Os indicadores de RH auxiliam efetivamente as empresas, já que possibilitam a análise dos índices de crescimento da própria empresa, de desempenho dos funcionários e muito mais.
Assim, eles permitem identificar os resultados do negócio e do setor de Recursos Humanos, apontando se as ações adotadas têm fornecido o retorno previsto.
Se devidamente empregados, os indicadores podem nortear os gestores na tomada de decisões, o que gera impactos positivos em toda a empresa. Para entender mais e com detalhes, continue a leitura!
O que são indicadores de RH?
Conforme já citado, os indicadores de RH são elementos de alta relevância para que o processo de organização de uma empresa funcione bem.
Eles precisam de uma mensuração correta para ajudar no bom desempenho do negócio, tanto que, na atualidade, devido a modernização dos procedimentos, muitas organizações têm aderido a esta modalidade para a verificação do avanço de suas empresas.
Tais indicadores avaliam o real cenário de qualquer que seja o negócio. Além disso, colabora para que possíveis ameaças sejam identificadas e sanadas. E ainda, servem como norte para a tomada de decisões dos gestores, com o objetivo de resolver erros existentes.
Logo, é possível dizer que eles são bem-vindos para a administração mais efetiva de uma empresa, sobretudo por viabilizar a análise do desempenho dos seus diferentes setores, a exemplo da produtividade dos colaboradores, do crescimento empresarial e até mesmo do diferencial competitivo.
Por demonstrarem a realidade das empresas, os indicadores de RH fornecem dados que:
- propiciam aos gestores a avaliação e adoção das melhores decisões;
- fornecem mais segurança nas ações que ajudarão a romper obstáculos existentes;
- indicam ameaças e cenários próximos.
É preciso destacar, que, todavia, as informações obtidas não apresentam os motivos que originaram os problemas. Há apenas uma indicação de fatos.
Assim, não basta conhecer e monitorar os indicadores. O êxito do negócio dependerá da adoção de um sistema de estratégias que ajudarão no melhor desempenho da empresa, permitindo, então, que muito provavelmente haja o sucesso corporativo.
Quais são os principais indicadores de RH? Conheça os 10 mais usados
Por existirem muitos indicadores de RH, é preciso destacar que a escolha de cada um caberá às organizações, de modo que devem escolher a que melhor se ajusta à suas necessidades.
Reunimos na lista a seguir os principais indicadores mais utilizados. Confira cada um, aprenda a calculá-los e compreenda de uma forma simples!
1. Indicadores de recrutamento e seleção
Indicadores de recrutamento e seleção cooperam na questão de avaliar e aperfeiçoar o desenvolvimento do negócio e isso pode acontecer ainda no período de contratação de pessoal. Por meio desta seleção, há uma otimização no processo seletivo, dando a ele mais celeridade e efetividade.
Uma maneira de realizar um cálculo para saber se existe uma taxa considerável de vagas fechadas no prazo é a seguinte:
- Vagas no prazo (%) = vagas fora do prazo ÷ total de vagas x 100
Lembrando que o tempo de fechamento será melhor à medida que o valor apurado esteja mais próximo de zero.
2. Índice de retenção de talentos
Pode-se afirmar que a retenção de talentos consiste em ações realizadas pelo departamento de Recursos Humanos para garantir a permanência dos colaboradores na empresa.
Isso é realizado por meio de um grupo de práticas que colaboram para uma cultura organizacional que seja mais agradável aos olhos dos funcionários.
Logo, o índice de retenção de talentos é realizado para identificar se as estratégias utilizadas na organização perante os seus colaboradores tem se mostrado eficiente, amparando-se na questão de competências e efeitos produzidos.
Por meio dele é possível compreender quais são as atitudes necessárias para que haja um aumento no engajamento, bem como a redução no referido índice.
Para calcular as informações obtidas é preciso aplicar um questionário de avaliação de desempenho, cujos dados sejam especialmente calculados por cada setor da empresa, identificando os pontos de melhoria existentes, a fim de agir preventivamente e evitar que bons talentos sejam perdidos.
3. Custo per Capita de Benefícios
O custo per capita de benefícios é um indicador de RH apto a apresentar dados importantes a respeito das despesas individuais de cada profissional na equipe.
