Modelo Home Office

Home Office: como funciona a modalidade que transformou o trabalho?

Não existem “receitas prontas” para lidar com novidades, mudanças sobre o trabalho, ou pandemias, ainda mais quando se fala em home office. Tal modalidade transformou o modus operandi das empresas e trouxe diversos prós e contras para o mercado.

Mais de 8 milhões de pessoas trabalharam em home office no ano de 2020, contra um cenário de 3,8 milhões em 2018, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Mesmo após os primeiros lockdowns que obrigaram as empresas a reagirem imediatamente, o home office chamou atenção do mercado de trabalho. Empresas de todos os tamanhos optaram por manter esse regime como padrão para seus colaboradores e futuros candidatos.

Ainda assim, existem muitas dúvidas a respeito deste modelo de trabalho, que requer gestão e muita atenção aos detalhes. 

Para te ajudar nesta jornada de aprender mais sobre o home office na prática e em termos legislativos, acompanhe os tópicos abaixo. 

  • O que é home office?
  • Como funciona o trabalho em home office?
  • Modelos de trabalho
  • O que a lei diz sobre o home office?
  • Vantagens e desvantagens do home office
  • Quais características uma pessoa que trabalha em home office deve ter?
  • Como funciona o registro de ponto no home office?
  • Conclusão

    Ótima leitura!

    O que é home office?

    Home office significa “escritório em casa”, mas também é conhecido como teletrabalho, trabalho remoto e trabalho à distância. Esta é uma modalidade de trabalho onde o colaborador desenvolve a sua jornada profissional em um local fora de um escritório empresarial.

    Várias empresas têm estudado o modelo home office para adaptar o trabalho remoto ao perfil de seus colaboradores. Tanto em termos práticos como burocráticos, existem algumas diferenças.

    A exemplo, a legislação determina regras diferentes para home office e teletrabalho, saiba mais em: Regras Trabalhistas do Home Office.

    Por mais que o nome se refira a ter um escritório em casa, o home office permite que o trabalho seja executado em qualquer lugar geográfico. Basta ter acesso a internet e aos equipamentos eletrônicos necessários, como computador e celular/telefone, para realizar as funções.

    Quando falamos em qualquer lugar geográfico, o sentido da palavra é literal. Com a nova modalidade de trabalho, o profissional pode morar em qualquer estado, país, ou trabalhar em lugares confortáveis e inspiradores, como cafeterias, parques e coworking – espaços compartilhados com profissionais de diversas empresas.

    O primeiro home office ocorreu nos Estados Unidos em 1857, por conta do telégrafo (aparelho de comunicação da época). O modelo de trabalho era considerado mais uma tendência do que uma realidade no mundo. Somente em 1997 surgiu a modalidade no Brasil – acompanhando o marco histórico da popularização do acesso à internet e computadores no país.

    Como funciona o home office?

    Quando os colaboradores trabalham longe das corporações, é comum que a rotina passe por mudanças. O novo desafio é encontrar novas formas para lidar com a gestão das atividades, o que se tornou um exercício diário dos gestores.

    Foram mais de 8 milhões de brasileiros que passaram a trabalhar de forma remota no ano de 2020, de acordo com o estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada). Ou seja, apenas 11% dos trabalhadores do Brasil atuaram nessa modalidade – de maio a novembro.

    Diante desse contexto, o home office funcionou e pode funcionar de diversas maneiras dentro da jornada de trabalho do colaborador. A aplicação pode ser em um determinado período do dia.

    Por exemplo: Maria trabalhou durante a pandemia do Covid-19 somente das 14h às 18h em home office e a parte da manhã (das 8h às 12h) realizava a sua jornada na empresa.

    Outra forma de realizar o home office se trata da presença física na empresa somente em alguns dias da semana. Eventualmente, Maria também teve a oportunidade de ir ao escritório na terça e quinta, o restante dos dias da semana trabalhou em casa.

    Enfim, o período integral (full time), conta com uma jornada de trabalho todos os dias em home office. Esta modalidade trouxe mudanças em como o gestor avalia o desempenho dos colaboradores (por entregas ou jornada de trabalho).

    Sem dúvidas, o home office possui diversos benefícios, como otimização do tempo, por evitar locomoção até o trabalho. E a flexibilidade de horários, mesmo que dependa da cultura organizacional da empresa, é um fator considerável para muitos profissionais.

    Modelos de trabalho

    Se você verificar em seu bairro, diversas empresas entregaram o ponto comercial para aderir ao home office. Ao mesmo tempo, muitos destes prédios reformularam a venda/ aluguel de escritórios e transformaram-se em ambientes de trabalho compartilhados. 

