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Turnaround: tudo o que você precisa saber sobre o conceito

O Turnaround é uma expressão da língua inglesa, que, isoladamente, significa “dar a volta por cima” ou “virar o jogo”, mas também pode ser sinônimo de recuperação do valor e da performance empresarial.

Esse conceito trata de uma metodologia que visa mudar a empresa, de maneira radical, para que ela supere as dificuldades no mercado, tirando-a de um declínio e fazendo com que ela cresça novamente, com resultados acima da média do mercado.

Neste artigo, vamos te explicar o que envolve essa ideia, assim como te ajudar a identificar se a sua empresa precisa aplicá-la, a fim de obter melhores resultados comerciais.

O conceito de Turnaround

Como foi dito acima, trata-se de algo com o objetivo de mudar o rumo de seu empreendimento, sempre de forma efetiva e de maneira radical, ampliando seus horizontes, para que novos patamares sejam alcançados.

Em certos casos, apenas cortar gastos com funcionários, por exemplo, não é o suficiente, o que faz dessa medida algo ainda mais complexo, mas também muito necessária.

No Turnaround, é necessário rever suas missões, seus valores, planejamentos e estratégias, assim como seus produtos e serviços, com a intenção de atingir todo o seu potencial.

Isto se dá através de novas soluções e processos que devem ser inseridos em todas as áreas da sua empresa, sem exceção, para que todos caminhem juntos e em uma só direção.

Sua empresa precisa de um Turnaround?

Existem alguns indicativos de que o seu empreendimento precisa deste tipo de tratamento de choque, tais como: planejamento financeiro falho, complicações no relacionamento com os seus clientes, falta de lideranças e perda de credibilidade.

Se um ou mais dos tópicos citados acima se aplicam ao seu negócio, é interessante considerar a aplicação deste conceito. Afinal, se a sua equipe corre sempre atrás do prejuízo, em vez de propor melhores soluções, uma mudança radical pode ser a melhor saída.

Como o Turnaround funciona

O primeiro passo é realizar uma análise completa da empresa em si, apontando seus pontos fracos e seus pontos fortes. 

A partir daí, deve-se fazer uma reestruturação em todos os setores do empreendimento, assim como a comunicação com seus funcionários que serão os responsáveis pelo contato direto com seus consumidores. (veja também)

Seus líderes de equipe devem se reunir para discutir propostas de melhorias que julguem ser necessárias, isto com a participação de todas as áreas internas da empresa.

Fazendo isto, todos terão sua parcela de contribuição, contemplando o ponto de vista de todos os colaboradores, otimizando as ações no futuro próximo.

Agora que as alterações internas foram realizadas, é chegado o momento de informar a seus clientes e investidores, indo atrás de outros apoiadores, caso seja necessário.

Uma das maneiras de ajudar na implementação é otimizar seu tempo e cortar gastos desnecessários, tornando o investimento em tecnologias digitais uma ótima alternativa para os gestores.

O nosso ponto eletrônico digital é uma das inovações modernas que visa facilitar a gestão de pessoas em suas jornadas de trabalho.

Acesse o nosso site e saiba mais sobre nossos serviços.

Michel Orth

Diretor de Sistemas e Aplicações da Ponto Icarus

Um comentário

  1. 12 tipos de benefícios e a importância de oferecer na sua empresa | Aplicativo de Ponto Eletrônico | Ponto Icarus em 28 de julho de 2021

    […] Infelizmente, muitas empresas, especialmente as pequenas e médias não enxergam que oferecer benefícios de qualidade aos colaboradores podem resultar em maior ganho financeiro a longo prazo. […]

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