Ao longo dos anos, o perfil dos profissionais tem passado por profundas mudanças, a ponto de impactar fortemente também o trabalho do Departamento de Recursos Humanos. Acompanhar este processo não é tarefa fácil. Contudo, existem ferramentas capazes de ajudar a construir um novo paradigma para a área. Uma delas é o eNPS, tema deste artigo.
Como sabemos, os colaboradores estão assumindo uma postura cada vez mais proativa, criativa e inovadora. Eles estão entregando mais, sim. Porém, cobram mais também.
Por esse motivo, o RH está deixando de ser um executor de tarefas mecânicas para assumir um protagonismo maior e uma conduta mais estratégica dentro das organizações.
O desafio hoje é, em meio ao avanço tecnológico, promover a humanização das relações de trabalho, para propiciar um ambiente motivador e colaborativo. Uma vez que as empresas estão focadas no desenvolvimento das equipes, visando o aumento da produtividade.
Isso passa também pela manutenção do bem-estar pessoal e social, além da consolidação da cultura organizacional.
Mas, como supervisionar coisas tão subjetivas? É aqui que entra o eNPS.
O que é o eNPS?
eNPS é uma sigla da expressão em inglês: Employee Net Promoter Score, que pode ser entendida como um índice capaz de medir a “pontuação de indicação de um colaborador”.
Ele é uma derivação da pesquisa NPS, que é uma métrica e ferramenta utilizada nas estratégias de Marketing para medir o nível de satisfação dos clientes.
A metodologia surgiu na Harvard Business Review em 2003 e desde então tem sido muito aplicada, por meio de apenas uma pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa?”
O RH, então, pegou este conceito e o adaptou aos seus processos para descobrir o nível de satisfação dos funcionários. Isso é, se eles se sentem engajados o suficiente para recomendar a empresa.
Em suma, eles são a mesma coisa, sendo que um é focado no cliente externo e o outro no cliente interno.
Como calcular e analisar os dados da pesquisa eNPS?
O objetivo central é identificar, em patamares baixo, médio e alto, o quanto o tratamento destinado aos funcionários é positivo o bastante para mantê-los fidelizados.
O método emprega perguntas objetivas e descritivas para determinar a lealdade do time e inspirar mudanças na condução do trabalho pelo RH. Para isso, as perguntas devem ser feitas pensando no momento presente, mas com perspectiva futura.
Lendo este outro artigo você verá 5 dicas de como melhorar o relacionamento do RH e colaboradores. Vamos à perguntas:
Como no primeiro caso do NPS, as perguntas objetivas avaliam de 0 a 10 o nível de recomendação da empresa, podendo abordar outros aspectos também, como liderança e indicação de produtos/serviços a terceiros.
Em seguida, nas perguntas descritivas, os colaboradores são levados a detalhar os motivos que os levaram à classificação escolhida. Neste tópico torna-se possível identificar pontos de melhoria.
Como classificar a satisfação dos colaboradores?
Indo direto ao ponto, a pergunta é a seguinte: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a nossa empresa como um bom lugar para trabalhar? Sendo que 0 é pouco provável e 10 muito provável”.
A segunda parte pode ser assim: “Justifique o porquê da sua nota na resposta anterior”, por exemplo.
Para ajudar na avaliação, os resultados são classificados em três categorias:
Detratores
Aqui finca-se uma enorme bandeira vermelha. São os colaboradores que classificam entre 0 a 6. Eles merecem máxima atenção porque tendem a contribuir negativamente para o desempenho da empresa. Providências imediatas são necessárias para identificar os focos e as causas da insatisfação.
Neutros
Os que classificam 7 ou 8 recebem bandeira amarela, por demonstrarem um engajamento parcial, sem comprovação de lealdade efetiva. Eles estão abertos a um envolvimento maior, mas precisam ser motivados adequadamente. As respostas descritivas são a chave para desenvolver boas ações de incentivo.
Promotores
Por consequência, os colaboradores engajados escolhem 9 ou 10 e estimulam os demais a fazer o mesmo. Porém, isso não indica que possam ser esquecidos. Pelo contrário. A eles, a empresa deve direcionar cada vez mais ações para manter a percepção positiva da empresa e contribuir para a efetividade do negócio.
Como saber se o nível geral de engajamento está bom?
O passo seguinte na análise das respostas do eNPS é adotar uma fórmula bem simples:
eNPS = % de Promotores – % de Detratores |
Veja que os Neutros não entram nessa conta. A escala vai de -100 até 100. E é dividida assim:
- Acima de 75 o eNPS é considerado excelente;
- Entre 50 e 74 está em qualidade aceitável;
- De 49 até 0 é uma zona de aperfeiçoamento;
- Qualquer número abaixo de 0 o eNPS é considerado crítico.
É importante inserir o eNPS na cultura da empresa, colocá-lo na rotina de todos, sendo realizado periodicamente, de maneira rápida e sem alarde.
Como implementar o eNPS na minha empresa?
A metodologia é descomplicada e fácil de implementar, bastando somente 4 passos, que você vai ver agora:
Passo 1: Prepare-se para enfrentar os desafios da mudança
Antes de aplicar a pesquisa, é fundamental saber que ela poderá mudar a maneira como a empresa direciona seus esforços de engajamento. Prepare todos para enfrentar situações adversas de risco baixo, médio e elevado.
Passo 2: Faça uma campanha de conscientização
De nada vai adiantar se as respostas não forem dadas com seriedade. Deixe claro que elas são confidenciais e tente conquistar a maior adesão possível. A baixa participação também é uma resposta importante e deve ser analisada.
Passo 3: Elabore perguntas claras e objetivas
Tenha em mente o principal objetivo da pesquisa antes de escrever as perguntas. Elas precisam ser curtas e diretas. Os colaboradores precisam entender claramente o que a empresa deseja, para não fazer interpretações equivocadas,
Passo 4: Analise as respostas com profundidade
Para além dos números e percentuais, estão as respostas descritivas. Elas refletem o sentimento que cada participante nutre pela empresa e fotografam o clima geral da organização. Transforme o feedback negativo em uma ação propositiva.
Como colocar a pesquisa eNPS na rotina da empresa?
A melhor maneira de estimular a participação de todos os envolvidos é adotando ferramentas tecnológicas modernas de apoio à comunicação com o time. Melhor ainda se for uma única plataforma, que concentra as interações do colaborador com o RH.
A exemplo, em nosso aplicativo disponibilizamos uma opção de Enquetes, onde você pode criar questões ligadas a metodologia eNPS, assim você permite que os funcionários possam responder às questões pelo celular, seja de modo anônimo ou não.
Conclusão
A cultura do eNPS só se consolidará se os funcionários se convencerem de que a empresa reagiu positivamente às respostas da pesquisa.
Isso demandará questionamentos, ferramentas, processos e estratégias que demonstrem investimento no capital humano, para construção de um ambiente de trabalho que verdadeiramente merece ser recomendado.
Por isso, cada resposta deve ser encarada como combustível para a mudança e impulso para a evolução da empresa.
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