NR17

NR17 – O que é e como ela impacta a qualidade de vida no trabalho

A norma reguladora 17, ou simplesmente NR17, surgiu para controlar e diminuir os danos causados pelo aumento do uso de equipamentos eletrônicos no dia a dia das empresas.

As Normas Regulamentadoras (NRs) foram criadas para estabelecer diretrizes sobre procedimentos relacionados à Segurança e Medicina do Trabalho e compõem a Portaria do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) , sendo obrigatórias para todas as empresas geridas por CLT.

Como as inovações tecnológicas trouxeram avanço e agilidade às atividades profissionais, elas também  incidiram em problemas à saúde, de forma que a NR17 veio para sanar essas questões e melhorar a produtividade dos negócios, sem prejuízos à saúde dos colaboradores.

O que é a NR17? Quais são seus objetivos e regras?

A NR17 é a norma que diz respeito à ergonomia no ambiente de trabalho, estabelecendo parâmetros que permitam adaptar as condições de trabalho às características dos trabalhadores, visando proporcionar máximo conforto e segurança.

Ela foi necessária para estabelecer normas que dessem aos colaboradores maior segurança para trabalhar e maior eficiência nas atividades, sem ocasionar prejuízos à saúde destes.

Objetivos da NR17

Seu objetivo principal é a prevenção de possíveis problemas de saúde através de prescrições de ergonomia estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e estrutura-se pelos seguintes aspectos no ambiente de trabalho:

  1. Levantamento, transporte e descarga individual de materiais;
  2. Mobiliário;
  3. Equipamentos;
  4. Condições ambientais de trabalho;
  5. Cultura e organização.

Ou seja, fatores como postura inadequada e equipamentos desprovidos de conforto e segurança aumentam o risco de lesões.

Regras da NR17

Compreender as diretrizes para a compreensão dessa norma incluem:

  • Ajustes nas condições de trabalho;
  • Cuidados com manuseio, transporte e descarga de materiais;
  • Avaliação do mobiliário dos postos de trabalho;
  • Testagem dos equipamentos utilizados;
  • Observação das condições ambientais do ambiente de trabalho;
  • Estabelecer uma organização geral das atividades laborais.

Atividades laborais abrangidas pela NR17 e benefícios desta norma para os trabalhadores

Veremos a seguir que atividades a Nr17 abrange e os benefícios que ela implica aos trabalhadores.

Quais atividades laborais são abrangidas pela NR17?

A norma se destina a todos os trabalhadores e empresas, embora as Normas Regulamentadoras possuam diferenças devido aos tipos de atividade laboral. 

Porém, se tratando de ergonomia, pode-se dizer que o ambiente de trabalho deve se adequar ao trabalhador, independente do cargo, função ou atividade que este exerce, já que este conceito surgiu justamente para alinhar a medicina ocupacional com a segurança do trabalho.

A ergonomia objetiva garante saúde e qualidade de vida ao trabalhador, criando formas de preservar a saúde deste e reduzir esforços físicos, mentais e psicológicos no desempenho de sua função.

Ergonomia determinada pela NR17:

De acordo com a NR17, essa abordagem pode ser dividida em três áreas:

  • Física: relativa à ergonomia baseada na anatomia humana proporcionando conforto físico ao indivíduo;
  • Cognitiva: aborda aspectos mentais – concentração, memória e saúde mental no ambiente de trabalho;
  • Organizacional: visa a conscientização e a promoção das boas práticas de ergonomia no ambiente de trabalho.

Quais são os benefícios da NR17 para os trabalhadores?

A NR17 pode promover benefícios, tanto para o trabalhador, quanto para as empresas. Confira as principais.

Redução dos afastamentos e doenças de trabalho

A redução dos afastamentos por doença de trabalho é onde ocorre o maior impacto nas empresas, pois os casos de depressão e ansiedade, Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) vem aumentando de forma significativa desde a pandemia.

Isso coloca as empresas na responsabilidade de oferecer ferramentas adequadas para o trabalho – na empresa ou no home office. O ambiente de trabalho, mesmo que seja na casa da pessoa, ainda é de responsabilidade da empresa que precisa criar ações e estratégias para evitar doenças futuras.

Estar em consonância com a Lei

A empresa estar em conformidade com a NR17 não apenas evita processos trabalhistas ou ressarcimentos, já que isso promove impacto social, emocional e físico que podem incorrer em sérias consequências aos profissionais. 

As Normas Regulamentadoras amparam as empresas em caso de denúncias injustas, ao mesmo tempo em que protegem o colaborador de atuar em ambientes inadequados de trabalho.

Mais qualidade de vida no trabalho e aumento da produtividade

Desempenhar o trabalho com falta de ferramentas ou recursos adequados que podem afetar a qualidade de vida do colaborador são de competência ergonômica. Os profissionais precisam contar com bons equipamentos – seja para desempenho da função – seja para proteção na operação de suas funções. 

A qualidade de vida do profissional compete ao ambiente, ao tipo de atividade a que ele se dedica e, obviamente, à preservação de sua saúde.

As empresas e seus departamentos de RH devem atentar-se a profissionais com baixo rendimento, faltas ou problemas de comportamento, identificando as possíveis causas e agindo, pois, por vezes, o problema pode ser ergonômico e, adequando essas questões, seus colaboradores ficarão mais felizes e produtivos. 

Reestruturação das jornadas de trabalho

Momentos de pausa, interjornadas e a quantidade de horas trabalhadas também impactam na ergonomia do ambiente de trabalho, já que esse conceito não trata apenas de questões de esforço físico, mas também da parte mental, emocional e psicológica.

Empresas que oferecem uma jornada de trabalho adequada aos seus colaboradores percebem benefícios ergonômicos e econômicos, além de aumento na produtividade dos profissionais. 

Diminuição nos índices de absenteísmo 

O absenteísmo é utilizado para medir a ausência do colaborador e um dos fatores determinantes é a baixa qualidade de vida e/ou más condições de trabalho.

As NRs garantem ao trabalhador que a empresa ofereça um ambiente de trabalho que favoreça seu bem estar e a instituição, ao cumprir as exigências da lei, impacta positivamente na permanência e presença dos colaboradores que não precisam afastar-se do trabalho com tanta frequência. 

Como aplicar a NR17 na sua empresa?

De início a empresa deve comunicar a todos os colaboradores as regras estabelecidas pela NR17 e divulgar murais e/ou cartilhas – de fácil visualização – em que constem as medidas que o próprio colaborador precisa ter para garantir sua saúde no ambiente de trabalho.

Como segundo passo, as equipes de RH e segurança do trabalho devem fiscalizar de forma constante e tomar medidas preventivas para evitar acidentes – desde a instalação de placas, avisos ou anúncios nos locais de perigo, por exemplo.

Usar e abusar de formas que conscientizem os profissionais é uma dica valiosa.

Inscreva-se e receba o nosso melhor conteúdo!

Conteúdos incríveis sobre produtividade, atualizações e ferramentas!

Deixe um comentário

Pressione ESC para fechar