É certo que os benefícios consistem em elementos importantes de retenção de talentos numa instituição. Logo, é fundamental ter ciência do valor investido em cada colaborador nesta questão.
O cálculo é realizado dividindo o valor efetuado em investimentos de benefícios pelo número de funcionários da empresa, e a fórmula para calcular o custo per capita de benefícios, por sua vez, é da seguinte maneira:
- Custo per capita dos benefícios = investimento total em benefícios ÷ o número total de colaboradores.
Além de calcular os referidos custos, existe, por consequência, o fornecimento de informações que servem de norte para os investimentos, revelando setores mais produtivos ou não.
Como visto, tal indicador compõe o custo total de cada colaborador e ajuda a traçar mecanismos que auxiliem no remanejamento ou até mesmo estratégias que viabilizem a retenção de talentos.
E ainda, colabora para a potencialização da satisfação dos funcionários de determinado setor dentro da organização.
4. Absenteísmo
O absenteísmo é a ausência de pontualidade e de assiduidade na execução de deveres e obrigações. Em se tratando de trabalho, ele tem ligação com as faltas ou ausências do funcionário.
O referido indicador define a quantidade de colaboradores que se ausentam de suas funções em determinado período, seja de forma integral ou parcial. Vale dizer que, questões como afastamentos, atrasos e faltas são capazes de ajudar a verificar o nível de satisfação dos profissionais.
Ademais, é preciso buscar o conhecimento da existência de alguma situação pontual acerca do engajamento dos funcionários, já que o absenteísmo pode ser reduzido em ambientes de trabalho que sejam adequados e acolham cada membro da equipe.
Para calcular a taxa do absenteísmo, utiliza-se o fator Bradford, da seguinte forma:
- Fator Bradford = (F x F) x D
Frise-se que F é o total de faltas por pessoa; e D, o número total de dias ausentes. Sendo assim, para ser considerada adequada, a taxa do absenteísmo deverá permanecer abaixo de 450.
5. Rotatividade ou turnover
Para conferir a efetividade dos procedimentos da empresa quanto aos seus processos seletivos, avaliar o clima organizacional e outros procedimentos pertinentes, é fundamental calcular o índice de rotatividade de funcionários.
Isso porque a rotatividade interfere diretamente na saúde financeira da organização, gerando custos ligados às rescisões de contratos de trabalho, às novas contratações e por consequência, aos treinamentos.
Por isso, o mais adequado é que a taxa de turnover se verifique abaixo de 5%. Deste modo, para calculá-la utiliza-se a fórmula abaixo indicada:
- Turnover (%) = Número de funcionários desligados ÷ número total de funcionários ativos no mesmo período x 100
6. Índice de satisfação dos colaboradores ou Clima Organizacional
Existindo um elevado nível de satisfação dos colaboradores, há uma maior probabilidade de que estes sejam mais produtivos e assim, uma maior possibilidade de alcance das finalidades da empresa. Tal métrica pode ocorrer por meio de perguntas como estas:
- O quanto você se sente satisfeito com seu local de trabalho atual?
- O quanto seu local de trabalho atual atende suas expectativas?
- Com relação ao seu trabalho atual, qual a distância entre ele e o seu trabalho ideal?
As perguntas deverão ser respondidas em escala de 1 a 10, a medida que a maior nota será considerada o melhor resultado.
Em seguida, com as informações obtidas, faz-se o seguinte cálculo:
- { [ ( Soma de todas as respostas ÷ 3 ) – 1 ] ÷9 } x 100
O melhor resultado é o que supera 66 pontos.
7. Produtividade no expediente de trabalho
A efetividade de uma empresa se associa de forma direta à produtividade de seus colaboradores. Desta forma, há uma maior produção, redução de custos e de erros. Por intermédio deste recurso também é possível visualizar quais funcionários apresentam melhor desempenho perante a equipe.
A fórmula para avaliação da produtividade durante o expediente de trabalho é esta:
- Produtividade (%) = produtos ou serviços gerados ÷ recursos utilizados
8. ROI de treinamentos
O Retorno sobre Investimentos em Treinamentos (ROI) tem a finalidade de avaliar se a aplicação de capital em capacitação está cooperando para melhores resultados, bem como diminuindo falhas e prejuízos.
Por meio dele pode-se analisar a repercussão que os treinamentos ocasionam nos processos de uma empresa.