    A tendência do coworking já existia, tanto no exterior quanto no Brasil. Acontece que a pandemia acelerou tal transformação e hoje as empresas consideram o trabalho fora do escritório, uma realidade. 

    Para profissionais mais engajados com esta ideia, a adesão deste tipo de local de trabalho é importante para o melhor desenvolvimento profissional bem como a troca de experiências– o famoso networking. 

    Em contrapartida, entregar o escritório físico e aderir ao espaço compartilhado se torna mais barato, e com alto custo benefício para empresas que vão continuar com o modelo home office.

    Todavia, algo importante para se levar em consideração se trata do tipo de trabalho, perfil dos profissionais e do modelo de trabalho. Veja a seguir uma breve descrição de tais modalidades.

    Anywhere office (Híbrido)

    O modelo de trabalho híbrido ou Anywhere office é aquele que permite o home office durante alguns dias da semana, e presencial nos outros.

    De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Robert Half com 1.500 empresas no Brasil, Alemanha, Bélgica, França e Reino Unido, para 95% dos entrevistados, o modelo Anywhere office é uma tendência permanente do mercado de trabalho.

    Presencial

    Já o modelo de trabalho presencial, é aquele que os colaboradores trabalham nos espaços disponibilizados pela empresa.

    Home Office (full time)

    O home office full time, ou trabalho à distância em tempo integral, é o formato onde o colaborador atua fora das dependências da empresa, seja em sua casa ou em espaços coworkings.

    Diante de todas as mudanças de formato de trabalho, é comum que o home office tenha ficado mais denso e recorrente, embora as empresas ainda tenham dúvidas sobre as condições, o que é dever da empresa e do colaborador perante ao trabalho remoto.

    Para responder essas questões, sejam legislativas, comportamentais ou sobre a gestão em si, leia os próximos capítulos.

    O que a lei diz sobre o home office?

    Para entender o que a legislação aponta sobre o home office, é importante saber que a lei se refere ao termo como “teletrabalho“. Além disso, durante a pandemia foram implantadas medidas provisórias que previam condições sobre o trabalho remoto.

    Essas medidas encontram-se no nosso artigo sobre as regras trabalhistas voltada ao home office.

    A legislação trabalhista aponta somente o artigo 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) referente ao tema, e descreve que não deve haver nenhuma distinção nos direitos do colaborador de acordo com o formato da sua jornada profissional, desde que seja acordado com a empresa.

    “Art. 6° Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego.”  

    Na reforma trabalhista de 2017 houve a inclusão de um novo capítulo dedicado ao teletrabalho (home office), presentes nos artigos 75-A a 75-E.

    Nesse sentido, o mercado de trabalho recebeu condições legislativas referentes à infraestrutura e pontos que devem ser fiscalizados pelas empresas, como por exemplo, cuidados com a saúde e condições de trabalho dos colaboradores.

    Mas e aí, quais são as regras do trabalho remoto?

    Direitos

    Conforme previsto no artigo 6° da CLT, o colaborador tem os mesmos direitos daqueles que atuam nos espaços da empresa. Ou seja, salário, 13º, férias, FGTS e outros benefícios alinhados em contrato.

    Jornada de trabalho

    A lei não é muito detalhista ao abordar a jornada de trabalho do profissional. Porém, já que a legislação aponta que não há distinção entre os modelos de trabalho (home office, presencial e modelo híbrido), esse tópico deve ser acordado entre o colaborador e a empresa. É importante que seja definido em contrato de trabalho se a jornada do profissional será pela carga horária ou por projetos entregues.

    Outro ponto, é que não há previsão para pagamento de horas extras, e nem qual seria a melhor forma para o gestor controlar e gerenciar os registros de pontos. As regras sobre ponto eletrônico continuam as mesmas.

    Desta forma, contar com um parceiro de sistema de ponto online é uma solução, principalmente para auxiliar a gestão do colaborador das horas a mais.

    Benefícios (VR, VA e VT)

    Os benefícios como VR (vale-refeição) e VA (vale-alimentação) são regulamentados por meios de acordos coletivos e sindicatos, por isso, a permanência desses benefícios na modalidade depende das instituições.

    Já o VT (vale-transporte) pode ser retirado, já que o trabalhador não vai se locomover até a empresa.

    Infraestrutura

    Umas das responsabilidades da empresa é garantir a execução das atividades do colaborador, e isso pode contar com envios de equipamentos e insumos, ajuda com contas, como: luz, internet e telefone.

    Portanto, todas as medidas são acordadas entre ambas as partes, e a lei permite essa negociação.

