Pressione ESC para fechar


0

Inovação: hora da sua empresa abandonar o cartão de ponto manual

O cartão de ponto manual parece ser algo obsoleto para qualquer empregador, mas não é assim. Muitas empresas ainda utilizam o método antigo do livro ponto ou do cartão de ponto manual e esse sistema é passivo de erros e pode acarretar problemas sérios com funcionários.

Se você e sua empresa ainda utilizam o cartão de ponto manual, é hora de abandonar esse método, pois a modernização do ponto é fundamental.

São muitos os benefícios de utilizar um ponto eletrônico, mas antes de falarmos disto, vamos entender por que você deve abandonar o ponto manual.

Por que abandonar o cartão de ponto manual

Demora

Compilar dados se torna uma tarefa demorada com os cartões de ponto manual, pois, além das muitas horas necessárias para apurar as marcações de cada cartão, o cálculo também tende a gastar muito tempo. É preciso considerar horas trabalhadas, faltas, horas extras e saldos. Por isto, muitas empresas contam com mais de uma pessoa para poder fazer o fechamento da folha de pagamento.

Adulteração

Não podemos deixar de citar a possibilidade de alteração proposital dos dados. Existem profissionais mal-intencionados que utilizam a sua posição para gerar benefícios, sejam próprios ou para outros. Nestes casos, não há o que fazer: o cartão manual abre a possibilidade de marcação propositalmente equivocada.

Informações descentralizadas

A empresa precisa ter sempre as informações reunidas, de modo que seja fácil encontrar um dado específico. Infelizmente, os cartões manuais não colaboram para isto, pois são armazenados em locais diferentes das apurações (pedidos de férias, atestados, dentre outros documentos fundamentais para o trabalho). Esta descentralização de dados importantes do colaborador pode causar muitas horas perdidas de trabalho.

Erros

Como qualquer atividade realizada manualmente, a tarefa de repassar as informações do cartão está sujeita a muitos erros. Bastam pequenas distrações para que exista uma grande possibilidade de erros e divergências costumam afetar o cálculo de uma maneira geral, uma vez que podem causar um resultado bastante diferente, isto sem contar o próprio cálculo que exige muita concentração.

Ponto eletrônico

Nem precisamos afirmar que o ponto eletrônico irá resolver os pontos citados acima, pois a ferramenta já começou a ser regulamentada desde 2009 e, graças à Portaria 1510, conhecida como a “Lei do Ponto Eletrônico”, se tornou uma solução mais prática e correta para a gestão das horas.

Ela é a inovação que você precisa para abandonar o cartão de ponto manual. Veja por quê.

Praticidade, produtividade e facilidade

O sistema, de maneira prática, funciona sem a necessidade de acompanhamento direto do gestor ou do profissional responsável pelo registro dos pontos, com isto eles podem dar atenção para outras partes do negócio, enquanto o sistema de ponto eletrônico opera sem intervenção direta.

Sem problemas trabalhistas por causa de horas

Normalmente, os processos trabalhistas se originam de falhas e erros na hora de repassar as informações. Como o processo do ponto eletrônico descarta a tarefa manual, há menos divergência de dados e inconsistências nas jornadas de trabalho dos colaboradores.

Segurança

Um sistema de ponto eletrônico eficiente irá proteger os dados dos funcionários. Por ser digital, as informações ficam à disposição apenas dos profissionais autorizados. Além de evitar erros, esses colaboradores podem ter a informação disponível quando quiserem, por exemplo, para esclarecer mal-entendidos e incoerências sobre a carga de trabalho.

Convidamos você para conhecer um pouco mais sobre uma tecnologia moderna e eficiente para a gestão do ponto de horas. O aplicativo Icarus irá levar esses e muitos outros benefícios para seu negócio. Confira!

Fabiano Abreu

Chief Operating Officer | Ponto Icarus