O cálculo deste indicador é efetuado com a soma das despesas prévias ao treinamento comparadas com este mesmo cálculo depois que a capacitação dos funcionários acontece.
9. Índice de reclamações trabalhistas
Por meio dele é que existe o apontamento de erros na gestão, divergências na empresa e ausência de observância da legislação que ampara os trabalhadores. Estas informações dizem respeito a importantes elementos para avaliação da idoneidade da empresa diante de seus colaboradores.
Assim, há uma análise quanto às condições de trabalho e quanto à responsabilidade social da instituição, ou seja, se ela têm mantido a saúde e a integridade de seus colaboradores, bem como, se existem pontos irregulares.
Para calculá-lo, basta fazer o cálculo a seguir:
- Reclamações trabalhistas = (número de reclamações trabalhistas / número de profissionais desligados) x 100
10. Avaliação de aprendizagem
Trata-se de um dos indicadores mais aplicados por equipes responsáveis por treinar e auxiliar no desenvolvimento profissional de colaboradores, sobretudo, por ser o encarregado de fornecer dados acerca do percentual de conteúdo absorvido pelo profissional.
O uso de treinamentos para os profissionais colabora para o fortalecimento do desempenho de cada um na empresa, aumentando a qualidade de seus serviços, além de passar para outros colegas de equipe os conhecimentos adquiridos.
Assim, a avaliação de aprendizagem é fundamental para identificar se os treinamentos escolhidos foram os mais ajustados à realidade e se houve engajamento do funcionário.
Usualmente a coleta das informações é realizada por intermédio de avaliações, cuja administração pode acontecer das maneiras a seguir descritas:
- Aplicação de um questionário depois que a capacitação é finalizada;
- A comparação por meio de uma avaliação realizada antes e depois do evento;
- Realização de uma prova para aquele que não tiver participado do treinamento e também para quem esteve presente. A escolha demonstra as necessidades dos funcionários, bem como, se elas serão resolvidas depois de finalizada a preparação.
Quais ferramentas podem ajudar com os indicadores de RH?
Para que os efeitos advindos dos indicadores de RH sejam mais precisos, é fundamental o seu uso em conjunto com ferramentas efetivas. Assim, saber quais são e como utilizá-las será essencial para efetuar melhores avaliações. Observe algumas delas a seguir:
Plataforma Ponto Icarus
A plataforma da Ponto Icarus permite a geração de relatórios com base nos dados da empresa em questão. Sendo assim, é possível obter relatórios de:
- Absenteísmo;
- Turnover;
- Adicional noturno;
- Banco de horas;
- Entre outros.
Os relatórios são gerados com apenas um clique, tendo em vista que no dia a dia todos os dados da empresa e de seus colaboradores já ficam armazenados direto na plataforma.
Veja como fica o layout da página ao gerar um relatório:
Weekdone
Esta ferramenta corresponde a um software que gera um relatório semanal, de forma que seu uso é direcionado para gerenciamento de equipe, estipulação de metas e viabilizar uma melhor comunicação junto à equipe.
Por meio dele, é possível manter gestores e colaboradores atualizados quanto a tarefas, de modo que os objetivos de longo prazo podem ser criados, gerenciados e acompanhados.
Geckoboard
Trata-se de uma das ferramentas mais completas, podendo ser aplicada por qualquer empresa, já que mede outros elementos além dos indicadores. Nele, o usuário visualiza todos os números de uma única vez, e também, possui mais clareza para adoção de decisões.
Power BI
A ferramenta Power BI se refere a um serviço de análise de negócios em que sua finalidade é a de facilitar a formação de relatórios e dashboards. Considerada uma das melhores da atualidade, suas análises são mostradas claramente e de forma interativa, facilitando a sua compreensão, o que coopera para se adotar as melhores decisões.
Qulture.Rocks
Esta ferramenta é centrada na gestão de desempenho das equipes, possibilitando o registro de indicadores da empresa, seja de áreas ou de equipes específicas.
Ela também fornece toda a estrutura pertinente para a realização de feedbacks e realização de Planos de Desenvolvimento Individuais.
E então, o que achou de aprender mais sobre os indicadores de RH? Compartilhe com mais pessoas que participam do setor de RH e podem se interessar pelo tema.