Definir metas é essencial para motivar os funcionários. Como supervisor, às vezes pode ser um desafio encorajar sua equipe. Este artigo explica o propósito subjacente das avaliações de desempenho dos funcionários e como você pode definir metas para ajudar seus funcionários a obter resultados mais bem-sucedidos para suas funções. Confira agora mesmo!
Importância das metas de avaliação de desempenho
Metas de avaliação de desempenho são vitais para motivação, desenvolvimento e até mesmo proteção corporativa. Uma comunicação clara sobre o que a organização espera pode ajudar os funcionários a se manterem positivos e focados durante todo o trabalho. Ao fornecer avaliações de desempenho, você e seus funcionários podem se concentrar nas áreas de melhoria e nas metas alcançáveis.
É importante explicar claramente aos funcionários o que você espera deles. Você e o funcionário devem entender o objetivo e os resultados que vocês dois precisam alcançar. Um desses objetivos é motivar os colaboradores a realizar um trabalho de qualidade.
A avaliação de desempenho é uma ferramenta que o colaborador pode utilizar para melhorar o seu crescimento pessoal e atingir os objetivos profissionais. Reservar um tempo para anotar as metas ajuda os funcionários a ver o que precisam fazer para alcançá-las.
Estratégias de avaliação
Durante a avaliação, você e o funcionário conversam sobre os resultados que desejam alcançar e chegam a um acordo sobre como chegar lá. O funcionário se compromete a atingir as metas atribuídas, enquanto você se compromete a apoiá-lo no crescimento de sua carreira.
No decorrer desse processo, você deve documentar cada área de definição de metas e feedback. Esta documentação prova que você forneceu explicações claras sobre o que a empresa espera dos funcionários em seus cargos.
É uma prova legal que você envolveu ativamente seus funcionários no processo de reconhecimento e promoção, sem discriminação. Se o funcionário precisar de mais tempo ou suporte para atingir as metas designadas, a documentação pode servir para desenvolver um plano de melhoria de desempenho.
Operacionalização das metas de avaliação de desempenho
Ao definir suas metas de desempenho, certifique-se de que sejam metas SMART, que significa específico, mensurável, alcançável, relevante e oportuno.
Neste tópico, elencamos alguns exemplos de metas de avaliação de funcionários que você pode personalizar e usar durante suas análises. As metas de produtividade permitem que a empresa produza mais no mesmo período. Você deve medir as metas de produtividade no número de clientes atendidos, o número de unidades produzidas ou percentuais.
Quando nos referimos as metas de eficiência, significa que o objetivo aqui é cometer menos erros, realizar mais e produzir melhores resultados ao longo do tempo.
Essa estratégia fornece uma medida precisa para ajudar o funcionário a avaliar seu trabalho. Incentive o funcionário a ser mais estratégico em sua abordagem de trabalho. Se eles estiverem na função de solucionadores de problemas, você pode aconselhá-los a lidar com o problema com mais eficiência.
A educação traz valor tanto para o funcionário quanto para a organização. Definir essas metas ajuda o funcionário a alcançar seus objetivos educacionais. Pode ser especialmente motivador para um funcionário que deseja ser promovido a um cargo de gerência na organização ou que deseja receber um aumento de salário.
Principais objetivos
O funcionário e o supervisor possuem o controle sobre as metas do funcionário, os resultados ou produtos necessários e como o sucesso das contribuições será avaliado. Seu objetivo na avaliação de funcionários é motivar um alto nível de qualidade e quantidade no trabalho que o funcionário produz.
Os objetivos das melhores avaliações de desempenho dos funcionários também incluem o desenvolvimento dos funcionários e a melhoria organizacional. A avaliação de desempenho do funcionário ajuda os funcionários a cumprir tanto o desenvolvimento pessoal quanto as metas organizacionais. O ato de anotar as metas leva o funcionário um passo mais perto de alcançá-las.
Uma vez que metas, resultados e medições são negociados em uma avaliação de desempenho do funcionário eficaz, o funcionário e o supervisor estão comprometidos em alcançá-los. As metas de desenvolvimento pessoal escritas são um compromisso da organização para ajudar o funcionário a crescer em sua carreira.
A avaliação de desempenho dos funcionários fornece evidências legais, éticas e visíveis de que os funcionários estiveram ativamente envolvidos na compreensão dos requisitos de suas funções e desempenho.
O estabelecimento de metas, o feedback de desempenho e a documentação que os acompanham garantem que os funcionários compreendam os resultados necessários. O objetivo da avaliação de desempenho do funcionário é criar documentação de avaliação precisa para proteger o funcionário e o empregador.
Em muitas organizações, as classificações numéricas são usadas para comparar o desempenho de um funcionário com o desempenho de outros funcionários. As classificações numéricas também são componentes frequentes desses sistemas.
Não importa o quão justas e não discriminatórias essas classificações pareçam por meio do estabelecimento infinito de critérios para classificação, elas se resumem à opinião do gerente sobre o desempenho de um funcionário. É por isso que os componentes numéricos em um processo de avaliação de desempenho do funcionário não são recomendados.
A avaliação de desempenho do funcionário fornece evidências de processos não discriminatórios de promoção, pagamento e reconhecimento.
Essa é uma consideração importante no treinamento de gerentes para realizar avaliações de desempenho de funcionários consistentes, regulares e não discriminatórias.
Nesse sentido, se você deseja garantir uma medição equitativa da contribuição de um funcionário para a realização do trabalho, as metas para o sistema de avaliação de desempenho do funcionário ou o processo de avaliação, lembre-se que os processos de gestão de desempenhos são semelhantes.
As diferenças aparecem na abordagem e nos detalhes e pode fazer toda a diferença na forma como o sistema de avaliação de desempenho é percebido e executado pelos funcionários.
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