A performance e o engajamento de cada colaborador está diretamente ligado a sua assiduidade no trabalho. Afinal, um colaborador assíduo é aquele que executa seu trabalho com qualidade e precisão, sem atrasar.
Além disso, existem alguns pontos da legislação a serem observados sobre assiduidade. Portanto, esse é um indicador extremamente importante para uma empresa.
Vamos entender o que é assiduidade e a sua importância em sequência. Boa leitura!
O que é assiduidade no trabalho?
Assiduidade é a qualidade daquele que é constante, frequente e regular.
Dessa forma, a assiduidade no trabalho se reflete naqueles que cumprem seus compromissos e obrigações, com afinco e esforço, de forma regular e com constância. Por isso, ela está interligada ao comprometimento e engajamento de cada funcionário.
Os colaboradores assíduos são dedicados e esforçados, que prezam em entregar um trabalho de qualidade e sem atrasos nas suas tarefas. Eles não chegam atrasados, pois estão sempre prontos para executar suas atividades.
Aquele funcionário que tem senso de dono, cumpre com seus compromissos e é consistente ao desempenhar suas funções do dia a dia é colaborador que possui alto nível de assiduidade no trabalho.
Vale dizer que o sucesso — tanto particular quanto da empresa — são priorizados por esse profissional.
Qual a importância da assiduidade no trabalho?
As empresas que valorizam a assiduidade garantem um impacto positivo na produtividade. Isso porque, contar com funcionários engajados e comprometidos faz parte da trajetória das organizações que possuem bons resultados.
Além disso, os colaboradores que adotam essa característica são os que mais crescem na empresa. Junto dessa possibilidade, existem outras vantagens da assiduidade na vida profissional, como:
- Maturidade profissional;
- Networking elevado por conta da confiança que o profissional passa;
- Reconhecimento e valorização da carreira;
- Criação de uma boa imagem no mercado de trabalho.
Consequentemente, o setor de gestão de pessoas da empresa deve medir regularmente o indicador de assiduidade. É através dele que se entende o nível de motivação e engajamento dos empregados, inclusive percebendo se a jornada de trabalho está sendo cumprida ou não.
Uma das qualidades de ser assíduo é assumir seus compromissos no horário. Portanto, se o nível de absenteísmo estiver alto, significa que a empresa não possui muitos funcionários assíduos, e isso impacta negativamente nos resultados.
Além disso, uma das formas de controlar o absenteísmo é justamente bonificar o empregado por conta do seu nível de assiduidade. Falaremos disso na sequência.
Dito tudo isso, saber como está o indicador de assiduidade da empresa é uma forma de corrigir questões relacionadas à produtividade e performance dos colaboradores. Assim, desenvolve-se estratégias para trabalhar a motivação de todos e gerir as pessoas de maneira mais assertiva.
Qual a diferença entre assiduidade e pontualidade?
Pode-se dizer que o profissional assíduo geralmente é pontual, pois isso é uma consequência da sua responsabilidade com o trabalho. Logo, para fazer um trabalho bem feito é necessário chegar na hora e aproveitar todo o tempo.
O contrário já não significa o mesmo. Pois, o empregado pontual, não é necessariamente assíduo, já que pode entregar um trabalho mal executado mesmo chegando no horário.
Dessa forma, assiduidade e pontualidade são características diferentes.
Enquanto a assiduidade está relacionada à qualidade do trabalho e a constância em que ele é feito, a pontualidade está estritamente ligada em chegar no horário, independente de como o serviço é entregue.
Vale dizer que ambas características são de extrema importância para um bom colaborador. Por isso, o incentivo para aprimorá-las é sempre bem-vindo na empresa.
O que a legislação diz sobre o adicional de assiduidade?
Por ser uma característica de extrema importância para os resultados de uma organização, a assiduidade deve ser sempre incentivada.
Para isso, muitas empresas optam pelo adicional de assiduidade. Isto é, uma bonificação que estimula a frequência e o comprometimento do funcionário.
Essa bonificação é uma vantagem prevista por lei, que vai além do salário, assim como gratificações, adicionais, horas extras, comissões, entre outros.
Vale dizer que esse adicional não é obrigatório. Porém, as empresas que concedem esse benefício estão em busca da motivação de seus colaboradores, para que se tornem cada vez melhores na realização de suas tarefas.
O adicional de assiduidade também é um fator competitivo, já que os funcionários tendem a aumentar sua produtividade, entregar melhores serviços e contribuir para melhores resultados da organização.
Portanto, o adicional de assiduidade deve respeitar o artigo 457 e seus incisos, como seguem abaixo:
“Art. 457 – Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.
[…]§ 4o Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.”
Em vista disso, cada empresa pode decidir qual será a forma de pagamento do adicional de assiduidade no trabalho, podendo ser sob porcentagem salarial, prêmios, vales, entre outros, desde que faça sentido para seu modelo de negócio e esteja devidamente planejado nas questões financeiras.
Como o controle de ponto do Ponto Icarus ajuda no controle de assiduidade?
Para desenvolver estratégias que aumentem o índice de assiduidade no trabalho de uma organização, é interessante acompanhar o controle de ponto da mesma. Uma vez que os dados de atrasos e faltas influenciam diretamente nesse indicador.
Vale dizer também que o controle de ponto é obrigatório para as organizações que possuem mais de 20 funcionários.
Dessa maneira, o Ponto Icarus possui um sistema de ponto digital que promove o controle da jornada de trabalho de cada colaborador em tempo real.
Além disso, a solução que o Ponto Icarus promove abrange outros itens importantes para o RH de uma empresa, como:
- Emissão de relatórios gerenciais (que não precisam ser feitos apenas no fim do mês);
- Múltiplas formas de registro de ponto, tanto online como offline;
- Gerenciamento de escalas de folgas – até mesmo de plantonistas ou intermitentes;
- Distribuição de holerites e controles de ponto com apenas um clique;
- Fechamento de ponto de maneira fácil e mais rápida;
- Promoção de uma relação mais transparente com os colaboradores, com dados exatos de cada jornada.
Com todos esses recursos, os profissionais de Recursos Humanos eliminam uma grande parte de trabalho manual e burocrático e focam seu tempo e conhecimento em estratégias dedicadas ao aumento da assiduidade no trabalho.
Uma das estratégias que podem ser aplicadas é a gamificação no trabalho. Através de competições saudáveis, a empresa motiva seus colaboradores de forma que seus esforços individuais contribuam para o alcance de metas e objetivos da empresa.
Com a gamificação, estimula-se comportamentos conforme os padrões de produtividade exigidos pela empresa, sendo que a assiduidade no trabalho pode ser um desses objetivos a serem alcançados.
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