Imagem de taças representando uma confraternização de empresa

Oito ideias (fáceis) para confraternização de empresa

Um dos momentos mais aguardados pelos funcionários são as confraternizações na empresa, especialmente no fim de ano. Uma grande festa que, além de celebrar a empresa e os resultados alcançados, promove mais interação entre os profissionais e um clima harmonioso e motivacional.

Porém, repetir todo o ano a mesma festa acaba sendo previsível e pode desanimar os colaboradores. Para contornar essa situação é preciso deixar a criatividade à solta e planejar bons e inesquecíveis momentos.

Relacionamos abaixo oito ideias para confraternização na empresa e que podem garantir o sucesso da sua festa. Confira a lista e boa leitura!

1. Jantar Dançante

É comum vermos filmes de época, onde o jantar dançante era a grande atração da cidade. Essa pode ser uma alternativa que trará mais aproximação para a sua equipe, além de revelar alguns talentos escondidos.

Desse modo, contrate uma boa banda – ou faça uma playlist – com músicas divertidas para dançar. Avise os colaboradores com antecedência (não esqueça de dizer se será permitido acompanhante de fora ou não) e selecione os ritmos que serão tocados durante a festa.

Antecipando alguns detalhes da festa, o colaborador já vai a caráter e preparado para mostrar a sua dança, seja sozinho, em casal ou em grupo.

Dica: Uma boa ideia é fazer uma competição de dança com prêmios para os melhores da festa!

2. Confraternização de empresa com Gincana

A gincana é uma competição recreativa que também pode fazer parte da confraternização da empresa.

Assim, durante os meses anteriores à confraternização, realiza-se a gincana aos finais de semana ou intervalos. É legal incluir brincadeiras que estimulem a arrecadação de doações para instituições de caridade.

Vá somando os pontos e, na festa de confraternização da empresa, divulgue a equipe vencedora e distribua os prêmios.

Com certeza, é uma maneira de unir a sua equipe em prol de um bem maior, afinal, competir faz bem!

3. Festa no Sítio

Confraternizações ao ar livre são uma boa opção, principalmente se o clima estiver ameno.

Por exemplo, alugar um sítio ou um espaço grande pode caber no orçamento e proporcionar momentos de contato com a natureza, além de experiências novas para muitos colaboradores.

É possível realizar brincadeiras antigas como dança da cadeira, corrida no saco, cabo de guerra, caça ao tesouro, dentre outras. Dessa forma, a festa fica animada e promove a interação entre os colaboradores, principalmente se as equipes forem formadas por integrantes de setores diferentes da empresa.

4. Festa Temática

Se a gestão da empresa está sem criatividade para a confraternização, as festas temáticas são sempre uma boa escolha.

Pode ser qualquer tema, como:

  • Praia;
  • Hollywood;
  • Halloween;
  • Mexicana;
  • Fantasias gerais;
  • Anos 80;
  • Baile de máscaras.

Ademais, é interessante promover uma votação do tema entre os funcionários.

Depois de escolhido o tema, capriche na decoração, invista em comidas típicas e músicas relacionadas. Será uma festa inesquecível!

5. Amigo Secreto

O famoso amigo secreto não poderia ficar de fora dessa lista.

Isso porque é uma brincadeira que anima os colaboradores, além de demonstrar gratidão e render elogios na revelação.

O quesito “secreto” deixa todos com as expectativas muito altas e a preparação dos discursos também é sinônimo de muita diversão para os colaboradores.

Então, estipule um valor mínimo do presente e deixe a curiosidade ficar responsável pela alegria!

6. Cupons do iFood

Para aqueles que trabalham remotamente, pensar em confraternização pode ser uma grande dor de cabeça. Como falamos anteriormente, o colaborador espera por esse momento e não podemos deixar passar em branco.

Por isso, uma ótima ideia para a confraternização da empresa Home Office é mandar cupons do iFood para cada colaborador.

Dessa forma não tem erro, pois eles vão escolher o que mais gostam de comer.

É possível fazer uma chamada de vídeo e todos passarem uma noite deliciando-se com a comida preferida, colocando o papo em dia e, claro, é um ótimo momento para celebrar as realizações da empresa e as metas para os próximos meses ou para o ano vindouro.

7. Live do “Pijama”

É comum participarmos de reuniões online, onde todos estão bem-vestidos, assim como estariam presencialmente. Porém, algumas vezes, por detrás das câmeras, os bastidores mostram a realidade do trabalho Home Office: roupas confortáveis e até mesmo pijamas!

Por isso, essa confraternização será uma reunião diferente, onde todos podem ficar confortáveis em suas casas.

Além disso, a empresa também pode mandar alguns kits de comidas para cada um, como pipoca, salgadinhos, doces e refrigerantes.

8. Brincadeiras Online

Outra sugestão para aqueles que trabalham de casa são as brincadeiras online. Mesmo que não se unam presencialmente, essa é uma forma de manter a equipe engajada e competitiva. Algumas dicas:

O Stopots é uma plataforma de jogo virtual. Nela, os participantes jogam Stop (também conhecido como adedanha). Uma brincadeira divertida que pode render muitas risadas na sua confraternização de empresa.

Outra plataforma interessante é o Gartic. É um jogo de adivinhação de desenhos online.

Desenhar pelo computador não é uma tarefa fácil e é justamente isso que deixa o jogo interessante e divertido, promovendo o engajamento de toda a equipe.

Os jogos motivam as pessoas a realizarem determinadas tarefas.

Além de servirem como boas ideias para a confraternização da empresa, também é possível adaptar ideias de gamificação para o bom funcionamento da sua empresa o ano todo.

Através dos jogos corporativos, a execução de tarefas fica mais leve e a busca pelas metas definidas trazem recompensas gratificantes.

Para saber mais sobre esse assunto, baixe gratuitamente o nosso eBook “Gamificação Corporativa: Guia Completo de Aplicação”. Com o passo a passo disponível, você perceberá quais problemas e objetivos a empresa deve resolver e como incentivar o funcionário, individualmente ou em equipe, aplicando as estratégias de gamificação.

Não deixe essa oportunidade passar, baixe agora mesmo de forma gratuita e obtenha os melhores resultados no seu negócio.

Inscreva-se e receba o nosso melhor conteúdo!

Conteúdos incríveis sobre produtividade, atualizações e ferramentas!

Deixe um comentário

Pressione ESC para fechar