Pressione ESC para fechar


0

Aplicativo de ponto eletrônico: a melhor opção em tempos de home office

O registro de ponto eletrônico de maneira remota é uma das principais maneiras de os empregadores serem transparentes sobre as atividades diárias de seus funcionários, especialmente durante o home office. Por este motivo, existem várias ferramentas que podem controlar ambos os lados de forma confiável.

É possível tornar o registro eletrônico mais eficiente e confiável? O trabalho remoto e os escritórios em casa receberam recentemente evidências de que esses recursos podem ser boas opções para manter os profissionais ativos durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Você quer saber por que o aplicativo de ponto eletrônico é uma alternativa ideal para a operacionalização dos serviços e as particularidades adaptativas em razão da pandemia? Confira agora mesmo!

Panorama global

Muitos países e regiões do mundo emitiram medidas de quarentena para combater o novo coronavírus (COVID-19). Em várias empresas, o trabalho em casa tornou-se a opção mais viável para a manutenção do trabalho diário.

Essa situação surpreende muitos gerentes de equipes, que descobrem que não possuem ferramentas eficazes para administrar a visão desses profissionais que estão começando a trabalhar fora do escritório.

Embora a pandemia tenha aumentado exponencialmente a demanda por trabalho remoto, o número de escritórios em regime home office no Brasil tem aumentado nos últimos anos.

Levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2018 mostrou que em relação a 2017, essa abordagem aumentou 21%. As estatísticas mostram que trabalhar em casa é a escolha de aproximadamente 3,8 milhões de brasileiros.

Naquela época, esse número era considerado o maior número registrado na história das relações de trabalho no país, e os dados de 2021 sem dúvida vão explodir todas as estimativas. Para fazer frente a essas mudanças, a utilização do cadastro de pontos na Web é uma alternativa que todos os gestores de RH devem considerar.

O que é um aplicativo de ponto eletrônico?

O app de ponto é o modo mais moderno e rápido de registrar a produtividade dos seus funcionários. Seu princípio de funcionamento é bastante simplificada: todo o horário de entradas, pausas para o almoço, retornos e saídas pode ser marcado direto por dispositivos técnicos como celular, computador e tablet.

A aparição desse sistema é de uma forma muito revolucionária, pois possibilita novos tipos estratégicos mais rápidos e 100% seguros.

Essa função é integrante do denominado sistema de controle de pontos alternativo ou on-line, pois usa recursos tecnológicos em seus componentes para garantir atuação segura, otimizada e administração da informação de progresso dos funcionários.

Todos os ambiente empresariais conseguem promover a instalação de aplicativos de rastreamento de tempo, no entanto, precisam seguir alguns requisitos legais.

Diretrizes normativas do aplicativo de ponto

Antes de obter as regras para a utilização de aplicativo, descreveremos brevemente as leis de controle de pontos, e as organizações também devem seguir essas leis ao implementar esses sistemas. Primeiramente, o artigo 74 da CLT exige que as organizações com pelo menos 20 funcionários adotem um sistema de controle de pontos.

Embora esta obrigação seja estabelecida, esse artigo não determina a utilização específica de nenhum sistema. Aliás, são vários modelos (manuais, mecânicos, eletrônicos e online) no mercado, e somente as empresas podem escolher os sistemas que melhor se adapta aos objetivos organizacionais.

No entanto, se a sua empresa optar por alguns sistemas alternativos que seja responsável pelos registros através de aplicações pontuais, as normas legislativas do Brasil criaram um regulamento específico que define as regras que devem ser seguidas para a utilização desse modelo.

Principais vantagens

Ampliar a produção de um ambiente organizacional é o sonho de vários empresários e a melhor maneira de atingir esse objetivo é através de aplicativos de ponto. Você sabe por quê? É bastante recorrente observar colaboradores que fazem hora extra frequentemente. No entanto, não confunda esse comportamento como uma coisa positiva.

Em grande parte dos casos, isso pode indicar uma carência organizacional, ou mesmo uma força de trabalho sobrecarregada, o que pode levar a uma motivação insuficiente no trabalho, reduzindo os aspectos produtivos.

Para resolver esse problemática, os aplicativos de pontos eletrônicos é muito útil, e através dele a organização poderá monitorar com proximidade as horas extras dos funcionários em quaisquer ocasiões e desenvolver a melhor solução nesse sentido.

O segundo benefício proporcionado pelos aplicativos de pontos eletrônicos é a maior segurança do registro de horas. Isso acontece devido a sua principal função de utilizar tecnologia no sistema, o que permite a geração de recursos que garantam a precisão dos registros de horas.

Por exemplo, os sistemas possuem o armazenamento em nuvem, o que representa todos os dados da jornada do funcionário que são coletados em um espaço de armazenamento de arquivos online na Internet e pode ser acessado em quaisquer circunstâncias sem perdê-lo.

Geralmente, na maioria dos sistemas, essa segurança pode ser vista mesmo se uma senha ou reconhecimento facial for usado para marcar o ponto. Utilizando essas ferramentas, os gestores terão uma forma mais segura de armazenar essas informações, uma vez que a pontuação do funcionário, as informações serão calculadas em tempo real.

Outro beneficio econômico que sua organização obterá com esses aplicativos é que ele pode reduzir significativamente os custos. Aliás, se comparar esse modelo com outro controle de pontos eletrônicos mais convencional, esses dispositivos serão mais caros.

Além disso, eles não precisam apenas de manutenção contínua, mas também de outro software complementar para gerenciamento de pontos. Se colocar nos registros, o custo de um relógio biométrico é muito maior do que um sistema digital.

Com um sistema que pode ser executado online, sua empresa não terá que pagar por esses custos, e você pode usar todo o sistema de gerenciamento e controle pagando uma mensalidade acessível.

Por fim, uma das maiores vantagens é permitir que a organização tenha funcionários externos ou adote um modelo de trabalho remoto. Com os aplicativos de pontos eletrônicos, isso não é mais um problema, pois os funcionários poderão registrar seu tempo diretamente de seus celulares ou computadores e os gestores poderão monitorá-los em tempo real.

Além disso, esses modelos de trabalhos também ajudarão no aumento produtivo, e então os colaboradores podem trabalhar de casa em um ambiente mais confortável. Dessa forma, eles não precisam perder muito tempo no transporte até a sede da empresa.

Com esses componentes, não se pode negar que os aplicativos de rastreamento de ponto eletrônico só beneficiarão potencialmente o seu ambiente organizacional.

Não perca mais tempo, utilize o Icarus Ponto agora mesmo!