    Contrato

    Para os colaboradores que antes eram presenciais e que passaram a atuar em home office, a empresa deve providenciar um novo contrato para o colaborador abordando novas cláusulas sobre o trabalho à distância.

    Saúde

    A saúde física deve ser fiscalizada pela empresa, a fim de tomar as medidas necessárias para garantir a segurança dos seus colaboradores, conforme consta no artigo 75-E, da reforma trabalhista.

    “Art. 75-E. O empregador deverá instruir os empregados, de maneira expressa e ostensiva, quanto às precauções a tomar a fim de evitar doenças e acidentes de trabalho.”

    Mas não podemos deixar de mencionar a necessidade de cuidar da saúde mental dos colaboradores – um dos principais temas discutidos durante a pandemia Covid-19 e o maior problema da sociedade dos últimos tempos. 

    Vantagens e desvantagens do home office

    Para alguns, trabalhar em home office é o sonho, já para outros é um grande desafio. A perspectiva sobre esta modalidade não é unânime por vários motivos que impactam a rotina do profissional de forma positiva ou negativa.

    Mesmo com ônus e bônus, pesquisas apontam que mais de 78% dos profissionais consideram manter o home office no pós-pandemia, conforme o estudo da FEA.

    Apesar da preferência de tal modelo, o empregador precisa oferecer uma experiência positiva ao colaborador. Por isso, as empresas têm adotado estratégias para melhorar a qualidade de vida das pessoas, até mesmo para intensificar a marca empregadora.

    Tal método chama-se “Employee Experience”, em português, Experiência do Colaborador, que gerencia o modo como a empresa proporciona uma vivência positiva ao colaborador.

    Ainda que a empresa forneça auxílio tangível (estrutura, ferramentas e treinamentos), existem as ações intangíveis capazes de desenvolver e cuidar da saúde mental dos colaboradores, como apoio com psicólogos e médicos.

    É importante ressaltar que a prática de cuidar e melhorar o ambiente de trabalho serve tanto para o trabalho presencial quanto para home office. 

    Vantagens do home office

    De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 81% dos entrevistados afirmaram que a produtividade ao trabalhar em casa é maior ou igual à da atividade presencial.

    Outro fator interessante a ser notado sobre os profissionais que trabalham em home office, é a melhora na qualidade de vida do colaborador, já que por vezes não é necessário a locomoção, e a alimentação pode ser melhor planejada.

    Mesmo longe do escritório, cabe a empresa verificar e acompanhar o estado de saúde físico e psicológico do colaborador. Caso o profissional tenha condições adequadas para realizar o trabalho, a produtividade e qualidade da execução é um fator positivo que se pode atribuir ao conforto do home office.

    As vantagens estão ligadas ao perfil do profissional, pois cada pessoa valoriza e possui atividades específicas em sua rotina. Ao decorrer deste artigo, você conhecerá o perfil do profissional que atua em home office.

    Desvantagens do home office

    Assim como nem tudo é perfeito, o regime tem a porcentagem de rejeição, por mais que seja a minoria. Ainda de acordo com a pesquisa citada anteriormente, apenas 14% dos entrevistados querem voltar ao escritório.

    As desvantagens do home office podem ser causadas por falta de soft skills importantes para o profissional, ou até mesmo a ausência de suporte e gestão das empresas. 

    Os dados apontam que apenas 29% das empresas fornecem ajuda de custo com internet e 13% com conta de energia, segundo a pesquisa da USP.

    Os motivos que causam o desconforto do home office são:

    • Excesso de trabalho (fora da jornada profissional);
    • Perda da privacidade pessoal (por conta da presença dos familiares);
    • Sentir-se só;
    • Falta de autogestão do tempo (pessoal, como realizar refeições, e profissional, como realizar entregas);
    • Má estrutura e equipamentos inadequados;
    • Desatualização profissional em processos gerenciais e troca de experiências entre a equipe.

    Quais características uma pessoa que trabalha em home office deve ter?

    O perfil do profissional que atua em home office, está mais associado ao conjunto de soft skills (habilidades comportamentais) que possui, ao invés das hard skills – conhecimentos técnicos – formações que adquiriu ao decorrer da sua carreira.

    Essas características estão ligadas às habilidades do profissional do futuro, que tem por definição ser múltiplo, dinâmico e adaptável. Portanto, o profissional almejado consegue lidar com as situações cotidianas com autoresponsabilidade e empatia.

    Além disso, elas são desenvolvidas e maturadas, ou seja, se você ainda não possui o nível em que gostaria, vale aplicar técnicas e o autoconhecimento para melhorá-las.

    Inteligência emocional

    A inteligência emocional é um dos principais requisitos para a contratação de profissionais, especialmente aqueles que trabalham com pouca supervisão. Isto se torna essencial para lidar sobretudo com situações externas que requer o controle das emoções, e comunicar o que se deve da melhor forma com empatia.

