teste de perfil comportamental

Teste de perfil comportamental: DISC e mais [como fazer]

O teste de perfil comportamental trata-se de um método que auxilia a gestão dos profissionais avaliando pontos fortes e fracos de determinada pessoa.

Os processos seletivos atuais têm utilizado esta modalidade de teste que, diferentemente dos usuais, examina os aspectos mais marcantes do comportamento e da personalidade do indivíduo.

Geralmente são utilizados pelos profissionais do setor de recursos humanos, pois são relevantes para os processos seletivos das empresas. Continue a leitura e conheça pontos importantes sobre este assunto!

O que é o teste de perfil comportamental?

O teste de perfil comportamental é uma técnica realizada com a intenção de compreender o comportamento de uma pessoa ante a certos estímulos. Com isso, é possível visualizar uma provável resposta deste indivíduo frente a um acontecimento específico do dia a dia.

Tal mecanismo é muito utilizado por recrutadores a fim de identificar forças e fraquezas dos profissionais, os quais empregam diferentes métodos para que erros sejam reduzidos e resultados sejam potencializados.

A compreensão da maneira que cada pessoa reage nas mais variadas situações do cotidiano, especialmente no ambiente de trabalho, é fundamental para que os empregadores possam admitir bons funcionários e que estes preencham o perfil da empresa de acordo com a cultura organizacional de cada uma.

Tal fato coopera para a manutenção de um local de trabalho mais harmonioso, já que facilita na identificação de eventuais mudanças de perfis profissionais que provocam um desalinhamento no ambiente. 

É importante frisar que há inúmeros métodos para tal análise, promovendo um maior entendimento quanto ao perfil comportamental de cada pessoa, sendo que os mais utilizados são o teste DISC, teste STAR e teste Big 5. A seguir, abordaremos as principais características de cada um!

3 tipos de testes de perfil comportamental mais usados 

Há diferentes técnicas que possibilitaram o surgimento dos mais diversos testes de perfil comportamental, cuja metodologia utilizada em sua aplicação dependerá da finalidade e do perfil profissional que a empresa precisa. 

Conheça 3 dos principais testes mais usados e como funcionam na prática:

DISC

O DISC é um método criado com o objetivo de avaliar a postura comportamental de uma pessoa em determinado ambiente para descobrir seu perfil dominante. Via de regra, é muito utilizado em processos seletivos e recrutamentos.

A teoria foi desenvolvida pelo estudioso Dr. William Marston e a metodologia, por sua vez, entende que há 4 perfis comportamentais que se sobressaem entre as pessoas, que são:

  • DOMINÂNCIA: remete-se ao controle e ao poder que a pessoa assume frente às situações;
  • INFLUÊNCIA: compreende a capacidade que a pessoa possui de influenciar, de se comunicar socialmente;
  • ESTABILIDADE: a forma como lida com as próprias emoções, se é paciente e persistente;
  • CONFORMIDADE: está relacionada com a maneira que a pessoa lida com as normas e regras da empresa.

Tais características confirmam os motivos de ser bastante utilizada pelas organizações, sobretudo porque ajuda a traçar uma parte do perfil comportamental da pessoa que está concorrendo a uma vaga de trabalho.

O teste DISC funciona pela aplicação de questionários e formulários cujas respostas originam métricas apontando comportamentos e competências das pessoas avaliadas. 

Comumente os testes são de múltipla escolha e requerem respostas objetivas a respeito de assuntos que abrangem gostos pessoais, opiniões e hobbies, sendo que o resultado indicará a característica dominante do candidato.

STAR

O teste STAR utiliza uma entrevista por competência como um modo de avaliação das habilidades de um indivíduo no caso concreto. Por ele, é possível avaliar de forma eficiente situações profissionais passadas e a maneira como a pessoa avaliada se portou.

Durante o teste, ela é convidada a indicar algum episódio vivenciado no trabalho anterior e a compartilhar sua postura, ou seja, a forma como lidou com este.

Exemplos de perguntas que geralmente são feitas são: “Fale a respeito de um momento em que…” e “Cite uma situação em que…”.

Ademais, a sigla STAR vem de Situação, Tarefa, Ação e Resultado. 

  • Situação – o candidato descreve o contexto em que enfrentou uma situação ou desafio no trabalho ou em outro episódio de relevância, devendo sua resposta ser específica e direta;
  • Tarefa – o avaliado descreve qual a sua responsabilidade em tal situação;
  • Ação – esta é a fase em que ele relata a forma como concluiu a tarefa e narra os esforços realizados para enfrentar o desafio;
  • Resultado – na última fase ele explica os resultados obtidos com a ação realizada e o que foi possível aprender.

Big 5

O Big 5 é um teste que avalia cinco dimensões da personalidade e comportamento humano, focando nos traços destes, o que otimiza a escolha do candidato ideal.

Este método é considerado como um dos mais completos, já que fornece uma base de cinco diferentes condições comportamentais, conforme citações seguintes:

  • Extroversão: a pessoa tem aptidão para o trabalho em equipe? Possui interação com outras pessoas?
  • Amabilidade: o indivíduo é socialmente agradável? Confiante? Honesto no trato com as pessoas?
  • Acomodação: o candidato é aberto ao novo? a novas experiências?
  • Neuroticismo: qual é o nível de sensibilidade ao estresse e de estabilidade emocional do indivíduo no trabalho?
  • Conscienciosidade: como é a maneira que o candidato controla suas emoções e seus impulsos?

Em quais situações utilizar o teste?

O teste de perfil comportamental é considerado muito útil no dia a dia de uma empresa, em especial para o setor de Recursos Humanos. Listamos algumas situações em que ele pode ser utilizado. Veja abaixo:

  • Recrutamento e seleção: O avaliador analisa as competências dos entrevistados no processo seletivo, o profissional mais compatível com a vaga e com a cultura organizacional;
  • Realocação e promoção de funcionários: o teste colabora na identificação dos pontos de melhoria, além de prepará-lo para o novo cargo. Ele ainda realoca o funcionário para um setor em que poderá ser melhor aproveitado;
  • Orientação vocacional: nesta etapa da vida o questionário ajuda bastante, sobretudo porque tem como base as preferências e hábitos da pessoa, o que auxilia na escolha profissional;
  • Planejamento estratégico: ao traçar o planejamento estratégico da empresa é possível utilizar o teste para identificar competências e padrões comportamentais dos colaboradores a fim de organizar a equipe de acordo com estes dados.

E aí, gostou do artigo? Que tal aproveitar e compartilhar com uma pessoa que também vai gostar? 

Inscreva-se e receba o nosso melhor conteúdo!

Conteúdos incríveis sobre produtividade, atualizações e ferramentas!

Deixe um comentário

Pressione ESC para fechar