Controle de ponto por biometria é a mesma coisa que ponto eletrônico? Entenda! 

Localizado em muitos ambientes corporativos, como escritórios, indústrias, lojas e estabelecimentos comerciais, o ponto eletrônico biométrico é um aparelho comum que proporciona melhor controle das jornadas de trabalho da equipe.

Embora tenha sido disruptivo ao substituir os relógios de ponto que faziam seus registros apenas por cartão ou senha, o registro de ponto por biometria acaba limitando o controle de colaboradores em home office ou em trabalho externo – como no caso de times comerciais e de operações, que passam parte do seu expediente fora da base corporativa.

Neste sentido, os sistemas de ponto eletrônico emergem como uma solução eficaz, com excelente custo x benefício e precisão para que gestores e times de Departamento Pessoal mantenham o controle de horas trabalhadas, respeitando as legislações vigentes.

Mas controle de ponto por biometria e ponto eletrônico não são a mesma coisa? É exatamente esta dúvida que vamos tratar neste artigo. Entenda a seguir estes tipos de controle de ponto!

Tipos de sistema de ponto eletrônico

O termo “eletrônico” pode acabar gerando dúvidas no Departamento Pessoal entre os tipos de controle de ponto. Nesse caso, é importante lembrar que existem formas diferentes de registrar o ponto de maneira digital.

Ponto biométrico

Este é o tipo de controle de ponto tradicional que, embora eletrônico, necessita de presença física para que a biometria seja registrada naquele ambiente.

Como citamos acima, o surgimento do ponto eletrônico biométrico foi uma revolução para os sistemas antigos de cartão e senha, já que eram passíveis de adulteração.

Porém, tornam-se ineficientes para muitas das rotinas de algumas equipes que têm colaboradores externos e/ou times em trabalho remoto.

Ponto eletrônico 

Já o sistema de ponto eletrônico é uma revolução para o Departamento Pessoal e para os colaboradores, visto que permite o registro do colaborador de qualquer lugar, através do celular, por meio de reconhecimento facial e com geolocalização.

Além de garantir segurança, rapidez e precisão para o colaborador, possui uma série de atributos que otimizam a rotina dos gestores, podendo ser adaptado para todos os formatos de trabalho: presencial, externo, remoto e até em viagens corporativas.

Como funciona o sistema de ponto eletrônico?

O sistema de ponto eletrônico é uma forma de autenticação biométrica que utiliza uma câmera – do celular ou computador – para capturar a imagem do rosto do colaborador e compará-la com as informações de registro armazenadas no sistema.

Altamente preciso, é considerado uma forma mais segura de autenticação do que o registro de ponto por biometria, já que é difícil de ser falsificado ou reproduzido. Inclusive, sua agilidade reduz o tempo de espera para a batida de ponto.

Além de melhor experiência para o colaborador, o sistema de ponto eletrônico fornece a opção de ativar a geolocalização, registrando a posição do colaborador no momento da marcação de ponto através do GPS do dispositivo do indivíduo.

Para líderes e gestores, o sistema oferece vantagens adicionais que garantem conformidade com a portaria 671 do Ministério do Trabalho, e também com a LGPD. e otimizam as rotinas do Departamento Pessoal, tais como:

  • Cálculos automáticos de salários e pagamentos a partir dos registros coletados;
  • Relatórios e dashboards em tempo real para acompanhar a jornada dos colaboradores;
  • Integração com sistema de folha de pagamento;
  • Armazenamento dos dados em nuvem para acessá-los de qualquer lugar.

Ponto biométrico ou ponto eletrônico: qual escolher?

Se a sua empresa possui times externos e/ou trabalho remoto e híbrido, certamente o ponto eletrônico será mais benéfico e preciso para acompanhar a presença e ausência dos colaboradores.

Porém, mesmo que atualmente sua empresa conte apenas com colaboradores no modelo presencial, sabia que mesmo assim o ponto eletrônico pode ser mais eficiente do que a instalação de ponto biométrico? Veja o por quê:

Menor custo

Por se tratar de uma solução que não depende de instalação de pontos físicos, seu custo tende a ser menor do que um sistema de ponto biométrico.

Dados em tempo real 

Poder consultar as informações de qualquer dispositivo, acompanhando as atualizações dos colaboradores por meio de dashboards e relatórios facilita a rotina de gestores de equipe e departamentos pessoais.

Cálculos automáticos por integração 

A integração com sistema de folhas de ponto e os cálculos automáticos feitos pelos sistemas de ponto eletrônico também são verdadeiros aliados dos times, economizando tempo dos profissionais com tarefas manuais.

Para você, gestor, que deseja fazer a diferença no dia a dia, que tal incorporar tecnologia ao seu sistema de controle de ponto? 

Agora que você já conhece os tipos de controle de ponto e sabe a diferença entre ponto eletrônico e ponto eletrônico biométrico, queremos te apresentar a revolução dos sistemas de ponto! 

Com a Ponto Icarus, você se mantém atualizado com as tendências de mercado, agiliza o trabalho do RH e DP com acesso constante a dados, e mantém sua equipe próxima. Clique aqui e aproveite os 14 dias de teste gratuito!

Inscreva-se e receba o nosso melhor conteúdo!

Conteúdos incríveis sobre produtividade, atualizações e ferramentas!

Deixe um comentário

Pressione ESC para fechar