os processos relacionados à essa atividade possam ser executados através de uma única plataforma.

Isso porque os modelos tradicionais de relógios de ponto são completamente diferentes, onde exigem que o usuário tenha algum sistema de ponto paralelo.

Por que houve aumento do controle de ponto pelo celular durante a pandemia?

Primeiramente, é notório o quanto o vírus tem total potencial para se propagar de maneira rápida na população. Não é à toa que os governos exigem que todos os estabelecimentos acompanhem todos os protocolos de segurança e proteção contra o vírus.

Como já sabemos que o vírus pode se alojar em qualquer tipo de superfície, com os relógios de ponto, não é diferente. Não é difícil imaginar uma empresa com dezenas de funcionários utilizando apenas um único aparelho para fazer registro de entradas e saídas.

Ao entrar em contato com esses dispositivos, que já foram tocados várias vezes durante o dia, torna-se mais fácil a contaminação e transmissão do coronavírus.

Por outro lado, quando pensamos na possibilidade de que cada colaborador tenha autonomia para registrar seus horários laborais em seus próprios aparelhos celulares, conseguimos obter uma segurança ainda maior.

Portanto, agora podemos entender que esse crescente aumento do controle de ponto pelo celular se deve unicamente pela praticidade e segurança à saúde de todos os colaboradores em um período de isolamento social, necessidade de distância física e entre outros requisitos de segurança à saúde.

Principais vantagens de utilizar o seu celular como controle ponto

Para que possamos entender a devida importância de utilizar o seu aparelho como controle de ponto, precisamos avaliar suas principais vantagens. Confira abaixo quais são elas:

1. Mais segurança

Em geral, os apps de ponto eletrônico utilizam a tecnologia dos aparelhos celulares para reforçar a segurança das informações que estão inseridas em seus sistemas.

Assim, recursos como geolocalização e até mesmo o de reconhecimento facial fazem com que as informações inseridas pelos colaboradores da empresa sejam ainda mais confiáveis, e o controle de ponto, menos propenso a oferecer falhas e erros — sejam propositais ou não.

2. Reduz custos

Para quem atua no setor de Recursos Humanos, sabe que essa nova modalidade de registrar pontos oferece a otimização do trabalho dessa área e melhora a produção das equipes.

Isso afeta positivamente o financeiro da empresa, uma vez que tecnologias mais precisas e eficientes tendem a reduzir custos com maquinário, capital humano, papéis, impressões e entre outros recursos que geralmente são necessários para fazer com que os modelos tradicionais de controle de ponto funcionem.

3. Home office mais tranquilo

Como percebemos, a crise da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), fez com que diversas empresas e organizações fechassem suas portas. Com isso, os colaboradores passam a trabalhar de suas casas, a fim de continuar contribuindo com a geração de valor para o negócio, e consequentemente, a competitividade no mercado.

O RH, nesse momento, precisa coletar todas as informações pertinentes aos funcionários de longe, especialmente o registro das entradas e saídas de atividades laborais.

Ao ter acesso a um celular com acesso ao controle de ponto, todas as informações registradas pelos colaboradores serão automaticamente encaminhadas para uma única plataforma, fazendo com que os dados sejam muito bem analisados e interpretados pelo setor de RH.

A comodidade é tanto para quem presta atividades no home office, quanto para quem trabalha exclusivamente com a coleta de informações referentes às horas trabalhadas de funcionários.

4. Mais segurança à saúde

Já que os governos atuais ressaltam a importância de cumprir os requisitos básicos de segurança em um período de pandemia, podemos notar o quão benéfico o registro de ponto em celulares pode ser.

Isso porque não haverá necessidade de bater ponto em um dispositivo, onde outras dezenas de pessoas também utilizam.

Cada um terá seu próprio dispositivo de registro, e logo, haverá mais segurança para os colaboradores e para a população em geral.

5. Suporte

A Icarus entende que nem sempre é fácil abandonar métodos tradicionais, ainda mais por já estarem integrados à rotina empresarial. Contudo, o desenvolvimento tecnológico acontece de forma rápida, e as empresas precisam acompanhar essas tendências para que as atividades sejam executadas de maneira eficiente e competitiva.

Visando a situação que nos encontramos no mundo atual, percebemos a necessidade de realizar todo o suporte necessário aos clientes que possuem nosso Ponto Eletrônico Inteligente. Isso porque além de ajudarmos em todas as etapas, fazemos com que o negócio consiga focar em atividades mais importantes, a fim de aumentar ainda mais a produção.

Conclusão

Conforme vimos, os celulares agora podem ser altamente benéficos para os colaboradores que trabalham tanto em home office como na própria empresa. Além de oferecer flexibilidade, redução de custos, segurança à saúde e, principalmente, diminuição da propagação do vírus, os Apps de controle de ponto se tornarão tendência em um futuro próximo nas empresas.

Agora que você já conhece o motivo pelo qual a adoção de controle de ponto através de celulares têm sido tão demandado em um período de pandemia, que tal conhecer a nossa solução? Acesse agora mesmo o nosso site e conheça nosso aplicativo e suas funcionalidades tecnológicas para o controle de ponto.

Michel Orth

Diretor de Sistemas e Aplicações da Ponto Icarus