Trilha de Carreira

O que é trilha de carreira e como usar com profissionais

Toda empresa precisa de um time engajado para conseguir passar por desafios e chegar nos resultados desejados. Contar com uma trilha de carreira pode ser uma alternativa para que o funcionário se sinta mais seguro e confiante em seu papel, sabendo que será valorizado.

Neste artigo, você entenderá o que é trilha de carreira, suas vantagens e um passo a passo para desenvolvê-la dentro de uma organização.

O que é a trilha de carreira?

Trilha de carreira é o conjunto de etapas que uma pessoa percorre em sua vida profissional, desde o início de sua jornada até o alcance de seus objetivos profissionais.

Logo, trilha de carreira dentro de uma empresa é um modelo de gestão de pessoas, que funciona como um mapa, guiando o funcionário de um nível hierárquico a outro. Por exemplo, da posição júnior para a posição pleno ou sênior. 

A trilha de carreira mostra o que ele precisa fazer, quais habilidades precisa desenvolver, para chegar até o próximo patamar.

Algumas empresas têm uma estrutura formal de trilhas de carreira, com posições claramente definidas e requisitos de qualificação para promoção. Mas, também é possível utilizar uma abordagem mais flexível, permitindo que os funcionários movam-se lateralmente entre diferentes áreas da empresa.

Ter uma trilha bem definida pode dar aos colaboradores uma sensação de propósito e direção, além de ajudá-los a atingir seus objetivos profissionais.

Quais são as vantagens da trilha de carreira? 

Retenção de talentos

Quando os funcionários têm clareza sobre sua evolução na empresa, eles tendem a se sentir mais motivados e comprometidos, o que pode levar a uma menor rotatividade.

Desenvolvimento de talentos

Oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os funcionários ajuda a atrair e reter talentos e a mantê-los engajados e motivados.

Preparação para futuros desafios

As empresas podem preparar seus funcionários para futuros desafios e posições de liderança, aprimorando os pontos de melhoria das pessoas através do mapa que é a trilha de carreira.

Direção clara

É comum que o colaborador se sinta, muitas vezes, perdido com relação ao que fazer para ter um crescimento profissional. Com a trilha de carreira, o funcionário passa a ter uma noção clara do que é necessário para progredir em sua carreira e quais são as expectativas da empresa.

Segurança financeira

Progredir na carreira pode significar aumento de salários e outros benefícios financeiros. O colaborador que entende que está caminhando na sua trilha de carreira tem perspectivas de maior remuneração e segurança financeira.

Realização pessoal

Todos os fatores citados acima levam aos colaboradores uma sensação de realização pessoal e satisfação. Portanto, para além de todos os benefícios citados, a trilha de carreira ainda ajuda no clima organizacional e na realização pessoal.

Como desenvolver a trilha de carreira?

  1. Defina os objetivos

Antes de tudo, é importante definir claramente os objetivos da trilha de carreira. Qual é o propósito da trilha de carreira? Qual é o impacto esperado na empresa e nos funcionários? Onde cada pessoa deseja chegar?

Vale ressaltar que a trilha de carreira é individual e deve ser personalizada com o caminho de cada profissional.

  1. Mapeie as posições e responsabilidades

O próximo passo é mapear as posições e as responsabilidades dentro da empresa. Isso inclui identificar as posições atuais e futuras, bem como os requisitos de habilidades e experiência para cada posição.

  1. Defina as expectativas de desenvolvimento

É preciso estabelecer expectativas claras sobre o desenvolvimento e o progresso profissional, incluindo requisitos de formação, treinamento e desenvolvimento.

Além disso, é possível definir prazos para que o funcionário esteja ciente de até quando ele pode fazer para conseguir uma promoção em breve, por exemplo.

Esse é o passo mais importante, onde se desenha o “mapa” com o “caminho” que o funcionário tem que percorrer.

  1. Envolva os líderes

Envolver os líderes e as equipes, tanto no planejamento quanto na execução, é interessante para deixar a trilha de carreira alinhada com as necessidades e objetivos da organização. Eles podem ajudar a identificar pontos críticos e oportunidades de melhoria.

  1. Desenvolva um processo de feedback

É importante desenvolver um processo de feedback e revisão regular para avaliar o progresso dos funcionários e garantir que eles estejam no caminho certo em sua trilha de carreira. Esse passo também pode contar com prazos e datas para ficar mais fácil de controlar.

  1. Mantenha-se flexível

Por fim, é importante manter a trilha de carreira flexível e aberta a mudanças, adaptando-a às necessidades e objetivos, tanto da empresa, como de cada profissional. Pois, alguns podem mudar sua direção e a empresa precisa estar pronta para responder a esse desafio.

Lembre-se de que a trilha de carreira não é algo estático e pode ser ajustado conforme as necessidades da empresa e dos funcionários que mudam ao longo do tempo. É de suma importância envolver todos os funcionários na definição da trilha de carreira e mantê-los informados sobre as alterações e os avanços.

Além da trilha de carreira, existem outros recursos que ajudam no engajamento dos funcionários, como por exemplo as estratégias de gamificação corporativa. Por isso, a Ponto Icarus preparou um guia exclusivo, que mostra o passo a passo de como aplicar essa estratégia para resolver problemas e também motivar a equipe.

Esse guia está disponível gratuitamente para download. Baixe agora o seu clicando aqui.

Inscreva-se e receba o nosso melhor conteúdo!

Conteúdos incríveis sobre produtividade, atualizações e ferramentas!

Deixe um comentário

Pressione ESC para fechar