    Escuta ativa

    Saber escutar o próximo sem bloquear o seu pensamento criativo, principalmente em reuniões online. Este ponto requer atenção, pois existem diversas distrações que não se pode impedir no home office.

    É necessário que o profissional tome um tempo para realizar chamadas de vídeo com seus colegas, pois a mensagem de texto pode interferir no entendimento da tarefa, ou mesmo atrapalhar a entrega.

    Gerenciamento de Tempo

    A autogestão do tempo é fundamental e está presente diariamente na vida do colaborador em home office. Na maioria das suas atividades, ele é quem irá gerenciar de acordo com as suas prioridades de entregas. Para isso, ele também pode contar com diversas ferramentas, como Trello e Toggl Track.

    Habilidades para ser multitasking (multitarefa)

    Antes da explicação deste ponto, precisamos ressaltar que nosso cérebro não é multitarefas. Significa dizer que não podemos executar uma tarefa plenamente se existem outras demandas a serem executadas ao mesmo tempo (com a mesma prioridade ou prazos, por exemplo). Aqui mencionamos o “multitarefas” no sentido de abordar um profissional que realiza diversas tarefas distintas no seu dia a dia.

    O dinamismo interessante para alguém assim, é que se saiba “ligar e desligar a chave” de um assunto para o outro, sem perder o nível de produtividade e foco. Esta é uma habilidade que poucos possuem, mas primordial para departamentos dinâmicos.

    Capacidade de planejamento e execução

    Muitas vezes, é o profissional que planeja seu dia, logo, saber o tempo aplicado em cada demanda alinhado ao prazo de entrega, evita frustrações e descumprimento com o que foi solicitado.

    Criatividade

    A criatividade não é importante apenas para criar projetos e soluções inovadoras, mas ela está presente no dia a dia, por meio de pequenas atitudes tomadas ao encontrar ferramentas que resolvam um problema que está tomando muito tempo, por exemplo.

    A criatividade não é reinventar a roda, mas sim, encontrar maneiras e soluções simples que façam a diferença.

    Flexibilidade (adaptação para mudanças rápidas)

    O home office precisa de profissionais com o perfil de flexível, no entanto, a empresa também precisa ser.

    Por exemplo, durante a pandemia covid-19, ao invés de demitir alguns dos colaboradores por conta de setores fechados por causa da medida de segurança pública, a Nestlé realizou remanejamento de profissionais e setores.

    Essa medida trouxe a atuação de novos profissionais para uma nova área, e desafiou positivamente seus profissionais para serem mais flexíveis.

    Como funciona o registro de ponto no home office?

    Os colaboradores no regime CLT em home office se enquadram na obrigatoriedade de ter a jornada de trabalho de 44 horas semanais e dentro de todos os regulamentos da legislação trabalhista.

    Contudo, um dos principais problemas das médias e pequenas empresas que estavam acostumadas ao formato manual do registro de ponto se trata dos processos trabalhistas. Houve uma grande quantidade de processos no ano de 2020 sobre horas extras e jornada de trabalho, e o número aumentou em 2021.

    No home office, a melhor alternativa é adotar formas de registrar o ponto e gerenciá-lo numa única plataforma, assim se garante a praticidade ao seu colaborador.

    Por meio de aplicativos e navegadores, os sistemas de ponto eletrônico online são uma excelente opção. Todos os colaboradores podem registrar o ponto através do reconhecimento facial, ou através de um clique, o que traz facilidade e segurança para a empresa e para o colaborador.

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    Conclusão

    Neste artigo, você descobriu o significado e conceito do formato de trabalho desejado por muitos profissionais. Em suma, o home office na prática e também como a legislação trabalhista é aplicada nesta modalidade, incluído com a reforma trabalhista de 2017.

    Por fim, conheceu o perfil do profissional de home office e como funciona o registro de ponto nesta modalidade.

    Obrigada por finalizar mais uma leitura do blog Ponto Icarus! Te espero para a próxima!

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    2 Comentários

    1. Lilian Figueiredo em 27 de maio de 2022

      Essa modalidade de trabalhar em home office realmente se tornou muito desejada atualmente. Amei seu conteúdo! Sensacional!

      Responder
    2. Juliana em 29 de abril de 2022

      Adorei o artigo, gosto muito do modelo de trabalho home office, até fiz me especializei fazendo o curso home office sem segredos, a possibilidade do home office é maravilhosa, poder trabalhar para diversas empresas que já abordaram esse modelo ou até mesmo prestar serviços da sua propria casa.

      Responder

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