Pressione ESC para fechar


0

5 dicas de como resolver a baixa produtividade do seu time

Se você está se preocupando com a baixa produtividade do seu time, saiba: você tem razão. Este é um problema que afeta não só as empresas, mas também o país como um todo. Leia este artigo até o final para você ficar sabendo como identificar e medir a baixa performance, além de receber 5 dicas estratégicas para resolver o seu problema. 

Inegavelmente, a baixa produtividade é um dos maiores desafios que os gestores de RH enfrentam nas organizações, principalmente quando se deparam com um ambiente desfavorável.

E diversos fatores colaboram para a piora do quadro, como desorganização, falta de equipamentos e recursos apropriados, liderança agressiva, pouca motivação e engajamento da equipe, por exemplo. 

Segundo números da World Population Review, uma organização independente, o Brasil tem a 57ª pior produtividade entre 62 economias do mundo. Estamos abaixo de países latinos como Chile, Uruguai, Venezuela, Argentina, Equador, Colômbia e Peru. 

Mas, o que é produtividade?

Em suma, podemos dizer que produtividade está ligada à relação entre os recursos utilizados e resultado final. A ideia de produtivo está associada a algo que é rentável. Em outras palavras, fazer mais com menos. 

O conceito também está relacionado com a quantidade e a qualidade das tarefas produzidas em um período de tempo. Ou melhor: é a performance no ambiente organizacional e a eficiência na entrega de resultados.

Então, ser produtivo é desempenhar bem as funções em todas as etapas. Quer dizer, não só as operações com relação direta com o produto final. 

Só para exemplificar, se o pessoal do Marketing manda um e-mail para o time e a mensagem não é suficientemente clara, gerando dúvidas sobre a intenção da empresa, poderá  provocar descontentamentos e prejudicar o clima organizacional , levando à desmotivação e à improdutividade. 

De fato, o profissional de Marketing não lida diretamente com o produto final, mas pode prejudicar ou impactar negativamente nele, dependendo de sua performance. 

Como reconhecer que o time está com desempenho ruim?

Como reconhecer que o time está com desempenho ruim?

É possível saber observando o comportamento da equipe desmotivada, por exemplo. 

As atitudes ruins podem ter várias fontes, como problemas pessoais, desentendimento com coletas, insatisfação salarial, distrações com conversas durante o trabalho ou nas redes sociais, além de possível incompatibilidade de atividades e funções. 

O espaço físico também pode colaborar para a baixa performance. Mesas mal distribuídas, pastas e arquivos bagunçados e objetos desorganizados podem retardar o trabalho, provocar esgotamento e consequentes atrasos nas entregas. 

A baixa produtividade no trabalho também pode surgir da má comunicação, ou seja, da falta de clareza no repasse das tarefas. 

Há meios mais objetivos para identificar o problema.

Isso mesmo, a baixa produtividade pode ser medida. Ela acontece quando usa-se recursos demais para se produzir poucas saídas.

Por exemplo, se a maioria dos colaboradores consegue fazer cinco entregas por dia e um outro apenas três, este pode ter  baixa produtividade em relação aos demais. 

Você também pode usar uma fórmula geral, que é bem simples: pegue a quantidade de produtos/serviços produzidos e divida pela quantidade de recursos utilizados

Os recursos podem ser o tempo, equipamentos, eletricidade, pessoas etc. 

Existe ainda uma outra forma de fazer esta conta, que é mais financeira. Neste caso, a fórmula é a seguinte: pegue a sua receita total e divida pelo seu custo total.  

Fazendo estes cálculos regularmente você poderá ter um gráfico indicando se a produtividade do seu time está baixa ou não. 

Além disso, você pode saber mais sobre este tema lendo o artigo “O que é Avaliação de Desempenho e quais são os seus objetivos?”, que publicamos aqui no Blog.

Como resolver a baixa produtividade do time? Veja 5 dicas!

Como resolver a baixa produtividade do time? Veja 5 dicas!

Depois de avaliar as razões e o nível da baixa produtividade, ações estratégicas precisam ser executadas. 

Sem dúvida, cada time tem suas características e vai demandar medidas específicas. Aqui vamos dar 5 dicas: 

  1. Defina metas claras e realistas

Com a meta, a rotina de trabalho passa a ter um propósito. A importância das atividades do colaborador fica mais palpável e elas passam a receber a atenção que merecem. Para motivar ainda mais seu time, escolha metas mensuráveis e que possam ser monitoradas em tempo real, mantendo todos os envolvidos atualizados quanto ao desempenho. 

  1. Delegue atividades e proponha desafios

Seu time se sentirá mais valorizado se observar que a organização acredita no potencial de cada colaborador. Isso acontece a partir do momento em que determinadas atividades são delegadas. Ou até mesmo quando o time é desafiado a realizar tarefas estimulantes. Não se esqueça de dar o suporte necessário para que os objetivos possam ser alcançados.

  1. Melhore a comunicação interna

Utilize os canais de comunicação corretos para repassar as metas definidas. Isso é essencial para a gestão da produtividade. Com mensagens diretas e eficientes o time fica alinhado e o risco de conflitos internos começa a diminuir. Por isso, a importância de ter uma ferramenta adequada, que ajude a otimizar o diálogo e o tornar mais rápido, qualificado e preciso. 

  1. Forneça feedback

Dar feedback é tão importante para os funcionários quanto para a empresa, porque a falta de diálogo pode levar à baixa produtividade. Além disso, desenvolve o autoconhecimento, identifica pontos de melhoria, motiva e engaja. O resultado é o aprimoramento da jornada de trabalho do colaborador e o consequente aumento na qualidade das entregas. 

  1. Invista em tecnologia

Utilize uma plataforma digital que reúna todas as funcionalidades necessárias para fazer a gestão da produtividade. Um bom exemplo é a Ponto Icarus. 

Além de fazer uma ótima gestão do ponto, ela deixa a comunicação interna mais ágil e direta, se integra com sua contabilidade, emite relatórios em tempo real, reduz custos e aumenta a produtividade do time. 

Conclusão

Como ser mais produtivo? Você viu neste artigo que a tarefa não é fácil. A baixa produtividade é um problema muito mais grave do que se imagina, afetando as empresas e o país inteiro. 

Os motivos podem ser diversos e cabe aos gestores, com apoio do RH, buscar reverter esta situação, uma vez que os prejuízos são altos o suficiente para acender um alerta vermelho. 

Além de atrasos e queda dos padrões de qualidade de produtos e serviços, os danos financeiros e à imagem da empresa podem enfraquecer muito a sua atuação no mercado.

Nesse sentido, dispor de uma plataforma como a Ponto Icarus, que dá suporte e centraliza as atividades referentes à gestão de pessoas, é estratégico para que seu time possa ser mais produtivo, entregar melhores resultados, utilizando menos recursos. 

Deixe um comentário